1 / 0

Módulo 4 Instalações de equipamento de dados

Módulo 4 Instalações de equipamento de dados. Versão 1.0 22 de Septembro de 2011. Introdução. Introdução. A informação está no cerne de qualquer negócio , e as necessidades de armazenamento das organizações devem crescer até 60% por ano até 2020;

ronna
Download Presentation

Módulo 4 Instalações de equipamento de dados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Módulo 4Instalações de equipamento de dados

    Versão 1.022 de Septembro de 2011
  2. Introdução
  3. Introdução A informaçãoestá no cerne de qualquernegócio, e as necessidades de armazenamento das organizaçõesdevemcresceraté 60% poranoaté 2020; Enquantoque o armazenamento de dados deverá ser responsávelporumagrande parte daenergiaconsumidapelos “data centers” nospróximosanos, é crucial paratornarossistemas de armazenamentoenergeticamentemaiseficientes; Este móduloadopta a terminologiautilizadapelaAssociaçãodaIndústria de Armazenamento de Rede (SNIA, Storage Networking Industry Association ) emque é proposto um elemento de armazenamentoparaenglobarossistemas de agregaçãotaiscomoossubsistemas RAID e osservidores de ficheiros, enquantoque o dispositivo de armazenamento é utilizadopararepresentarcomponentesindividuaistaiscomo o disco rígido e drives de estadosólido.
  4. Taxonomia de armazenamento
  5. Taxonomia de armazenamento A SNIA propôsumataxonomia de soluções de armazenamentoparafacilitar a evoluçãodaeficiênciaenergética de diferentewsequipamentos de armazenamento. Estataxonomia, que, de algumamaneira, é seguidapela ENERGY STAR, tem as seguintescategoriasprincipais: Online; Próximo-Online; Biblioteca de multimédia- amovível; Biblioteca de multimédia virtual; Produtocomplemento; Elemento de interconexão.
  6. Taxonomia de armazenamento As classificaçõesreferidasestãoaindadivididosempequenascategoriasquelevamemcontadiversosfatorescomo a conetividade, semnenhumaavaria e capacidade-serviço. Estataxonomiatambémrefleteosdiferentesníveis de armazenamentoencontradosemgrandesinstalaçõestaiscomoos “data centers”. A classificaçãocomum de níveis de armazenamentoinclui as seguintescategorias: Online; Próximo-Online; Offline.
  7. Taxonomia de armazenamento É comumencontrarimplementaçõesem “data centeres” e grandesempresas com váriascamadashorizontais de armazenamentogeralmentedenominadas de Online 1, Online 2, backup disco para disco e arquivosem disco e disk archives e meiosremoviveis. Cadaumadestascamadaspodeutilizarabordagensparasoluções de armazenamentoemcamadasverticais. Exemplo de umaimplementação de armazenamentoemcamadashorizontaisutilizandosoluções de EMCs. Cadacamadapodeaindaconterprodutos de armzenamentoemcamadasverticais.[EMC 2008]
  8. Taxonomia de armazenamento Soluções de armazenamentotaiscomovetores de disco sãocompostaspor “drives” quefornecemcapacidade de armazenamentobruto e componentesadicionaisquepermitem um “interface” para o armazenamentobruto e melhoram a confiança no armazenamento. A terminologia SNIA refere-se aoscomponentesindividuaisquecompõem as soluções de capacidade de armazenamento de matérias-primascomodispositivos de armazenamento. Carregadores de fita; “Drives” de disco rígido; Drives de estadosólido. A solução de armazenamento de compostoscomo um produtoanexado à rede é denominadocomoelemento de armazenamento
  9. Dispositivos de armazenamento Sistemasbaseadosemfita, Drives de Disco Rígido, Drives de Estado Sólido, Discos RígidosHíbridos
  10. Sistemasbaseadosemfita As cassetestêmsidoapontadascomo um dos tiposeconomicamenteeficientesparaarmazenamento de dados a longoprazo. Emdeterminadoscenários de armazenamento a longo-prazo, taiscomo o “backup” e arquivoem “data centers” de médiadimensão, os discos rígidospodem ser, emmédia, 23 vezesmaiscaros do que as soluçõesemfita e podemcustar 290 vezesmais do que as fitasparaalimentar e pararefrigerar. A consolidação de dados queutilizamsistemas de arquivobaseadosemfitapodemdiminuirconsideravelmente o custo do funcionamento de centros de armazenamento. Com umavida de arquivo de 30 anos e com grandecapacidade de armazenamento, as cassetessãosempreumasoluçãoatrativa dos “data centers” com um “backup” com longaduração e com requisitos de arquivo.
