1 / 26

A modulação AM-DSB-SC é caracterizada pela supressão da portadora, possuindo a seguinte expressão:

Modulação AM-DSB-SC e AM- SSB. Introdução teórica:. A modulação AM-DSB-SC é caracterizada pela supressão da portadora, possuindo a seguinte expressão:. e(t)=K.e m (t).e c (t) => sinal modulado AM-DSB-SC. Desenvolvendo e(t), temos:.

Download Presentation

A modulação AM-DSB-SC é caracterizada pela supressão da portadora, possuindo a seguinte expressão:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Modulação AM-DSB-SC e AM- SSB Introdução teórica: A modulação AM-DSB-SC é caracterizada pela supressão da portadora, possuindo a seguinte expressão: e(t)=K.em(t).ec (t) => sinal modulado AM-DSB-SC Desenvolvendo e(t), temos: e(t)=K.em(t).ec(t) = K.Em.Ec.cos.(m.).t.cos.(c).t O espectro de freqüências do sinal modulado AM-DSB-SC é: Existem duas raias e a Portadora Suprimida

  2. Para um caso geral, onde o sinal modulador possuir n freqüências, o espectro do sinal modulado será: A forma de onda do sinal modulado em AM-DSB-SC tem o seguinte aspecto: De acordo com a expressão do sinal modulado AM-DSB-SC, temos que: e(t) = K.em(t).Ec.cos(c).t, tem-se: a) Se o sinal K.Ec.em(t) for positivo, a oscilação K.em(t).Ec.cosct estará em fase com cosct. b) Se o sinal K.Ec.em(t) for negativo, a oscilação K.em(t).Ec.cosct estará defasada de 180 em relação a cosc.t. Conclui-se que toda vez que em(t) trocar de polaridade, a oscilação K.em(t).Ec.coscsofrerá uma inversão de fase.

  3. Parte1: Modulação em Amplitude Objetivo: - Descrever a geração dos sinais modulados em amplitude e explicar como o sinal modulador afeta a forma do sinal modulado em amplitude. - Calcular o índice de modulação de um sinal AM - Descrever modulação 100%, modulação em excesso e eficiência na transmissão

  4. Parte Prática Parte 1 - Modulador Balanceado e Filtro LSB Objetivo: • Descrever como um Modulador Balanceado produz um sinal DSB-SC • Explicar como o AM-SSB é a saída do filtro LSB • Entender porque o AM-SSB tem baixo consumo de potência e largura de banda estreita • Equipamento necessário: • Bastidor F.A.C.E.T. • Placa de Comunicações Analógicas • Osciloscópio duplo canal • Gerador de Sinais

  5. Procedimento: • Modulador Balanceado: • Converte a portadora e o sinal modulador em um sinal DSB-SC. • Nesta etapa você irá produzir um sinal AM-DSB-SC no modulador balanceado, modulando uma portadora de 452kHz com um sinal modulador de 3kHz . Você irá verificar a diferença entre um sinal AM-DSB-SC e um sinal AM-DSB-FC 100% modulado. • As entradas do modulador balanceado são: a informação (sinal modulador) de 3KHz e a portadora de 452kHz.

  6. - Os sinais na saída do modulador balanceado são a soma (455kHz) referente à USB e a diferença (449kHz) referente à 449kHz. - A portadora (452kHz) será suprimida, ajustando-se o potenciômetro de nulo do modulador. - Atuando no potenciômetro do modulador o sinal varia de AM-DSB-FC para AM-DSB-SC.

  7. 1. Localizar os blocos AM-SSB e VCO-LO na placa. Conectar o circuito conforme a figura. Colocar o jumper no VCO-LO na posição 452kHz. 2. Conectar o canal 1 do osciloscópio na entrada M (sinal modulador) do Modulador. Ajustar o gerador de sinais para 0,8Vpp a 3kHz. Observar e anotar a forma de onda.

  8. 3. Conectar o canal 2 do osciloscópio na entrada C (portadora) do Modulador. Ajustar VCO-LO para 0,6 Vpp, 452kHz em C. Ajustar a freqüência da portadora através do botão da Fonte Negativa do Bastidor e a amplitude da portadora pelo botão do bloco VCO-LO. 4. Ajustar as chaves S1, S2 e S3 para OFF.

  9. 5. Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do modulador , com o sincronismo pelo canal 1 (sinal modulador). Girar o botão da fonte negativa totalmente no sentido anti-horário. 6. Girar o potenciômetro do modulador e verificar as formas de onda nas diversas posições. Ajustar o sinal para AM-DSB-SC.

  10. B) Filtro LSB: Produz um sinal AM-SSB, filtrando o sinal AM-DSB-SC . Quando o botão da fonte negativa do bastidor está totalmente no sentido anti-horário, a freqüência da portadora é menor do que 450 kHz. Como conseqüência, as bandas laterais (LSB e USB) são menores do que as freqüências contidas na banda passante do filtro, conforme mostra a figura abaixo. Girando-se o botão para a direita, ajustando-se a freqüência da portadora em 452 kHz, a banda lateral superior, (USB) será a freqüência central do filtro. Esta banda, portanto, será amplificada, enquanto a banda lateral inferior (LSB), será fortemente atenuada. Temos então, um sinal AM-SSB.

  11. Se continuarmos a girar o botão para a direita, pode-se chegar a um ponto, com a freqüência da portadora a 455kHz, onde as duas bandas estão dentro da faixa do filtro. Temos então, um sinal AM-DSB-SC.

  12. Continuando a girar o botão para a direita, pode-se chegar a um ponto, com a freqüência da portadora a 458kHz onde teremos um sinal AM-SSB a 455kHz. Continuando a girar o botão para a direita, pode-se chegar a um ponto, com a freqüência da portadora a 458kHz onde teremos um sinal AM-SSB a 455kHz.

