1 / 11

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA. Leucipo → Dem ó crito → Epicuro (de 400-250 a.C): A mat é ria seria constitu í da de á tomos e espa ç os vazios;

Download Presentation

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA • Leucipo → Demócrito → Epicuro (de 400-250 a.C): A matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; • Aristóteles (384-322 a.C.): A matéria seria contínua. Negava a existência de espaços vazios na matéria. As menores partículas • seriam grãos de matéria, que exibiriam todas as suas propriedades. Por mais de 2000 anos prevaleceu a teoria aristotélica... • Stahl, séc. XVIII: Flogistico, um outro elemento?

  2. Século XIX De que é constiuída a matéria? Teoria filosófica de Demócrito e Leucipo. Teorias propostas por Lavoisier. Modelo Atômico de Dalton 1. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos. 2. Um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos apresenta as mesmas propriedades e constitui um elemento químico. 3. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas,tamanhos e propriedades diferentes. 4. A combinação de átomos de elementos diferentes, numa proporção de números inteiros origina substâncias diferentes. 5. No curso de reações químicas, os átomos não são criados nem destruídos, são simplesmente rearranjados originando novas substâncias.

  3. 1803 (?) : Dalton retomou a hipótese atômica para explicar as Leis Ponderais, o comportamento dos diversos gases da atmosfera e das misturas gasosas; • 1833: Faraday estabelece uma • relação entre a eletricidade e a idéia de partículas; • Segunda metade do século: Willian Crookes desenvolve a ampola de raios catódicos.

  4. 1897: J. J. Thomson comprovou a natureza corpuscular dos raios catódicos e mediu não só a velocidade das partículas, mas também a relação entre sua carga e sua massa (Em 1911, Millikan determina a carga do elétron). • 1900: A partir dos resultados de suas experiências, Thomson propõe um novo modelo para o átomo...

  5. Modelo Atômico de Thomson (1898) Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons, estariam uniformemente distribuídos, garantindo o equilíbrio.

  6. Porém, antes do modelo atômico de Thomson, outros experimentos marcaram o final do século XIX e provocaram conseqüências profundas no século XX: a descoberta do raio X por Rötngen (1895), a descoberta e os estudos sobre a radioatividade realizados por Henri Becquerel (1896) e o casal Curie e a descoberta das radiações a, b e g por Rutherford (1898);

  7. Experimento I de Rutherford:

  8. PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX • Experimento II de Rutherford (orientador): • Resultado esperado: de acordo com os cálculos de Geiger e Marsden a partir dos • Conhecimentos já disponíveis sobre a força de interação coulombiana que ocorre entre • partículas carregadas:

  9. Modelo Atômico de Rutherford (1911) Observando as cintilações na tela de ZnS, Rutherford verificou  que muitas partículas "alfa" atravessavam a lâmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partículas "alfa" sofriam desvio. Como as partículas "alfa" têm carga elétrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto é, com o núcleo do átomo, constituído  por prótons.

More Related