  11. Drives de Discos Rígidos As “drives” de disco rígidotêmsidoosmeiospreferidospara o armazenamentonão-volátil de dados queofereceumaescritarápida e tempos de recuperação. Um disco rígido é compostopor um oumaispratosrígidosquegiramsobre um eixo com motor colocadodentro de umacaixa de metal, tambémconhecidacomogabinete de disco; Os dados são gravados / lidos por cabeças que flutuam acima dos pratos; Um braçoatuador é responsávelpelamovimentação as cabeçasatravés dos pratos, permitindoquecadacabeçaaceda a quasetoda a superfície do prato à medidaquegira. Ilustração de componentes de HDD components (cortesiadaWikipedia).
  12. Drives de Discos Rígidos A presença de elementos móveis, tais como motores e braços atuadores são mencionados frequentemente como responsáveis ​​pela maior parte da energia consumida pelos discos rígidos. Para melhorar a transferência de dados, os fabricantes aumentam a velocidade com que pratos giram, que por sua vez aumenta a energia consumida por discos rígidos;; Os pratosquegiram a velocidades de 15K RPMs sãocomunspara “drives” atuais de discos rígidos de alto rendimento. Têmsidopropostasváriastécnicasparamelhorar a eficiênciaenergética dos discos rígidos.
  13. “Drives” de RiscosRígidos – Modo de Economia de Energia Emrespostaao Program Energy Star, osfabricantes de HDD estabeleceram e implementaramestadosinativos e emesperapara HDDs. Durante essesestados, sãoutilizadastécnicastaisos disco de desativaçãodarotação com velocidadevariável; A figurailustraosmodos de economia de energia dos PCs. Os quadrossombreadoscorrespondem a estadosgeralmentealcançadospor HDDs. Se um PC atinge o estado de suspensão, entãocessamtodas as operações de HDD. A implementação de estadosinativosvariaconsoante as soluções.
  14. “Drives” de RiscosRígidos – Modo de Economia de Energia A tecnologia de Seagate PowerChoiceTM, implementa, porexemplo, trêsestadosinativosdiferentes. Os passosespecíficospara a economia de energiaimplementadosporcadaestadoPowerChoiceparauma “drive” de 7.2K-rpm sãoosseguintes: A inativo: Disativa a maior parte do sistema do servo, reduz o consumo do processador e do canal de energia e ospratoscontinuam a girar a 7.2k-rpm. B inativo: Disativa a maior parte do sistema do servo, reduz o consumo do processador e do canal de energia, as cabeçasestãoparadas e ospratoscontinuam a girar a7.2k-rpm. C inativo: Disativa a maior parte do sistema do servo, reduz o consumo do processador e do canal de energia, as cabeçasestãoparadas e ospratostêm a suavelocidadereduzida. Z emstandby: As cabeçasestãoparadas, o motor prinicipal é giradoparabaixo e a “drive” respondeapenasaoscomandossemmeios de acesso.
  15. “Drives” de RiscosRígidos – Modo de Economia de Energia Préviaseconomias de energiaalcançadasemdiferentesestados de inatividade e de “standby”para um disco rígido de 2.5 polegadas SAS.
