1 / 18

O Catolicismo e o Protestantismo

O Catolicismo e o Protestantismo. Por Susan Smith. Uma breve história da reforma. A Reforma Protestante chegou muito tarde a Portugal – talvez ainda estejamos à sua espera!

quin-king
Download Presentation

O Catolicismo e o Protestantismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Catolicismo e o Protestantismo Por Susan Smith

  2. Uma breve história da reforma A Reforma Protestante chegou muito tarde a Portugal – talvez ainda estejamos à sua espera! No meu país, como numa grande parte da Europa, a Reforma começou nas primeiras décadas do século dezasseis; embora houvessem alguns sinais que Deus estava a operar bem antes disso. Wyclif traduziu a Bíblia do Latim para o Inglês em 1380, mas foi declarado ilegal, e precisava de a ler em segredo com medo da perseguição.

  3. Uma breve história da reforma Martinho Lutero iniciou o movimento para a Reforma em 1517 – e o Protestantismo foi definitivamente estabelecido em 1648, com o Tratado de Westfália.

  4. Uma breve história da reforma Até este momento, o poder e influência do Papa era enorme e indisputado. Ele foi considerado o soberano do Reino de Deus na Terra. Mesmo hoje, o Vaticano tem governo próprio, com direitos e leis como qualquer país independente, e o Papa é considerado chefe de estado, o líder do mundo cristão, e como tal, exige a obediência de todos os cristãos. Ele é recebido pelos chefes de estado, reis e rainhas quando viaja, e por sua vez, recebe no Vaticano as personagens importantes do mundo inteiro. O Vaticano tem uma rede mundial, organizada e hierarquizada, de funcionários – arcebispos, bispos, padres, freiras entre outros

  5. Uma breve história da reforma No meu país, Inglaterra, o Rei Henrique VIII rejeitou a autoridade do Papa por razões pessoais e políticas. Ele nunca pensou em reformar a religião. Assim ficou Católico Romano em espírito até a morte. Mas em 1536, John Tyndale foi queimado em Bruges por ter traduzido a Bíblia para o Inglês; as suas últimas palavras foram, “Senhor, abre os olhos do Rei da Inglaterra!” E Deus respondeu ao seu pedido uns anos mais tarde, depois de varias pessoas terem sido martirizadas.

  6. Uma breve história da reforma Recentemente, porem, o Catolicismo Romano está a gozar de um aumento de popularidade por causa de varias pessoas influentes se converterem ao catolicismo. Hoje em dia não é considerado razoável (politicamente correcto) criticar a Igreja Católica Romana – e temos de admitir que os Católicos se mantém firmes em certos princípios tais como o aborto, eutanásia, e divórcio, enquanto os Evangélicos têm ficado mais ambivalentes ou calados.

  7. Uma breve história da reforma Entretanto, o que acontecia em Portugal durante estes séculos que viram a luz do Evangelho brilhar em outros países mais ao norte? A Inquisição aniquilou completamente a Reforma, e matou milhares de pessoas, notavelmente Judeus e Protestantes, mas também qualquer pessoa que não concordasse come a Igreja (até mesmo com a sua vizinho!)

  8. Uma breve história da reforma No mês do Abril 1507, 2000 Judeus foram massacrados no Rossio em Lisboa. Na década dos 1830s chegaram os primeiros missionários evangélicos em Portugal.

  9. Uma breve história da reforma

  10. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos Cânon oficial n.º 9 Quem afirma que o pecador é justificado unicamente pela graça é anatemizado --//-- Há vários cânones que tratam deste assunto – todos refutam a crença protestante a saber, que a salvação provêm apenas da graça. A justificação é unicamente pela fé em Jesus Cristo. João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

  11. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos A Igreja Católica Romana ensina que somos reconciliados com Deus pelo nosso sofrimento cá na terra e também no purgatório. A salvação é a dádiva de Deus. Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

  12. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos O sacerdote pode absolver a pessoa através da confissão e podemos expiar os pecados dos que já morreram, mandando rezar missas pela sua alma. Os protestantes crêem que apenas O Justo pode justificar o injusto 1 Pedro 3:18 a) Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus;

  13. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos A Igreja Católica romana nega que a obra de Cristo na cruz é suficiente. Afirma que o pecador tem de trabalhar para purificar o seu pecado por penas de purificação, sofrimentos, misérias e provas desta vida e pela morte. Se não o pecado tem de ser expiado no purgatório através das chamas e tormentos. Hebreus 9:22 b) sem derramamento de sangue não há remissão.

  14. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos Além do sangue é necessário a obediência às leis e decretos da igreja e mesmo assim não há certeza da salvação. Só o Sangue de Jesus nos pode libertar do pecado. 1 João 1:7b o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

  15. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos A Igreja Católica afirma que a hóstia (pão) e o vinho são o corpo, sangue e alma de Jesus Cristo. O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus.

  16. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos Tem 1750 leis que prescrevem as regras e práticas da Igreja. Não há liberdade de escolha, tem de obedecer a todas. A maioria dos católicos não conhece todas as leis e das que conhecem rejeitam umas e aceitam outras. A tradição da Igreja é igual à Bíblia A Bíblia é o guia do protestante. “Sola Scriptura” 2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

  17. Diferenças entre o catolicismo e o protestantismo Protestantes Católicos Romanos Segundo a Igreja Católica Romana, Jesus é sacrificado mais de 120 milhões de vezes por ano nas suas missas. A dívida foi paga totalmente. Jesus disse: Está Consumado. (João 19:30b) (Hebreus 9:28)

  18. Diferenças entre o catolicismo e protestantismo 1. Quais as dificuldades que os irmãos encontram por viverem numa sociedade tão católica? 2. Como podemos ultrapassar essas dificuldades? 3. Sabendo que Deus é soberano, porque acham que Ele vos tem aqui?

More Related