1 / 21

Inovação em Produção Cultural

Inovação em Produção Cultural. Grupo:. Cristopher Alves Jerffeson Bomfin Karina Callado Laís Stefania Maiara Davi. Surgimento da gestão empresarial em produção cultural: Escândalos de renuncia fiscal. Controles mais Rigorosos!!!.

rey
Download Presentation

Inovação em Produção Cultural

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Inovação em Produção Cultural

  2. Grupo: • Cristopher Alves • Jerffeson Bomfin • Karina Callado • Laís Stefania • Maiara Davi

  3. Surgimento da gestão empresarial em produção cultural:Escândalos de renuncia fiscal Controles mais Rigorosos!!!

  4. Por que há uma resistência da classe artística em adotar princípio de gestão?Natureza anárquica “Contrapartida” “Artistas mais bem sucedidos tem um olho na criação e outro na gestão” (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  5. Visão Centrada no Produto X Foco no mercado Como conciliar essa visão centrada no produto com as crescentes demandas do mercado?

  6. Como pedir a um artista plástico que pinte quadros para um mercado de arquitetos, decoradores e colecionadores sem interferir em seu processo criativo?O Gênio Criativo precisa do mercado“É justamente no setor de entretenimento desdenhado por segmentos da classe artística e pensadores da cultura que a mentalidade empresarial está mais desenvolvida” (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  7. Inovação x Fazer artístico: Importância da produção cultural: “Não é o fazer artístico propriamente dito, mas a disseminação dessa criação” (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  8. Metamorfose Ambulante X Vivendo em “beta”: Por que o setor cultural, tão afeito a contestações e preocupado em manter-se na vanguarda é tão resistente a mudanças que não vindas do seu próprio meio? “Artistas vivem no seu dia-a-dia aquilo que os engenheiros de produto chamam de Viver em beta, ou seja, nunca chegam a uma versão final” (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  9. Inovação em produção cultural na prática Três tipos de inovações diferentes:

  10. Conceitos de Inovação: “Única forma de converter mudanças em oportunidades” (Drucher,1994) “Aproveitamento bem sucedido de novas idéias” (DTI,1994) “O reconhecimento de oportunidades para a mudança lucrativa e a perseguição dessas oportunidades até a adoção pratica” (Baumol,2002) “Inovação é a implementação de uma nova(para a empresa) solução visando melhorar sua posição competitiva, seu desempenho ou seu Know- how(conhecimento)” (Manual de Oslo- ESCD,2005)

  11. Estágios do processo de inovação tecnológica(Tofler-1970): Tecnologia gera tecnologia...

  12. Três tempos distintos contabilizados no processo de difusão de uma inovação: • Velocidade na difusão da inovação individual; • Tempo envolvido na adoção prévia ou tardia de um usuário ou grupo; • Tempo em que a inovação é adotada pelo sistema social como um todo. • “Quando a inovação mostra-se superior, ela começa a repor o produto antigo e vai se tornando difícil obter a tecnologia antiga no mercado que fica obsoleta” • (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  13. Categorias de adotantes de um produto inovador(Moore,1991): • Inovadores: Imunes ao risco (Entusiastas pela tecnologia) • Adeptos iniciais:Visionários • Maioria inicial:Pragmáticos • Maioria tardia:Conservadores • Retardatários: Alérgicos ao risco (Céticos) Fonte:Reverb,dissonância sistêmica

  14. Mudanças inovadoras em alguns setores na arte e na cultura: • Teatro: • Evolução na arena de palco aberto da Antiguidade Clássica, passando pela arena e palco cobertos do teatro elizabetano do século XVI ao palco e platéia italianos da mesma época que resultaram no teatro moderno. Livro: Ao longo dos milênios evoluiu em rolos de papiro,pergaminho,manuscritos iluminados,livros impressos e agora livros eletrônicos.O que esperar do livro do futuro? Fonte:Inovação e empreendedorismo em cultura e artes de Dennis Hanson e Sérgio Macena Fonte:Inovação e empreendedorismo em cultura e artes de Dennis Hanson e Sérgio Macena

  15. Mudanças inovadoras em alguns setores na arte e na cultura: • Cinema(nova forma de fazer teatro):Do cinema mudo e em preto e banco cinema Cenemascope com son dolby estéreo(com fotografia 35 mm ultra-larga na proporção de 2.55:1, e ainda mais importante, com a adoção do som estereofônico) chegando ao cinema com som Blu-Ray Fonte:Inovação e empreendedorismo em cultura e artes de Dennis Hanson e Sérgio Macena • Televisão(versão domestica do cinema):Sofreu mudanças rápidas desde a segunda guerra . Hoje já há convergência entre a tv,computador, dvd e internet Fonte:Inovação e empreendedorismo em cultura e artes de Dennis Hanson e Sérgio Macena

  16. Fatores que determinam o sucesso da comercialização da obra:

  17. Se a arte e a inovação caminham de forma integrada e inovação é o processo de levar uma invenção ao mercado, que processo e/ou etapas devem ser respeitados?

  18. Evolução dos estágios de adoção da inovação da indústria criativa: Criação da obra Franquia da obra Obra com empreendimento Comercialização da obra Fonte:Inovação e empreendedorismo em cultura e artes de Dennis Hanson e Sérgio Macena “O “caminhar” da arte, na curva de adoção de novas tecnologias (invenções) em produtos, é uma trajetória de inovação, devendo ser gerenciada não só pelo autor, como também, pelo produtor de cultura” (Dennis Hanson e Sérgio Macena)

  19. CASE Arte Alta/ Erudita: Foco no Produto Arte Baixa/ Entretenimento: Foco no mercado Stand up Comedy É uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.

  20. Conclusão: • Arte e inovação estão intimamente ligadas. • Não há arte ou produção cultural se não houver para elas um mercado e que uma visão empresarial é fundamental para sua disseminação. • É preciso reensinar a certos setores da cultura a viver em beta e abraçar a mudança com o fervor das vanguardas. • A indústria, ou o negócio, da cultura é um poderoso motor de desenvolvimento sustentável sendo, além de pouco poluente, responsável pela manutenção da identidade de um povo e promoção de sua independência simbólica em um mundo globalizado.

  21. Os Princípios de gestão parecem ferir certos setores da arte e da cultura ultrapassados como a “prostituição da arte” ou a “excessiva concessão do mercado” escondendo um elitismo e um esnobismo intelectual por trás de uma falsa postura de vanguarda. No entanto, os artistas mais bem sucedidos tem um olho na criação e outro na gestão e na inovação...(Dennis Hanson e Sérgio Macena) Obrigado!!!!

More Related