  16. “Drives” de RiscosRígidos – Modo de Economia de Energia Economia de energiautilizando a desativação do disco nosmodos de “standby”
  17. “Drives” de Discos Rígidos – TécnicasUtilizadaspela Western Digital A Western Digital utilizadiversasabordagensparadiminuir o consumo de energia das suas “drives” atravésdaotimização dos tempos de pesquisa e dareduçãodaresistênciaaerodinâmica das cabeçasnospratosgiratórios. As principaistecnologiassãodescritasdaseguintemaneira: IntelliSeekTM: o movimento do atuador é controlado de forma a que a cabeça atinge um setor apenas no momento de ler / escrever a parte seguinte da informação, evitando movimentos bruscos e desnecessários; IntelliParkTM: estatécnicaconsisteemestacionar as cabeçasda “drive” nazonaseguradepois de um períodoinativo de fábrica com o objetivo de reduzir a resistênciaaerodinâmicasobreospratosgiratórios; IntelliPowerTM: compreende um conjunto de tecnologias com o objetivo de proporcionar um equilíbriodavelocidadegiratória dos pratos, a velocidade de transferência e o tamanho do esconderijo de forma a maximizar a eficiênciaenergética. A combinaçãodestastrêstecnologias, reduziu o consumo de energia das suas “Drives” Caviar, até 40% emrelaçãoàs “drives” padrão de desktop.
  18. “Drives” de Discos Rígidos- Redução do Fator Forma Enquantoqueosmotores e osatuadoressãoresponsáveispelamaioriadaenergiaconsumidapor “drives” de riscorígido, a tendênciaparatornar as “drives” maisenergeticamenteseficientes é utilizarosmodeloscompatos (Small Form Factors, SFFs), quesão 70% maispequenas do quegabinetes de 3.5-polegadas. Energiaaproximadamadamenteconsumidapordoismodelos de “drives” de disco rígidoproduzidaspela Seagate.
  19. “Drives” de Discos Rígidos- Redução do Fator Forma È óbvioque o fato de teruma forma pequenaleva a queconsumasubstancialmentemenosenergia: Quandoestáativo, consomeaproximadamente 46% menosenergia do que a seuhomólogo de 3.5-polegadas, queestadiferençapodeatingir53% quando o disco estáinativo; Considerando o custodaalimentação de 24 “drives” durante o período de um ano, tendocomoexemplo o consumo de energiaativa e um preço de0.11 Euros porKWh, 24 ”drives” de 3.5-polegadas custariaaproximadamente 298 Euros paraalimentar, considerandoque24 HDs de 2.5-polegadas custaria160 Euros porano; As poupançassão de cerca 138 Euros porano com apenas24 “drives”. Nos “data centers” com sistemas de armazenamento com centenas e milhares de discos, as poupançaspodemfacilmente ascender valores de mulhares de euros.
  20. Drives de Discos Rígidos – OutrasTécnicas O Native Command Queuing (NCQ) é uma tecnologia criada para melhorar a eficiência dos discos rígidos SATA sob certas condições para permitir que o disco rígido otimize internamente a ordem que recebeu e que os pedidos de leitura e de escrita sejam executadas. Estatécnica, juntamente com esconderijos de memória, podemodificar a ordem de acessoaos discos, o aumentodaduração dos períodos de inatividade e tiravantagens do fato dos pratosgirarem a avelocidadesvariáveis. O Seagate informaque 70% do material utilizadoparaproduzir a série de discos rígidosBarracuda®+ Lppode ser reciclado; Foramfeitasmelhoriasparafazer com que o elevadodesempenho HDDs alcanceuma performance maiorpor Watt.
