1 / 2

Manuel Maria (1929 – 2004)

Manuel Maria (1929 – 2004).

niyati
Download Presentation

Manuel Maria (1929 – 2004)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Manuel Maria (1929 – 2004) A 6 de Setembro de 1929 nasce Manuel Maria Fernández Teixeira, ilustre poeta, uma referência imprescindível no panorama literário galego da segunda metade do século XX. A sua obra percorre os vários géneros literários, desde a narrativa e o ensaio, ao teatro. No entanto, é no cultivo da poesia que melhor se destaca e é na poesia que dá voz e se compromete com a Humanidade, com a sua realidade social e com o seu povo. É na assumpção deste compromisso, que, por volta dos anos sessenta e setenta, se envolve na reorganização política e na recuperação cultural, não exceptuando, a sua envolvente e activa participação nas campanhas em defesa da língua galega. Ler a obra poética de Manuel Maria é percorrer e entranhar o intimismo, o paisaxismo, o socialrealismocrítico ou satírico, a preocupação religiosa, a reinvindicação linguística e a construção da pátria. Manuel María faleceu na Coruña a 8 de Setembro de 2004.

  2. Luísa Villalta(1957 - 2004) Luísa Villalta nasceu na Corunha no ano de 1957. Licenciou-se em Filologia Galego-portuguesa e Hispânica. Do seu repertório poético destacam-se as seguintes obras: Música Reservada (1991), Ruído (1995), Rota ao interior do ollo (1995). É-lhe reconhecida a participação activa em recitais e manifestações de difusão da poesia galega dentro e fora da Galiza. A preocupação com o futuro da literatura em geral e da cultura galega em particular fá-la aceitar o cargo de directora da Associação de Escritores em Língua Galega, onde coordenou a “Área de Revisão histórica e análise crítica da cultura” no departamento da cultura galega. Além disso, realizou seminários, conferências, debates e mesas redondas e publicou diversos artigos em revistas baseando-se em temas relativos à defesa e consolidação da cultura e língua galega como elementos característicos e autênticos da Galiza.

More Related