1 / 17

ROCOCÓ

ROCOCÓ.

miyoko
Download Presentation

ROCOCÓ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ROCOCÓ

  2. Estilo artístico que teve início na França do século XVIII, espalhando-se pela Europa, principalmente na Alemanha e Áustria. De modo geral, se caracterizou como uma arte requintada, aristocrática e convencional. Preocupava-se com a execução perfeita da técnica. Também conhecido como "estilo regência", refletia o comportamento da elite francesa de Paris e Versalhes.

  3. O termo “rococó” originou-se da palavra francesa rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730, durante a regência de Filipe de Orléans.

  4. Pode-se ver no rococó um desenvolvimento natural do barroco, em que as cores fortes foram substituídas por cores suaves e de tom pastel, como o verde-claro e o cor-de-rosa. Deixa de lado os excessos de linhas retorcidas que expressam as emoções humanas e busca formas mais leves e delicadas.

  5. Arquitetura • Na arquitetura manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação. As salas e os salões têm, de preferência, a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais feitos em estuque.

  6. Os móveis, importantíssimo complemento da construção arquitetônica, compostos com uma variedade cromática, devido ao emprego de madeiras raras marchetadas, ornadas de frisos dourados, é acompanhada pelo requinte de suas linhas. Acompanha tudo isso o gosto pelos bibelôs.

  7. Em oposição ao interior rico, a fachada dos edifícios se aproxima a um barroco sem exageros ou ao estilo renascentista italiano. Na metade do século, o "estilo Pompadour" já constituiu uma variante do rococó: curvas e contra curvas animam as paredes e os ritmos decorativos, afirma-se a assimetria, a trama linear invade tudo.

  8. Escultura • Os escultores do rococó abandonam totalmente as linhas do barroco, usando linhas mais suaves e graciosas. Esculturas de tamanho menor, onde os motivos eram escolhidos em função da decoração. Embora os artistas usem o mármore, preferiam o gesso e a madeira, que aceitam cores suaves.

  9. A escultura se caracterizava pela confecção de obras que retratavam personalidades da história e por fazer estatuetas decorativas. • A escultura desse período é responsável pela invenção da porcelana, bastante difundida na criação de obras decorativas.

  10. Pintura • Diferente do barroco com seus temas religiosos, o rococó representava em sua pintura temas mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos, em que os personagens eram membros da aristocracia.

  11. Nas técnicas de pintura desaparecem os contrastes radicais entre claro e escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas. A técnica do pastel passa a ser bastante utilizadas, permitindo a produção de certos efeitos de delicadeza. • Dois grandes nomes da pintura do rococó são: Antoine Watteau e Jean-BatisteSiméonChardin.

More Related