1 / 6

História da Educação

História da Educação. O fim da Idade Média e o Renascimento. O Fim da Idade Média e o Renascimento. Renascimento designa o movimento cultural e artístico que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII, e que se propunha restaurar as formas e ideais da Antiguidade Clássica;.

monty
Download Presentation

História da Educação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História da Educação O fim da Idade Média e o Renascimento

  2. O Fim da Idade Média e o Renascimento • Renascimento designa o movimento cultural e artístico que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII, e que se propunha restaurar as formas e ideais da Antiguidade Clássica;

  3. O Fim da Idade Média e o Renascimento • Segundo Paul Monroe, as atividades do Renascimento podem ser resumidas em três tendências gerais que apresentam três interesses: • - pela vida real do passado • - pelo mundo subjetivo das emoções; • - pelo mundo da natureza física.

  4. O Fim da Idade Média e o Renascimento • As conseqüências dos novos interesses foi a exaltação dos estudos dos clássicos e a busca de uma nova educação. • O Renascimento propõe uma nova educação que se oponha ao velho e pedante esquema da escolástica e promova o ideal da nova vida. • O aprendizado da língua e da literatura dos gregos e romanos torna-se o problema pedagógico mais importante.

  5. O Fim da Idade Média e o Renascimento • Alguns representantes mais expressivos do Renascimento: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca e Boccaccio, Victorino da Feltre (o maior inovador no campo educacional, criador da Escola Casa Giocosa; afirmava que o “ensino deveria ser gradual e de acordo com o desenvolvimento psíquico do aluno e transcorrer num ambiente de alegria e satisfação”), François Rabelais (autor da novela pedagógica Gargântua e Pantagruel), e Michel de Montaigne.

  6. O Fim da Idade Média e o Renascimento Rabelais condensa seu pensamento no seguinte princípio: “Ciência sem consciência não é senão ruína da alma”. Montaigne: seu ideal educativo é o homem para o mundo. A educação deve formar o homem completo, de corpo e alma. Sua preocupação com um tipo de educação destinada a formar o juízo prático dos jovens para as coisas da vida coincide com as preocupações educativas de nosso tempo.

More Related