1 / 12

O ESTUDO DAS PIRÂMIDES

O ESTUDO DAS PIRÂMIDES. INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (UERJ) 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ. A pirâmide é considerada um dos mais antigos sólidos geométricos construídos pelo homem. Uma das mais famosas é a pirâmide de Quéops,

riley-moon
Download Presentation

O ESTUDO DAS PIRÂMIDES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ESTUDO DAS PIRÂMIDES INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (UERJ) 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ

  2. A pirâmide é considerada um dos mais antigos sólidos geométricos construídos pelo homem. Uma das mais famosas é a pirâmide de Quéops, construída em 2.500 a.C., com 150 m de altura, aproximadamente - o que pode ser comparado a um prédio de 50 andares. Quando pensamos numa pirâmide, vem-nos à cabeça a imagem da pirâmide egípcia, cuja base é um quadrado. Contudo, o conceito geométrico de pirâmide é um pouco mais amplo: sua base pode ser formada por qualquer polígono. As figuras abaixo representam pirâmides:

  3. UMA DEFINIÇÃO SIMPLES: Uma pirâmide é um sólido geométrico, cuja base é um polígono e cujas faces laterais são triângulos que possuem um vértice comum.

  4. Uma pirâmide diz-se reta, se o projeção do vértice da pirâmide coincide com o centro da base. Uma pirâmide reta cuja base é um polígono regular diz-se uma pirâmide regular. Quando a projeção do vértice não coincide com o centro do polígono da base, diz-se que a pirâmide é oblíqua.

  5. A altura da pirâmide é um segmento perpendicular à base e que passa por V (vértice). Uma pirâmide é regular se a base é um polígono regular e as faces laterais são triângulos isósceles iguais. Com isso o pé da altura é o centro do polígono da base, como mostram as figuras abaixo.

  6. A altura de cada uma das faces laterais é denominada de apótema da pirâmide. É evidente que, sendo a base um polígono regular, este também tem um apótema, a que se chama apótema da base. 

  7. ÁREAS DA PIRÂMIDE • Pirâmide Irregular • É claro que se uma pirâmide for irregular, a sua área lateral será igual à soma das áreas de todos os triângulos que são as suas faces laterais. Nesse caso a área total será igual à soma da área lateral mais a área da base. 2) Pirâmide Regular Para as pirâmides regulares, como todos os triângulos que formam as faces laterais são isósceles e congruentes, podemos obter uma fórmula para o cálculo da área lateral. 1) Área de uma das faces laterais: 2) Área lateral: (lembre-se que são n faces iguais)

  8. Na fórmula da área lateral, p representa o semi-perímetro da base e m é o apótema da pirâmide regular. 2) Área Total: A área total, como é a soma da área lateral com a área da base, será igual a:

  9. O VOLUME DE UMA PIRÂMIDE VOLUME DO PRISMA= B . H VOLUME DA PIRÂMIDE = B . H 3 MAS SERÁ QUE TAL FÓRMULA SÓ VALE NAS PIRÂMIDES DE BASES TRIANGULARES?

  10. Note que o prisma de bases triangulares pode ser subdividido em três pirâmides de mesmo volume. Dessa forma, o volume de cada uma delas é igual à 1/3 do volume do prisma.

  11. Podemos, por exemplo, imaginar um cubo (prisma) subdividido em 6 pirâmides de base quadrada. Cada face do cubo é a base de uma dessas pirâmides. O centro do cubo é o vértice de todas as pirâmides. Percebemos ainda que a altura do cubo (sua própria aresta) é igual ao dobro da altura de uma das pirâmides (h), ou seja H = a = 2 h. Sabemos que o volume do cubo (a3) pode ser também ser representado por B . H, onde B representa a área de sua base e H representa a sua altura. Notamos também que a base de uma das pirâmides é igual à base do cubo.

  12. O volume de uma dessas pirâmides é igual ao volume do cubo, dividido por 6, logo: OBS: No caso de uma pirâmide de base qualquer, podemos imaginar a sua base subdividida em n triângulos e a pirâmide, repartida em n pirâmides triangulares. Logo, o volume da pirâmide será igual à soma dos volumes dessas n pirâmides. Isso acarretará que o volume de QUALQUER pirâmide possa ser calculado como:

More Related