1 / 10

CAPITULO 2 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

CAPITULO 2 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA. SOLUBILIDADE É A CAPACIDADE QUE UMA SUBSTÂNCIA POSSUI DE SE DISSOLVER EM OUTRA. O SAL, POR EXEMPLO, É SOLÚVEL EM ÁGUA; O ÓLEO NÃO É. QUANDO DISSOLVEMOS SAL EM ÁGUA, OBTEMOS UMA SOLUÇÃO. O SAL É CHAMADO SOLUTO, E A ÁGUA, SOLVENTE.

moses
Download Presentation

CAPITULO 2 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAPITULO 2 PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

  2. SOLUBILIDADE É A CAPACIDADE QUE UMA SUBSTÂNCIA POSSUI DE SE DISSOLVER EM OUTRA. O SAL, POR EXEMPLO, É SOLÚVEL EM ÁGUA; O ÓLEO NÃO É. QUANDO DISSOLVEMOS SAL EM ÁGUA, OBTEMOS UMA SOLUÇÃO. O SAL É CHAMADO SOLUTO, E A ÁGUA, SOLVENTE.. O DIAMANTE É O MINERAL MAIS DURO QUE CONHECEMOS: ISSO SIGNIFICA QUE ELE PODE ARRANHAR OU RISCAR OUTROS MATERIAIS, MAS NÃO É RISCADOS POR ELES. DUREZA, PORTANTO, É A MEDIDA DA RESISTÊNCIA QUE UMA SUBSTÂNCIA APRESENTA AO SER RISCADA POR OUTRA. QUANTO MAIOR A RESISTÊNCIA AO RISCO, MAIS DURA É A SUBSTÂNCIA.

  3. NÃO CONFUNDA, PORÉM, DUREZA COM TENACIDADE OU RESISTÊNCIA MECÂNICA: É MAIS FÁCIL QUEBRAR UM DIAMANTE COM UMA MARTELADA DO QUE UMA BARRA OU CHAPA DE FERRO, PORQUE O FERRO É MAIS TENAZ. (TENACIDADE) UMA PROPRIEDADE DOS MATERIAIS QUE TEM GRANDE IMPORTÂNCIA NO ESTUDO DA FÍSICA E DA QUÍMICA É A DENSIDADE.

  4. FENÔMENOS QUÍMICOS UMA SUBSTÂNCIA SE TRANSFORMA EM OUTRA OCORRENDO NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMADAS. FENÔMENOS FÍSICOS NOS FENÔMENOS FÍSICOS, A MATÉRIA OU SEUS COMPONENTES NÃO SÃO ALTERADOS.

  5. VEJA UMA SÉRIE DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS QUE OCORREM NO DIA A DIA.

  6. ALGUM TEMPO DEPOIS DE DESCASCARMOS UMA BANANA OU UMA MAÇÃ, A SUPERFÍCIE DELAS FICA ESCURA. POR QUÊ? POR CAUSA DE UM REAÇÃO- QUÍMICA QUE OCORRE ENTRE A BANANA OU A MAÇÃ E O OXIGÊNIO DO AR. TRATA-SE DE UM FENÔMENO QUÍMICO. ( O ATO DE DESCASCAR A BANANA OU A MAÇÃ CONSTITUI UM FENÔMENO FÍSICO). NA FABRICAÇÃO DO PÃO É USADO UM FERMENTO BIOLÓGICO QUE PRODUZ GÁS CARBÔNICO (FENÔMENO QUÍMICO). AO SE DESPRENDER, ESSE GÁS FAZ A MASSA CRESCER (FENÔMENO FÍSICO). NO NOSSO TUBO DIGESTÓRIO, AS MOLÉCULAS DO ALIMENTO SÃO TRANSFORMADAS EM MOLÉCULAS MENORES (FENÔMENOS QUÍMICOS). ALGUMAS DESSAS MOLÉCULAS COMBINAM-SE COM O OXIGÊNIO E SÃO UTILIZADAS COMO FONTE DE ENERGIA (OUTRO FENÔMENO QUÍMICO). NAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS CONVENCIONAIS OU ANALÓGICAS, A LUZ É DESVIADA PELAS LENTES (FENÔMENOS FÍSICOS). DEPOIS, PROVOCA TRANSFORMAÇÕES NO MATERIAL DO FILME (FENÔMENOS QUÍMICOS).

  7. VAMOS BRINCAR UM POUCO? COPIAR E RESPONDER PÁGINA 29  1, 2 e 5,

  8. RESPOSTAS RESPOSTA 1 QUANDO OS DENTES TRITURAM O ALIMENTO, OCORRE UM FENÔMENO FÍSICO, POIS NÃO HÁ MODIFICAÇÃO NA NATUREZA QUÍMICA DO ALIMENTO. QUANDO A AMILASE TRANSFORMA O AMIDO EM MALTOSE, OCORRE UM FENÔMENO QUÍMICO, PORQUE HÁ A TRANSFORMAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA EM OUTRA. RESPOSTA 2 FENÔMENO QUÍMICO, PORQUE HOUVE PRODUÇÃO DE UMA NOVA SUBSTÂNCIA, O VINAGRE. RESPOSTA 5  O CHUMBO É MAIS DENSO QUE O FERRO, JÁ QUE O PESO VARIA COM A QUANTIDADE DE CHUMBO E DE FERRO, E A DENSIDADE É CONSTANTE NAS MESMAS CONDIÇÕES DE TEMPERATURA E PRESSÃO.

  9. ATENÇÃO SEGUNDA E TERÇA FEIRA TRABALHO INTERPRETAÇÃO – FILME TEMPO DE DESPERTAR QUÍMICA - FÍSICA Joéber

More Related