1 / 3

Gabarito TE-3 - Mecânica dos Fluidos - 2012-2

1) Uma paraquedista cai em queda livre. Sabendo que seu peso é de 80 kgf, sua área frontal é 0,5 [m 2 ] e seu coeficiente de arrato é 2, calcule sua velocidade.

Download Presentation

Gabarito TE-3 - Mecânica dos Fluidos - 2012-2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 1) Uma paraquedista cai em queda livre. Sabendo que seu peso é de 80 kgf, sua área frontal é 0,5 [m2] e seu coeficiente de arrato é 2, calcule sua velocidade. 2) Um avião pequeno apresenta área de asa e peso iguais a 30 [m2] e 10.000 [N], respectivamente. Sabendo que os coeficientes de arrasto e de sustentação valem 0,05 e 0,4, determine a potência necessária para que o avião voe nivelado. Lembre-se que potência é Força vezes velocidade. Gabarito TE-3 - Mecânica dos Fluidos - 2012-2 3) Para pré-dimensionar um barco necessita-se saber a força de arrasto devido ao atrito como se fosse uma placa plana em movimento na água. Sabendo que o barco tem aproximadamente de 5 x 5 [m] de área de contacto com a água, calcule a força de arrasto para uma velocidade do barco igual a 3 [m/s]. Considere a viscosidade cinemática da água igual a 1,6x10-6 [m2/s] e sua massa específica 1.000 [kg/m3]

  2. 4) Um processo requer 0,1 m3/s de água a pressão de 2,1 [bar]. Esta água deve ser retirada de um tanque que apresenta pressão constante e igual a 4,1 [bar]. O comprimento da tubulação necessária é 100 [m] e ela deve ser construída com tubos de ferro galvanizado, cuja rugosidade absoluta e = 0,2 [mm]. Sabendo que serão necessárias seis curvas de 90 graus (K=1,5) e uma válvula de esfera aberta (K=0,05) ao longo da tubulação, determine o diâmetro interno da tubulação adequado para o abastecimento do processo. (1 [bar] = 105 [N/m2]

  3. 5) Ar escoa na tubulação mostrada na figura. Determine a vazão admitindo que o escoamento de ar é incompressível com atrito e desprezando as perdas localizadas. Considere a viscosidade cinemática do ar igual a 1,5x10-5 [m2/s] e sua massa específica 1,2 [kg/m3]. (Lembrar que o coeficiente de energia cinética, a, é igual a 2 para escoamento laminar)

More Related