1 / 14

Maltratados,mas agraciados

Maltratados,mas agraciados. Êxodo 1. Introdução. O livro de Êxodo é uma continuação da historia de Gênesis e o cumprimento das promessas feitas por Deus aos patriarcas. Uma partida rápida; A Partida de Israel do Egito (Resgate) e sua nova aliança estabelecida com Deus (Relacionamento).

Download Presentation

Maltratados,mas agraciados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Maltratados,mas agraciados Êxodo 1

  2. Introdução O livro de Êxodo é uma continuação da historia de Gênesis e o cumprimento das promessas feitas por Deus aos patriarcas. Uma partida rápida; A Partida de Israel do Egito (Resgate) e sua nova aliança estabelecida com Deus (Relacionamento).

  3. Introdução O Livro tem uma organização geográfica: Israel no Egito (1.1-12.36) Israel no Deserto (12.37-18.27) Israel no Monte Sinai (19-40)

  4. Introdução É preciso enxergar a benção de Deus em meio ao sofrimento, podemos nos concentrar em nossas necessidades e nos esquecermos de ser fiéis ao Senhor.

  5. A Direção Divina na História (Ex 1.8, 15,21) Deus dirige os macroeventos A mudança de governante prepara o palco para a saída do povo de Israel do Egito. Nada está fora do governo bondoso do Senhor Deus. (Gn 12:7 e Gn 50:24) b) Deus dirige os microeventos As parteiras foram fiéis ao Senhor pq temeram mais a Deus do que a Faraó? (Ex 1:17)

  6. A Direção Divina na História (Ex 1.8, 15,21) O Livro de Rute Microhistórico: Uma família e suas desventuras. Sentido mais amplo: A Redenção

  7. A Direção Divina na História (Ex 1.8, 15,21) “Todos os eventos da história, sejam grandes ou pequenos estão debaixo da direção de Deus. A HISTÓRIA NÃO ESTÁ DESGOVERNADA, MAS É DIRIGIDA PELO SENHOR DO MUNDO. (Sl 24:1)”

  8. II. Cumprindo suas Promessas (Ex 1.7) Pela relação de Nomes (Gn 46.8-27) Promessa de uma nação numerosa (Gn 12.2) As promessas de Deus se cumpriram, mesmo com a oposição de Faraó. Promessa de um redentor Moisés tipifica a vida do próprio Cristo. Deus havia prometido ao povo de Israel um libertador.

  9. II. Cumprindo suas Promessas (Ex 1.7) b) Cumprimento Progressivo As promessas de Deus apontam para frente. Deus prometeu a Abrão que faria dele uma grande nação, mas essa promessa se estendeu até a casa de Davi. Não há dificuldades que impeçam Deus de levar adiante aquilo que ele prometeu como tb o cumprimento progressivo das promessas de Deus.

  10. III. Levando em Consideração a Real Cidadania do seu Povo(Ex 1.5) Deus está mais preocupado com a saúde de nossa fé do que com o nosso conforto pessoal. Por que então Deus permitiu o sofrimento na vida do seu povo naquele momento? Quebrar o orgulho, punir pecados, destruir a autoconfiança, produzir quebrantamento.

  11. IV. Considerando a Fidelidade de seu Povo (Ex 1.8,15) Fidelidade de José (EX 1.8) Faraó estava a serviço de sua fé assim como todas as pessoas tomam atitudes em relação a sua posição diante de Deus. b) Fidelidade das Parteiras (EX 1.17,20,21) Aquelas parteiras sequer imaginaram que sua fidelidade estava para ser coroada com um libertador.

  12. Para que o povo de Deus seja abençoado, é preciso: Levar em consideração os planos de Deus O povo de Deus precisa aprender a submeter seus planos aos Dele para experimentar sucesso na vida (Tg 4.13-17) Ser Fiel a Deus A Canaã celestial não é aqui. Ser fiéis a Deus não implica lembrar da aliança e viver de acordo com os seus termos. É no âmbito do pacto que somos abençoados. Não haverá provação que nos abale.

  13. Conclusão O SOFRIMENTO PRECISA NOS LEVAR A SER MAIS FIEL A DEUS..... Como Deus o tem usado? De que modo os acontecimentos têm desenvolvido a sua fidelidade? Quais áreas precisam ser mais trabalhadas? Extraido da Revista Expressão – Ed. Cultura Cristã – Lição 1

  14. Extraído da Revista Expressão, currículo da Editora Cultura Cristã, Rumo a Canaã – Lição 01.

More Related