1 / 8

O uso da pontuação pode fazer a diferença.

Aula 1. O uso da pontuação pode fazer a diferença. Nome. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO. Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5 .

oren
Download Presentation

O uso da pontuação pode fazer a diferença.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 1 O uso da pontuação pode fazer a diferença. Nome

  2. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. • Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. • Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom no Ensino Propulsor. Bom trabalho! Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – salvar.

  3. Neste Caderno, você vai observar a importância do uso correto dos sinais de pontuação, cuja finalidade é refletir a clareza do pensamento, a sua precisão e a distinção das ideias, possibilitando que as mensagens atinjam os objetivos a que se propõem.

  4. Vírgula pode ser uma pausa… ou não.*Não, espere.Não espere.* Ela pode sumir com seu dinheiro.*23,4.2,34.*Pode ser autoritária.*Aceito, obrigado.Aceito obrigado. *Pode criar heróis.*Isso só, ele resolve.Isso só ele resolve.*E vilões.*Esse, juiz, é corrupto.Esse juiz é corrupto. *Ela pode ser a solução.*Vamos perder, nada foi resolvido.Vamos perder nada, foi resolvido. *A vírgula muda uma opinião.*Não queremos saber.Não, queremos saber. *Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) ,

  5. 1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia. 2. A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: “A herança” 3. O padeiro pediu cópia do original e o deixou desta forma: 4. Um homem esperto, representando os pobres, deixou o texto deste jeito: Na página ao lado, reescreva o texto pontuando-o da forma como cada um pontuaria:

  6. Foi estranho o olhar que recebi, numa viagem, de meu filho. Foi estranho o olhar que recebi numa viagem de meu filho. Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Mariane, a professora, está doente. Mariane, a professora está doente.

  7. Não queremos participar desse evento. Não, queremos participar desse evento. Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. As meninas andavam pelas ruas tranquilas. As meninas andavam pelas ruas, tranquilas.

  8. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Marcos é muito divertido. O campo está alagado. Marcos entra num campo. O pneu do carro fura. Marcos está fazendo um passeio. Marcos fica admirado. Crie um texto a partir das informações embaralhadas. Use os sinais de pontuação que julgar necessário. Empregue também elementos de ligação entre as idéias: conjunções, pronomes relativos, termos de transição. Marcos tem um carro. A jovem oferece ajuda. Para bem à sua frente. Ela conserta o carro. Marcos descobre a força feminina. O lugar é isolado. Marcos é jovem. Aproxima-se outro carro. Marcos pega o estepe. A jovem é delicada e gentil. Uma jovem sai do outro carro. O estepe está furado. A jovem é mecânica. A jovem acha Marcos atraente. Chove.

More Related