1 / 7

O Prêmio Chico Buarque reúne a história de Portugal e do Brasil | Paulo Dalla No

Chico Buarque's Award Reunions Portugal e Brasil e uma explorau00e7u00e3o perspicaz dos lau00e7os culturais e histu00f3ricos entre Portugal e Brasil, vistos atravu00e9s da lente dos pru00e9mios literu00e1rios de Chico Buarque. Siga Paulo Dalla Nora Macedo no Twitter para mais informau00e7u00f5es.

Download Presentation

O Prêmio Chico Buarque reúne a história de Portugal e do Brasil | Paulo Dalla No

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Uma Visão De Lisboa: O Prémio De Chico Buarque É Um Reencontro Com a História De Portugal E Do Brasil Paulo Dalla Nora Macedo

  2. Portugal e Brasil vão realizar uma Cimeira em Abril, e Chico Buarque vai receber o Prémio Cames das mãos de dois Presidentes. Isto simboliza a recusa do Governo Bolsonaro em atribuir o maior prémio da literatura portuguesa, instituído em 1988. Não se deve normalizar a extrema-direita, e não a direita, tentando incluí-la na Janela de Overton. A música "Fado Tropical" de Chico Buarque fez uma crítica social ao Brasil e a Portugal, usando sua arte como ponte de afeto.

  3. Portugal abandonou a ditadura com a Revolução dos Cravos em 1989, inspirando o Brasil a tornar-se um "imenso Portugal". Hoje, o Brasil está em posição de servir de exemplo dos riscos que um governo de extrema-direita representa para as instituições nacionais e para o lugar de Portugal no mundo. A possibilidade de Portugal renascer como um pólo cultural global não se coaduna com a visão nativista deste arco. Portugal é um país conservador, paternalista e atrasado, que o ditador escreveu à Coca-Cola na Europa para explicar porque é que não podiam ter a bebida.

  4. A Websummit não chegaria a Lisboa devido aos efeitos dos "ventos" em Portugal em 1990. Steven Levitsky, professor de Harvard e co-autor do livro "Como as Democracias Morrem", alertou os formadores de opinião do mundo empresarial para não subestimarem o potencial eleitoral e o extremismo de Bolsonaro. Ele afirmou ter o maior índice de autoritarismo entre os líderes mundiais. As reacções do público dividiram-se, com alguns a acreditarem que Bolsonaro nunca seria eleito e que seria "domado" nos seus impulsos extremistas.

  5. O Professor encontrado em meados de 2018 no Brasil declarou apoio público a Lula, muitos pela primeira vez, em reconhecimento dos riscos do Bolsonarismo. Os sectores económicos, especialmente os extractivos, beneficiaram do projecto bolsonarista, mas não é a regra geral do mainstream. Os efeitos de um governo extremista não se limitam aos seus quatro anos de governação, nem às suas medidas concretas. Estes efeitos não se limitam aos seus quatro anos de governação.

  6. Christian Lynch definiu o "Reaccionarismo Populista" como uma herança de ódio à cultura, à ciência e aos avanços civilizacionais, em comparação com a glorificação da estupidez e da ignorância como autenticidade. Isto é exemplificado pelos anos Bolsonaro, que foram estudados em profundidade por Lynch. A Cimeira e a entrega do prémio a Chico Buarque serão momentos de reflexão para que Portugal pense no que deve fazer para não seguir o mesmo caminho do Brasil.

  7. Obrigado

More Related