1 / 22

Magnetostática – Lei de Ampère, Lei de Lenz e Lei da Indução de Faraday

Magnetostática – Lei de Ampère, Lei de Lenz e Lei da Indução de Faraday. Prof. Luis S. B. Marques. Lei de Ampère para B. A lei de Ampère relaciona a distribuição de corrente e o campo magnético gerado por ela. Curva Amperiana. Lei de Ampère para H. Curva Amperiana.

oberon
Download Presentation

Magnetostática – Lei de Ampère, Lei de Lenz e Lei da Indução de Faraday

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Magnetostática – Lei de Ampère, Lei de Lenz e Lei da Indução de Faraday Prof. Luis S. B. Marques

  2. Lei de Ampère para B • A lei de Ampère relaciona a distribuição de corrente e o campo magnético gerado por ela. Curva Amperiana

  3. Lei de Ampère para H Curva Amperiana

  4. Exercício: Utilizando a lei de ampère determine a indução magnética criada pela corrente i que percorre um fio retilíneo.

  5. Campo criado por uma bobina • Solenóide – Bobina helicoidal de fio. • O campo externo a um solenóide ideal é nulo.

  6. Campo criado por um solenóide Real

  7. Campo criado por uma bobina Número espiras por unidade de comprimento

  8. Campo criado por um toróide

  9. Campo magnético devido a uma Bobina de corrente

  10. Campo magnético devido a uma Bobina de corrente

  11. Lei da indução de Faraday • A lei da indução de Michael Faraday (1791 – 1867) estabelece que a força eletro motriz induzida é proporcional a taxa de variação do fluxo magnético.

  12. Lei da indução de Faraday O sinal negativo indica que a fem é contrária à variação do fluxo. Freqüentemente se busca determinar o módulo da fem induzida. Portanto, o sinal negativo será omitido em muitos casos.

  13. Lei da indução de Faraday

  14. Lei da indução de Faraday

  15. Lei da indução de Faraday Quando o campo magnético varia com o tempo, de acordo com a lei de Faraday, um campo elétrico é produzido no espaço. Considerando que todo o fluxo se concatena com a bobina é possível escrever que:

  16. Lei de Lenz Uma corrente induzida surgirá numa espira fechada com um sentido tal que ela se oporá à variação que a produziu.

  17. Campos elétricos induzidos • Um campo magnético variável produz um campo elétrico. • Inicialmente, consideremos um anel metálico através do qual se varia a intensidade do campo magnético. De acordo com a lei da indução de faraday uma corrente induzida irá circular pelo anel.

  18. Campo elétrico Induzido • Se existe uma corrente é por que um campo elétrico deve estar presente em todos os pontos do anel. • Os campos elétricos são induzidos mesmo que não exista o anel de cobre.

  19. Campo elétrico Induzido • Equação de Maxwell para a lei da indução de Faraday

  20. Uma reformulação para a lei da Indução de Faraday • Considere uma partícula carregada que se move ao longo da circunferencia. O trabalho realizado sobre a partícula é:

  21. Uma reformulação para a lei da Indução de Faraday • O trabalho realizado pelo campo elétrico é igual a: • Igualando as duas equações:

  22. Uma reformulação para a lei da Indução de Faraday • Sabe-se que: • Portanto:

More Related