  13. 7. Conectar o filtro LSB ao modulador, através de um jumper. S1 deve estar em ON e S2 e S3 em OFF. No procedimento anterior você ajustou o sinal modulador para 0,8Vpp a 3KHz e o VCO-LO para 0,6Vpp. 8.Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do filtro LSB e o canal 1 na entrada M do modulador, com o sincronismo pelo canal 1.

  14. 9. No canal 2 irá aparecer um sinal próximo de zero, conforme a figura A . Variar a freqüência do VCO-LO, atuando lentamente no potenciômetro da fonte negativa no sentido horário, até que no canal 2 do osciloscópio apareça uma figura semelhante à figura B. 10.Visualize o sinal do canal 2, conforme a figura abaixo.

  15. 11. Continue a variar a freqüência, até aparecer um sinal conforme a figura abaixo. Que tipo de sinal é este ? Que freqüências estão na saída do filtro ? 12. Variar a freqüência para o outro lado até aparecer um sinal conforme a figura abaixo. Que tipo de sinal é este ? Que freqüências estão na saída do filtro ?

  16. 13. Continue a variar a freqüência, até que o sinal do canal 2 seja apenas uma linha. Que tipo de sinal é este ? Qual dos gráficos abaixo, representa essa situação ? 14. Retornar a freqüência do VCO-LO para que o sinal na saída do modulador seja AM-DSB-SC.

  17. Parte 2: Misturador e Amplificador de Potência RF Objetivo: - Descrever a operação do modulador balanceado. - Explicar a função da rede LC misturadora. - Descrever a operação de um amplificador de potência. - Entender as vantagens da transmissão AM-SSB. Introdução A Segunda seção do transmissor AM-SSB transforma a freqüência de 455kHz SSB para 1000KHz SSB. Em seguida a potência do sinal é amplificada para ser aplicada à antena.

  18. - O processo de aumento da freqüência de 455kHz SSB para uma freqüência mais alta é chamado: Conversão Superior. - O Misturador, que é um modulador balanceado, executa a Conversão superior Procedimento - Misturador: 1. Conectar a saída do bloco VCO-HI na entrada C do misturador.

  19. 2. Conectar o canal 2 do osciloscópio na entrada C do Misturador. Ajustar o sinal de VCO-HI para 600mVpp. 3. Ajustar a freqüência de VCO-HI para 1455kHz. 4. O canal 1 do osciloscópio deverá estar na entrada M do modulador, com o sincronismo pelo canal 1. 5. Conectar o canal 2 do osciloscópio na entrada do misturador. Confirmar que é obtido um sinal AM-DSB-SC.

  20. 6. Conectar o canal 2 do osciloscópio no pino 6 do misturador. Ajustar o potenciômetro do misturador para que haja um sinal AM-DSB-SC no pino 6 do misturador (antes do filtro LC). 7. Conectar o canal 2 do osciloscópio na saída do pino 12 (após o filtro LC) do Misturador. Fazer o ajuste fino da freqüência do VCO-HI em 1455kHz, buscando obter o sinal AM-DSB-SC máximo no pino 12

  21. 8. Ajustar o botão do potenciômetro do misturador para aproximadamente a posição central, buscando o máximo aprofundamento no sinal AM-DSB-SC. 9. Com o sincronismo pelo canal 2, visualizar o sinal do pino 12. Abrir a escala de tempo e medir a freqüência do sinal.

  22. 10. Retornar o sincronismo pelo canal 1 do osciloscópio e visualizar o sinal AM-DSB-SC. 11. Enquanto observa o sinal AM-DSB-SC de 1000kHz no pino 12 do misturador, variar a amplitude do sinal modulador de 3kHz no gerador de sinais. A amplitude do sinal do pino 12 varia com a mudança da amplitude do sinal modulador ?

  23. Amplificador de Potência RF e Rede Casadora de Antena • O amplificador de potência de RF é o mesmo circuito utilizado na transmissão AM-DSB-FC. • - Quando S3 está ligado, a impedância na rede casadora é automaticamente ajustada para 330. 12. Ajustar o sinal para AM-SSB, atuando na freqüência do VCO-LO. Conectar o Amplificador de Potência de RF ao Misturador e à Rede Casadora de Antena através de jumpers, conforme a figura abaixo:

  24. 13. Ajustar S1, S2 e S3 para ON. Quando S1 e S2 estão ligados, eles balanceiam automaticamente o Modulador e o Misturador, respectivamente, para sinais AM-DSB-SC ou AM-SSB. Quando S3 está ligado, a impedância da Rede Casadora de Antena é automaticamente ajustada em 330. 14. Conectar o Canal 1 do Osciloscópio à entrada do amplificador de Potência de RF. Medir a tensão pico-a-pico (Vi).

  25. 15. Nas condições existentes, a corrente de entrada (Ii) do Amplificador de Potência de RF é cerca de 26A. Calcular: 16. Conectar o canal 2 do Osciloscópio na Saída da Rede Casadora de Antena. Medir a tensão de saída pico-a-pico em cima de R5 (Vo). Esse resistor simula a impedância da antena transmissora.

  26. 17. Calcular a potência rms dissipada por R5 (Po).  18. Calcular o Ganho de Potência (Ap) sobre o Amplificador de Potência de RF e a Rede Casadora de Antena: Ap = Po/Pi 19. Em um sinal AM-DSB-FC, com m=1, cada banda lateral representa, 16,66% da potência total do sinal. Portanto calcular a potência total do sinal AM-DSB-FC (PT), conhecendo-se a potência medida sobre R5 (Po).

More Related