1 / 16

OBJETIVO:

TEMA: GESTÃO ESCOLAR PALESTRA: A Gestão e o Perfil do Coordenador Pedagógico na Liderança da Prática Escolar. MEDIADORAS: Márcia Escudero e Aldezi de Lima LOCAL : Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, DATA: 19/09/2012. HORÁRIO: 08hs. OBJETIVO:

Download Presentation

OBJETIVO:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TEMA: GESTÃO ESCOLARPALESTRA: A Gestão e o Perfil do Coordenador Pedagógico na Liderança da Prática Escolar. MEDIADORAS: Márcia Escudero e Aldezi de Lima LOCAL : Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, DATA: 19/09/2012. HORÁRIO: 08hs.

  2. OBJETIVO: Refletir o perfil do coordenador pedagógico nas suas práticas em gestão escolar, dentro de uma perspectiva de liderança democrática e participativa, frente aos desafios: pedagógicos, socioeconômicos, tecnológicos, globais, éticos e culturais.

  3. A LIDERANÇA: um componente especial da gestão democrática Gestão escolar é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, tendo como base as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação do projeto político-pedagógico e também o compromisso com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (soluções próprias, no âmbito de suas competências), de participação e compartilhamento (tomada de decisões conjuntas e efetivação de resultados) e auto-controle (acompanhamento e avaliação com retorno de informações). Condições estas contempladas nas dimensões articuladora, formadora e transformadora.

  4. Mas, como ser um bom coordenador pedagógico sem conhecer quais os desafios que a sociedade apresenta para as organizações e os cidadãos? Cabe-lhe, para tanto, compreender uma série de aspectos que envolvem a educação, a saber: • Qual o sentido da educação, seus fundamentos, princípios, diretrizes e objetivos propostos pela teoria educacional e pela legislação? • Qual o sentido e os objetivos da educação na sociedade atual?

  5. Como se organiza o processo educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino para atender as novas demandas? • Qual o papel da escola e de seu corpo docente segundo as proposições legais e as demandas sociais? • Que princípios e diretrizes constituem uma escola efetiva? • Quem são os alunos a quem a escola deve atender? Quais suas necessidades? Suas características pessoais e orientações para a vida?

  6. Quais suas necessidades educacionais e humanas em relação ao estágio de desenvolvimento e seus desafios sociais? • Em que condições aprendem melhor? • Como se pode organizar a escola para oferecer ao aluno condições educacionais favoráveis para a sua formação e aprendizagem efetiva?

  7. Essas são por certo questões sobre as quais os educadores e, em especial, o coordenador pedagógico devem refletir e aprofundar seus estudos e conhecimentos, buscando na literatura pertinente o apoio a essa tarefa, a exemplo: • Constituição Federal e Estadual; • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; • Diretrizes Curriculares Nacionais dos diversos níveis e modalidades de ensino;

  8. Regimento Escolar; • Legislação Educacional do Estado e Município; • Instrumentos Normativos e Executivos de seu sistema e rede de ensino; • Estatuto do Magistério; • Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;

  9. Em um texto xerografado sem referência ao seu autor, características de pessoas que exercem a liderança com efetividade são colocadas como ponto fundamental no exercício dessa função. Segundo esse texto, a pessoa que a exerce é: • Autoconfiante – conhece seus pontos fortes e fracos e utiliza suas qualidades para compensar possíveis deficiências. • Têm segurança de sua autoridade, não precisa afirmá-la constantemente.

  10. Ver a si mesmo como um agente de mudança, capaz de fazer crescer e melhorar a organização ou grupo que lidera. • Tem profunda compreensão e convicção quanto aos objetivos a serem alcançados. • É hábil na comunicação clara e atraente desses objetivos engajando os demais na sua busca. • Mantém o foco nos objetivos, adespeito de dificuldades, obstáculos, contratempo.

  11. Tem sensibilidade ao ambiente e às pessoas, adequando estratégias e ações à realidade ao seu redor. • Tem personalidade sociável – habilidade para promover e lidar com interações sociais. • É capaz de criar um clima de apoio e confiança, que contribui para a melhoria de desempenho de todos. • É carismático, porém utiliza seu carisma de forma socialmente construtiva, para servir a outros.

  12. Sabe ouvir. Ouve sem fazer pré-julgamentos. • Exibe comportamento ético, honestidade e integridade. • Tem apurado senso de justiça. • É coerente. Demonstra em palavras e em ações uma constância de visão, de valores e de comportamentos, porém sem rigidez que o impeça de “corrigir o rumo” quando necessário. • É inteligente e capaz de aprender conceitualmente o mundo ao seu redor, sem precisar fazer demonstrações de “academicismo”. • Gosta do que faz.

  13. Em suma, o coordenador líder vive diariamente um embate entre aquiescências e divergências, entre conformismo e resistência. Diante desse embate o coordenador pode, por vezes sentir-se perplexo e até mesmo impotente no sentido de fazer diminuir o espaço da contradição e da diversidade, a partir da explicação do significado por trás das falas, ações e omissões que ocorrem na escola, e das regularidades praticadas em seu interior, revelando as possibilidades de diminuir as contradições e discrepâncias entre realidade e proposições.

  14. No entanto, o Coordenador Pedagógico deve vê-las como são, sem medo de enfrentar suas limitações, sendo esta condição indispensável para o desempenho de sua função de coordenador e realização da potencialidade educacional. Pois, liderança é um termo para o qual cabem muitas definições, em geral envolvendo dinâmicas do funcionamento de grupos e a capacidade de influenciar comportamentos.

  15. Porém a liderança não se adquire apenas pelo entendimento de conceitos ou noções ou mesmo em participações de palestras, seminários, etc. A liderança se desenvolve através de muito conhecimento, muita leitura, muita avaliação e principalmente, por muita prática, muita ação. A liderança é, portanto aprendida. É preciso querer e fazer. Nesse sentido, entende-se que a autoridade formal é apenas suficiente para tornar uma pessoa chefe, mas nunca o suficiente para torná-la líder. É preciso ir para além da formalidade e investir fortemente na gestão de pessoas.

  16. EXIBIÇÃO DA PALESTRA DE MAURA BARBOSA, COORDENADORA PEDAGÓGICA. OBRRIGADA A TODOS E A TODAS FORMADORAS DE GESTORES DA DRE: Márcia e aldezi

More Related