1 / 48

Nomenclatura de hidrocarbonetos

Giulianna Caliman da Silva n° 7 2F- Colégio Divino Salvador. Nomenclatura de hidrocarbonetos. Nomenclatura. A nomenclatura da IUPAC é a nomenclatura oficial dos compostos orgânicos. Para nomear uma substância orgânica de cadeia normal é de grande importância:. Prefixo+sufixo+saturação.

porter
Download Presentation

Nomenclatura de hidrocarbonetos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Giulianna Caliman da Silva n°7 2F- Colégio Divino Salvador Nomenclatura de hidrocarbonetos

  2. Nomenclatura A nomenclatura da IUPAC é a nomenclatura oficial dos compostos orgânicos.Para nomear uma substância orgânica de cadeia normal é de grande importância:

  3. Prefixo+sufixo+saturação Os prefixos são extraídos do numeral grego ou latino e nomeiam o número de carbonos existentes em uma cadeia principal.

  4. 1c-Met 6c-Hex 2c-Et 7c-Hept3c-Prop 8c-Oct4c-But 9c-Non5c-Pent 10c-Dec…

  5. A saturação é definida de acordo com o tipo de ligação entre os carbonos: AN-Cadeia saturada EN-Ligação duplaIN-ligação simples Caso apareça mais de uma dupla ou tripla;usamos os termos DI, TRI etc que devem anteceder EN e IN.Além disso acompanha-se depois da saturação a leta “O” de Hidocarboneto

  6. Hidrocarbonetos São compostos formados somente por carbono e hidrogênio. Esses compostos formam toda a matéria prima da indústria petroquímica que produz: plásticos, fibras téxteis,borrachas sintéticas, tintas, detergentes, e fertilizantes agrícolas e combustíveis.

  7. Alcanos São hidrocarbonetos acíclicos(cadeia aberta) e saturados(apresentam ligaçòes simples). Metano, etano, propano, butano…

  8. Alcenos Também são acíclicos mas com dupla-ligação.Nomenclatura semelhante a dos Alcanos, mas troca-se o AN(ligação simples) por EN(dupla-ligação) Eteno, propeno, buteno

  9. Obs: Devemos prestar atenção ao numerar as cadeias,(a fim de citar a posição da dupla ligação)devemos começar a numera-las pela extremidade mais proxima da dupla- ligação.Além disso caso a cadeia principal tenha mais de uma dupla-ligação elas devem ter a menor numeração possível.Exeplo: (Alcatrieno) 1,3,5- Hexatrieno.

  10. Alcinos São acíclicos, contendo uma ;unica tripla-ligação e troca-se o EN por IN. Etino, propino, butino, etc.

  11. Cicloalcano São hidrocarbonetos cíclicos (cadeia fechada) e saturados.Geralmente apresentam formas geométricas, e são nomeados apartir do prefixo ciclo.

  12. Exemplos: =Ciclobutano =Ciclopropano

  13. =Ciclopentano =Cicloexano

  14. Cicloalceno Também possuem cadeia fechada, mas com dupla-ligação), e acrescenta-se EN

  15. Exemplos: =Ciclobuteno =Ciclopropeno

  16. Hidrocarbonetos Aromáticos Possuem um ou mais núcleos benzênicos.A estrutura fundamental dos aromáticos é o benzeno.

  17. Exemplo: Eles compartilham carbonos

  18. Radicais Orgânicos Os radicais se encontram fora da cadeia principal, e possuem uma ou mais valências livres.

  19. Radicais Alquilas São radicais monovalentes, derivam dos alcanos são saturados e adquirem: Prefixo+il ou ila

  20. Exemplos: CH4 = Metano CH3 = Metil ou Metila CH4-CH3= Etano CH3-CH2 = Etil ou Etila

  21. Radicais Alquenilas São monovalentes e derivam dos alcenos Exemplo: CH2 = CH = Etenil ou Vinil

  22. Radicais Arilas São radicais monovalentes, cuja a valência livre se encontra num carbono que pertence a um núcleo aromático

  23. Exemplos: CH3 Benzeno Fenil Tolueno

  24. Radical Benzil É um radical importante, pois possue um núcle aromático ligado a um carbono, onde se localiza a valência livre

  25. CH3 CH2- Tolueno Benzil Possuem um núcleo aromático ligado a um carbono

  26. Nomenclatura para Hidrocarbonetos Ramificados de Cadeia Aberta Alcanos • localizar a cadeia com o maior número de carbono. • Numerar a cadeia começando pela extremidade mais proxima dos radicais.

  27. Nomear primeiro os radicais em ordem alfabética • Quando há radicais iguais usa-se prefixos di, tri, tetra • Devem ser separados por hífen • Por último nomeia-se a cadeia principal.

  28. Exemplos: CH3-CH2-CH2-CH2-CH-CH3 CH3 2-metil-hexano O carbono mais próximo de um radical séra o n1

  29. Dentre os grupos do Alcano é importante destacar um composto em comum ente os isobuteno e o isopenteno Esse composto é denominado de ISO CH3-CH- CH3

  30. Encontramos também derivados do metano.Os grupos substituintes sào seguidos da palavra metano. H CH3-C-CH2-CH3 H Metil-etil-metano

  31. Alcenos Diferen-se dos Alcanos pela troca do termo de saturação (troca-se AN por EN, e pela numeração do carbono que é feita na extremidade proxima a dupla ligação.Caso aja mais de uma dupla ligação ou esta esteja no meio, a numeraçao será feita pela extremidade com mais radicais.

  32. Exemplo: CH3-CH-CH2-CH=CH2 CH3 4-Metil-1-penteno

  33. Alcinos As regras de nomenclatura são as mesmas, apenas trocamos EM por IN, pois temos uma tripla-ligação

  34. Exemplo: CH C-CH-CH-CH3 CH3 CH3 3,4-dimetil-1-pentino A numeração começa apartir do carbono mais proximo da tripla-ligação

  35. Encontramos também outra nomenclatura, onde os alcinos são derivados do acetileno CH3-C CH Metil-acetileno

  36. Hidrocarbonetos Ramificados de Cadeia Fechada Alcinos • Quando á apenas um radical, não é preciso escrever sua posição. • Dois radicais; escrever o que vem primeiro na ordem alfabética . • Mais de três, deve conter o menor número de posições dos carbonos.

  37. Exemplo: 1. Metilcicloexano CH3

  38. 2. CH3 3 2 CH2-CH3 1 1-etil-3-metilcicloexano

  39. 3. CH3 1 2 CH2-CH3 3 4 CH3 2-etil-1,4-dimetil-cicloexano

  40. Ciclo Alceno • A numeração do ciclo é feita apartir do carbono da dupla ligação, ficando entre carbono 1 e 2 e chegando ao radical com o menor número.

  41. Exemplo: 3-Metil-cicloexeno 1 2 3 CH3

  42. Hidrocarbonetos Aromáticos Possuem um único núcleo benzênico. Troca-se a terminação para benzeno.

  43. Exemplo: CH3 Metilbenzeno

  44. Obs: Caso existam mais de uma ramificação usa-se os prefixos:-Orto(o)-posições 1,2-Meta(m)-posições 1,3-Para(p)-posições 1,4

  45. Exemplo: 1. CH3 1 CH3 2 ORTOdimetilbenzeno 3

  46. 2. CH3 1 2 CH3 3 METAdimetilbenzeno

  47. 3. CH3 1 2 3 4 CH3 PARAdimetilbenzeno

  48. Trabalho de quimica Giulianna caliman da Silva n°7 2°F -Artes Visuais Prof°Enéas Torricelli

More Related