1 / 20

IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO

Procedimento para Ensaios em laboratorio do “Sistema RKL Eco 4 Land ”. IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO. PREPARAÇÃO DOS BRICKS SISTEMA ROCK-LAND – RKL Eco 4 Land IMPORTANTE: Os testes são baseados em Bricks de 500 g

nili
Download Presentation

IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Procedimento para Ensaiosem laboratorio do “Sistema RKL Eco4Land” IMPERMEABILIZAÇAO, ESTABILIZAÇAO, COMPACTAÇAO DE QUALQUER TIPO DE SOLO

  2. PREPARAÇÃO DOS BRICKS SISTEMA ROCK-LAND – RKL Eco4Land IMPORTANTE: Os testes são baseados em Bricks de 500 g A terra para os testes deve estar completamente seca . O secagem da terra deve ser feito à temperatura ambiente. Secagem artificial pode ocasionar uma mudança nas características do solo / terra. Temos que reduzir a granulometria da terra e conforme as normas de ensaio de laboratório. PREPARAÇÃO DE INGREDIENTES RKL em pó: Este componente (semelhante ao cimento) esta preparado e pronto para aplicação. RKL Liquido: Produto líquido preparado em semi-concentrado; assim temos de preparar uma solução aquosa na proporção de: 1 parte de RKL em 9 partes de água destilada

  3. PREPARAÇAO DOS BRICKS 1.- Preparamos 1% de RKL em pó; ou seja 5 g de RKL em pó para cada 500 g de terra. (fazer 3 ou 4 exemplos de amostras com diferentes doses de produto, de argila, de areia, de terra. Assim determinaremos a melhor amostra conforme os resultados finais obtidos. 2.- Misturar a terra e o RKL em pó. 3.- Preparar RKL liquido já dissolvido em água destilada. Medimos 2 ml (2cm³) de RKL Liquido para cada 500 gramas de terra (está terra já está misturada com o RKL em pó). 4.- Misturamos todos os componentes manualmente ou com uma batedora. 5.- Acrescentamos água suficiente até chegar ao “ProctorÓtimo” e realizar novamente a mistura. IMPORTANTE: Não acrescentar mais RKL Liquido, se queremos aumentar a % de umidade devemos somente utilizar água.

  4. PREPARAÇÃO DO ENSAIO COM O MOLDE • Carregar a mistura preparada no molde. • Aplicar uma pressão entre 40 a 50 kg por cm² a cada uma das capas de material (terra) que colocamos no molde. O critério a aplicar é o do “Proctor modificado”, já que o «Sistema RKL Eco4Land» necessita da máxima pressão possível. • (*)Nos ensaios que efetuamos, mantemos a pressão até chegar a sua estabilização «a agulha do manómetro se mantém quase fixa». • REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS • Retiramos o brick do molde, tomamos as medidas e pesamos cada brick. Assim determinaremos as diferenças de volume e peso da amostra entre seu estado úmido e seco. • NOTA : A diferença de pesos (amostra molhada e amostra seca) vai indicar exatamente a umidade de compactação “optimumProctor” • Para as provas que depois realizaremos em seco com o brick já compactado, é muito importante que a secagem seja em temperatura ambiente. Este tipo de secagem é o mais próximo as condições reais que vamos encontrar na obra.

  5. PROVAS SUPLEMENTARIAS • Uma das características que diferencia o Sistema RKL Eco4Land do resto dos sistemas de estabilização é: • A impermeabilidade total e irreversível do terreno tratado. • A estabilização e compactação permanente. • Devemos de realizar os ensaios de impermeabilização do brick quando esteja seco. • Marcamos os bricks a 2 cms. • Colocamos os bricks em um cubo com água até chegar aos 2 cms. • Os bricks devem permanecer no cubo com água durante 4 dias. • Cada dia pesaremos os bricks, assim observaremos o nível de absorção de água nos estabilizados • Cada dia mediremos a altura de água na superfície do brick, assim determinaremos a subida capilar que se produz

  6. CONSIDERAÇOES Os ensaios estão regulamentados segundo as normativas e sobre quaisquer tipo de terras. Estas devem ser sempre as mesmas a fim de comparar resultados de cada uma delas e segundo os sistemas de estabilização. O Sistema RKL Eco4Land se destaca frente aos sistemas tradicionais: Contamos com informação e observação que os níveis do CBR das terras tratadas com o Sistema RKL Eco4Land aumentam com o passar do tempo. Valores obtidos em solo natural Valores obtidos em solo tratado com RKL Eco4Land

  7. 1.- Uma das características do Sistema RKL Eco4Land é que quanto maior pressão aplicada ao terreno, maior é seu nível de dureza. Por isso é muito importante a perfeita mistura da terra com os produtos e a máxima pressão de compactação. Nas obras utilizamos maquinas misturadoras e compactadoras com vibração de grande tonelagem. • NOTA: O ensaio do “Proctor Modificado” não necessita tanta pressão como a que se aplicará nas terras da obra. • .- Garantimos pela experiencia que com o passar do tempo, quanto maior for a carga que o terreno suporte, os seus níveis de resistência aumentam constantemente. • .- A impermeabilidade atribuída à terra estabilizada com o Sistema RKL Eco4Land, permite que seus resultados se mantenham durante muito tempo. O efeito da água nos sistemas tradicionais fazem diminuir os níveis de CBR com o passar do tempo. • A razão disso é a perda, por vibração do trânsito automotivo, das partículas finas.

  8. Acrescentamos 5 gramas de RKL Eco4Land em pó Terra base (99% argila) 1/3 de 500 gramas (166 g) Terra misturada comRKL Eco4Land Misturamos com 1/3 de areia 1/3 de 500 gramas (166 g)

  9. Acrescentamos2 ml de liquido RKL Eco4Land Misturamos bem todos os elementos Acrescentamos água destilada “somente” até ultrapassar a umidadeótima (geralmente mais de 10%)

  10. Máquina para elaborar os bricks Superficie de 125 mm x 60 mm Colocamos toda a terra misturada no molde.

  11. Repartir a terra do molde da máquina.

  12. Fechamos a máquina.

  13. Damos a pressãonecessária. Pressionar ate passar 520 bares, se a agulha baixa, voltaremos a dar pressão ate que a agulha se estabilize.

  14. Liberamos a pressãoe abrimos o molde.

  15. Pesamos a amostra. Amostra liberada e retirada do molde.

  16. Pesamos amostra seca, e a diferença de pesos (entre a umida e a seca) e a umidade de compactacão na obra o «Optimum Proctor» Deixamos secar as amostrasà temperatura ambiente. Diferentes ensaios com % de aditivos, misturas de terras, etc…. Mas sempre utilizando a terra base. Ja marcados com a linha dos 2 cm

  17. Tomamos as medidas (amostras secas) Colocar as amostras em uma recipiente com 2 cm de água.

  18. 72 horas, Voltaremos a tomar medidas e peso. 24 horas depois, tomamos medidas e peso. 92 horas, Voltaremosa tomar medidas e peso. 48 horas, Voltaremosa tomar medidas e peso.

  19. O brick com menos aditivos e produto, e com melhor resultado é a amostra que servira de base para saber os resultados no final da obra. Muitointeressante e ilustrativo é fazer estas mesmasprovascom o mesmoprocedimentocom, cimento, cal, cal/cimento, etc… e comparar os resultados…..

  20. Muitoobrigado. Contato Email: info.br@rocklandsystem.com

More Related