1 / 23

Treinamento de Atualização em APH

Treinamento de Atualização em APH. Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar - ITO nº 23 -. ASSUNTO. OBJETIVO : Descrever resumidamente as importantes contribuições históricas que deram origem e antecederam nossa prática atual de APH. IMPORTÂNCIA.

nellie
Download Presentation

Treinamento de Atualização em APH

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Treinamento de Atualização em APH Protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar - ITO nº 23 -

  2. ASSUNTO

  3. OBJETIVO: Descrever resumidamente as importantes contribuições históricas que deram origem e antecederam nossa prática atual de APH.

  4. IMPORTÂNCIA

  5. O Department of Transportation (DOT) foi criado por um ato do Congresso Americano e sancionada em 15 de outubro de 1966. O seu primeiro secretário, Alan S. Boyd, tomou posse em 16 de janeiro de 1967. Ref.: http://www.dot.gov/

  6. A Guerra de Secessão ou Guerra Civil Americana foi uma guerra civil ocorrida nos Estados Unidos entre 1861 e 1865. Foi o conflito que causou mais mortes de norte-americanos, num total de estimado em 970 mil pessoas - dos quais 618 mil eram soldados - cerca de 3% da população americana à época.

  7. Jonathan Letterman concebeu um sistema de atendimento móvel em hospitais de campo , utilizando os primeiros princípios da triagem . Depois de voltar para casa, alguns veteranos começaram a tentar aplicar o que tinham visto no campo de batalha para suas próprias comunidades, e iniciou a criação de voluntários e esquadrões que atuavam em ambulâncias.

  8. Durante a Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coreia médicos no campo de batalha administravam analgésicos e narcóticos por injeção em situações de emergência, e farmacêuticos em navios de guerra foram autorizadas a fazer ainda mais sem a orientação de um médico. A Guerra da Coréia também marcou o primeiro uso disseminado de helicópteros para evacuar os feridos de posições avançadas para unidades médicas, levando ao surgimento do termo " medivac ". Essas inovações não encontraram o seu caminho para a esfera civil por quase vinte anos.

  9. No início dos anos de 1960, experimentos na melhoria dos cuidados havia começado em alguns centros civis. Uma primeira experiência envolveu a prestação de APH cardíaca por médicos em Belfast , Irlanda do Norte, em 1966. Isso foi repetido em Toronto , Canadá, em 1968. Embora ambos os experimentos tinham certos níveis de sucesso, a tecnologia ainda não havia atingido um nível suficientemente avançado para ser totalmente eficaz.

  10. Os Serviços de Emergências Médicas como conhecido hoje nasceu nos EUA em 1966 quando os Comitês do Trauma e Choque da Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences - EUA) do Conselho Nacional de Pesquisas (National Research Council - EUA) publicaram uma pesquisa chamada "Morte e Deficiência por Acidentes: Uma Descuidada Doença da Sociedade Moderna"("Accidental Death and Disability: The Neglected Disease of Modern Society"). Conhecido como O LIVRO BRANCO essa pesquisa revelou tanto para o povo americano como para o Congresso Americano que o atendimento pré-hospitalar era seriamente inadequado. Este trabalho apresentou dados mostrando que os soldados que estavam gravemente feridos nos campos de batalha durante a Guerra do Vietnã tinham uma melhor taxa de sobrevivência de pessoas que ficaram gravemente feridas em acidentes automobilísticos na Califórnia. Os principais fatores que permitem a vítima sobreviver seriam o transporte rápido, presença de socorrista, a reposição de líquidos e manejo das vias aéreas.

  11. A partir desta publicação o governo americano baixou um ato obrigando as entidades governamentais de segurança rodoviária a desenvolverem um programa para criar um Sistema de Atendimento de Emergências que fosse realmente eficiente. Com isso, a pedido do Congresso, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA - EUA), parte do Departamento de Transportes (Department of Transportation - DOT - EUA) e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (Department of Health and Human Services - HHS - EUA) criaram uma fonte de fundos para desenvolver e melhorar sistemas de atendimento de emergência pré-hospitalar. O Departamento de Transportes dos EUA - DOT desenvolveu o programa para treinamento e formação de Técnicos em Emergências Médicas (Emergency Medical Technician - EMT).

