1 / 8

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior. Caso 2: Cooperação Internacional Prof. Angello Reggio Neto & Jose Antonio Olmos. 1a. Semana.

napua
Download Presentation

PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior Caso 2: Cooperação Internacional Prof. Angello Reggio Neto & Jose Antonio Olmos 1a. Semana

  2. Política Comercial: É o conjunto coerente de meios que os poderes públicos tem a sua disposição para atuar sobre o comércio exterior (importações e exportações) com vistas a alcançar determinados objetivos Muito embora os acordos multilaterais e a integração em blocos tendam a liberalizar o comex, persistem outras formas de condicioná-lo, impedindo ou dificultando a entrada e saída de mercadorias pelas alfândegas. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior

  3. As empresas exportadoras deverão conhecer os diferentes tipos dessas barreiras. Correntes doutrinárias nas relações comerciais modernas tem suas referências extremadas pelo: A)Livre-Cambismo: que realça a liberdade do sujeito econômico perante o Estado, e pelo protecionismo que procura fazer sobressair as possiblidades de acrescer a produção a nação para além dos meros valores negociáveis. B)Protecionistas tem como instrumento de atuação impostos e outras tarifas aplicadas na importação ou na exportação de produtos, além de obstáculos que dificultam por vários meios as importações de produtos. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior

  4. A globalização dos mercados e a crescente interação entre países de diferentes idiomas tem levado a necessidade de uniformizar termos e regras a todos os agentes envolvidos que possibilitem um melhor entendimento sobre as condições em que decorrem as operações de comércio internacional. PUC Campinas – CEAFaculdade de ADMINISTRAÇÃOFundamentos do Comércio Exterior – Qual o conceito básicos do Comércio Internacional ?

  5. PUC Campinas FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR • CONCEITOS BÁSICOS FUNDAMENTAL AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: • EXPORTAÇÃO: Ocorre sempre que determinado bem passa a linha de divisa(fronteira) de um país. • IMPORTAÇÃO: Ocorre sempre que determinado bem entra no espaço geográfico de um país. • BARREIRAS TARIFÁRIAS: São todos os impostos e contribuições diretamente relacionados ao fato de um bem entrar ou sair de um país. • BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS: Qualquer medida pública que náo seja um direito aduaneiro e tenha por efeito criar uma distorção nas trocas comerciais. Ex: Medidas fitossanitárias, regime de licenças de importação ou subsídios a exportação. • Globalização de Mercados: refere-se existir um mercado ao redor do globo composto por consumidores que responderiam de modo semelhante a um mesmo produto. • Compreender a importância de exportação e de importação. • Relacionar os principais tratamentos administrativos, tributário-fiscais, aduaneiros e cambiais com as legislações vigentes no Brasil • -Entender a natureza inter e multidisciplinar das • atividades empresariais envolvendo desde negócios no • exterior realizados isoladamente, até a eventual • internacionalização da empresa.

  6. PUC Campinas FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR • CONCEITOS BÁSICOS FUNDAMENTAL AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: • MERCADOS INTERNACIONAIS: Mercados que podem coincidir ou não com um país e na sua estrutura possuem regras específicas, como, por exemplo: A Colômbia ou União Europeia. • BLOCOS ECONÔMICOS: Conjunto de países com características semelhantes, que acordam constituir-se em um mercado relativamente homogêneo com determinadas regras comuns. • INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: Processo progressivo de integração de vários países que conduz a formação de blocos econômicos ou mesmo mercado comuns, podendo em certos casos dar origem a uniões aduaneiras ou até políticas. • MARKETING INTERNACIONAL: Todas as atividades dirigidas a satisfação das necessidades dos consumidores por intermédio dos processos de troca de produtos e serviços entre diferentes mercados internacionais.

  7. PUC Campinas Fundamentos do Comércio Exterior Principais Políticas Econômicas • LIBERALISMO: Mercado Livre, Livre concorrência, iniciativa individual, desregulamentação, divisão internacional da produção; é um regime totalmente contra a intervenção do Estado na economia. O equilíbrio econômico nasce espontaneamente por meio da livre concorrência e das oportunidades dadas a todos. O Estado dever[a preocupar-se somente com: Preservação da justiça, defesa nacional e complementação da iniciativa privada. O liberalismo só pode existir nas democracias, em que há ampla liberdade individual, é também conhecida como a doutrina do laissez-faire (O Estado deixa de fazer). • Adam Smith, considerado o fundador da moderna economia, dizia: ”Ao procurar seu próprio interesse, o indivíduo promove o interesse da sociedade mais do que se realmente procurasse promovê-lo”. Dentro desse conceito, ele dizia: “o que faz o padeiro levantar as 4 horas da manhã para fazer pão, não é o amor a coletividade, mas o lucro. Entretanto, a comunidade se beneficia dessa atitude”.

  8. PUC Campinas Fundamentos do Comércio Exterior Principais Políticas Econômicas • PROTECIONISMO: É uma política econômica em que o Estado é bastante intervencionista. As decisões são dadas pelo burocratas estatais. Com o propósito de proteger a economia do pais, os governos criam as seguintes barreiras: Barreiras Alfandegárias, Quotas de Importação, Taxas de câmbio. • O protecionismo pode ser: • Agressivo: Quando se assemelha a uma verdadeira guerra comercial, • Defensivo: para proteger a produção nacional de dumping; • Moderado: quando utilizado de forma mais equilibrada

More Related