  12. Evolução e crescimento Ao longo dos anos 70 e 80, o campo do paramédico continuou a evoluir, isso levou a alguns serviços a mudar suas descrições de "serviços de ambulância" para " serviços de emergência médica “ (EMS). As variações nas abordagens educacionais e padrões exigidos para os (TEM) paramédicos, levou a grandes diferenças nas qualificações o que levou os paramédicos a serem registrados no órgão apropriado no seu país, por exemplo, nos Estados Unidos, o sistema é operado pela Secretaria Nacional de Técnicos de Emergência Médica (NREMT) , embora este só é aceito por 40 dos 50 estados mas que ajudou a criar a NAEMT em 1975 – Associação Nacional do TEM dos EUA.

  13. Clarissa Harlowe "Clara" Barton(December 25, 1821 – April 12, 1912) • Em agosto de 1903, American Red Cross, forma uma comissão para estabelecer instruções de primeiros socorros entre os trabalhadores industriais do país, nesta comissão fica acertada quem seriam os médicos instrutores. • Em 1910 os cursos de Primeiros socorros são apresentados como programas educacionais da Cruz Vermelha. • Em 1922 surge os cursos de salvamento aquático nas escolas aquáticas ministrados primeiramente para os instrutores de primeiros socorros e posteriormente para pessoas especializadas em atividades aquáticas. • Em 1925 é inaugurado o programa de instrutores, antes ensinado apenas por médicos, restringindo assim o número de instrutores, mas agora usando instrutores leigos, o que aumenta a capacidade, é o resultado de um programa de sucesso experimental, realizado entre 1923 e 1924 com as empresas de telefonia Bell e que foi um sucesso.

  14. 1915 Médicos pioneiros se unem na prevenção a doença coronária • 1924 Seis cardiologistas fundam a AHA • 1948 Primeiro pronunciamento em rádio nos EUA • 1960 Primeiro encontro EUA, formalmente introduzido CxR • 1962 Primeiras diretrizes de RCP • 1980 Paramédicos Americanos usam o DEA no APH • 1990 AHA declara sobre a desfibrilação precoce • 1992 AHA desenvolve a corrente de sobrevida • 1992 AHA cria a primeira guidelines • 1993 AHA cria o APD habilitando o público geral no uso do DEA • 1996 AHA cria a segunda guidelines e surge a SAV no APH • 1999 Dallas,Texas, EUA Conferência de Evidência Científica • 2000 Reunião Internacional da Diretriz de RCP e ACE • 2005 Guidelines (diretrizes de RCP e ACE) • 2010 Guidelines (diretrizes de RCP e ACE) 50 anos de RCP

  15. A International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) [Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação] foi formada em 1992 para promover um fórum entre as principais organizações de ressuscitação de todo o mundo. Ainda que os critérios para a participação não tivessem sido rigorosamente definidos, esperava-se que as organizações-membro tivessem uma participação ativa na criação das diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), preferivelmente que servissem para mais de um país, e que fossem multidisciplinares. O ILCOR se reúne duas vezes por ano, alternando, geralmente, entre um local nos Estados Unidos e um local em alguma outra parte do mundo (tab. I). Em colaboração com a AHA, o ILCOR produziu as primeiras Diretrizes Internacionais de RCP em 2000.

  16. 1912 CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA • 1924 CÓDIGO DE TRÂNSITO NOS EUA • DIREÇÃO DEFENSIVA • 1964 – 2.500 CENTROS COM 8.800 INSTRUTORES

  17. O Emergency Care & Safety Institute (ECSI) é uma parceria entre a American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Emergency Physicians (ACEP), duas renomadas organizações médicas que estão por trás do conteúdo dos materiais de treinamento da ECSI.

  18. 18.000 centros de treinamento 300.000 instrutores 20 milhões de socorristas 105países atuantes

  19. OBJETIVO: Descrever resumidamente as importantes contribuições históricas que deram origem e antecederam nossa prática atual de APH.

  20. MCI involving a school bus

More Related