  21. “Drives” de Estado Sólido As “drives” de estadosólido (Solid State Drives,SSDs) sãoequipadas, entre outroscomponentes, com pacotes de memória flash e um controlador responsável por várias tarefas. Aocontrário dos HDDs, os SSDs nãopossuempeçasmecânicascomomotores e cabeçasmóveis. SSD main components
  22. “Drives” de Estado Sólido AsSSDsatualmentedisponíveisdependem de NAND que se baseiamemmemória flash aoempregardoistipos de células de memória de acordo com o número de bits queumacélulapodearmazenar: Flash de Single-Level Cell (SLC) podearmazenar um bit porcélula; Memória de Multi-Level Cell (MLC) podemarmazenar 2 ou 4 bits porcélula. Células de memóriabaseadasem NAND têm um número limitado de gravações, geralmente entre 10.000 e 100.000, o que, no início, faz questionar a confiança nos SSDs. O tempo médio entre falhas de SSDs é, normalmente, melhoradaporcélulas de embalagemadicional de memória no SSDs e substitui, de forma transparente, as célulasdefeituosas. A memória em SSDs está organizado em páginas cujo tamanho varia de 512-4096 bytes, e todas as operações de leitura e gravação têm lugar na granulosidade da página.
  23. “Drives” de Estado Sólido Devido a problemas do design e do númerolimitado de gravaçõespermitidasporcélulas de memória, umaoperação de gravaçãorequerque as célulassejamapagadas antes que o novo conteúdosejaescrito, e as operações de eliminaçãosãorealizadasapenas no blocoprudente; A páginapode ser modificada ( escrita) apenasdepois de todo o bloco a quepertence ser apagado, o quetorna as operações de escritasignificativamentemaiscaras do que as de leituraemtermos de consumo de desempenho e de energia; A implementação de TRIM pode melhorar o desempenho da escrita , permitindo que o sistema operacional notifique a “drive” SSD sobre blocos de dados que tanham sido lançados, devido à exclusão de um arquivo. Istopermiteque o controlador de SSD façaotimizações de comandosapagadosquemelhoramaindamais o desempenho de operações de escrita.
  24. “Drives” de Estado Sólido Os SSDs sãoenergeticamentemaiseficientesconfiáveisdevido à falta de peçasmecânicastaiscomomotores e atuadores de criadores de menoscalor. “Drives” de disco rígidoversus “drives” de estadosólido
  25. “Drives” de Estado Sólido Comparação entre a empresa Seagate’s Pulsar SSDs e uma das suas “drives” de riscorígido de elevadodesempenhoSAS 15k-rpm
  26. Drives” de Estado Sólido Comparação entre o desempenho dos SSDs e dos HDDs paraaplicações de acessoaleatório. Velocidade de transferência de SSD e HDD (MB/sec.) paratransferênciasaleatórias
  27. Drives” de Estado Sólido Quandoconsiderado o custo do MB pordólar, os SSDs ficamfrequentementeaquém das “drives” de disco rígido. Contudo, o cenário é diferentequando se considera o custopor IOPS. Os SSDs tornam-se umatecnologiamuitocomplementar become a very complementary technology paraequilibrar o desempenho, a disponibilidade, a capacidade e a energiaemníveis de aplicaçãodiferentes. À medidaque o preço dos SSDs diminui, tornam-se um meioatrativoparasoluções de armazenamento de elevadodesempenho.
  28. Discos rígidoshíbridos (HHDs) HHDs são “drives” de discos rígidosequipados com grandesmemóriasintermédiasfeitas de memóriasnãovoláteisquevisamminimizaros dados escritos e lidos nospratos. Aoutilizarestagrandememóriaintermédia, ospratos do disco rígidoestãoemrepousoquasetodo o tempo, emvez de rodaremconstantementecomoos HDDs. Esta memória flash adicional pode minimizar a energia consumida por soluções de armazenamento, reduzindo a energia consumida pelos motores e braços mecânicos.
  29. Elementos de armazenamento Matrizes de disco e MAIDs,Armazenamentosdiretamenteligados, áreas de armazenamento de redes e Armazenamentoligado a rede
  30. Elementos de armazenamento Elementos de armazenamento –vetores de discos, armazenamentodiretoanexado e armazenamentoemredequesãoutilizados e combinadosparamelhorar a eficiênciaenergética das soluções de armazenamento de materiaiscompostos. Ao escolher as soluções de armazenamento em rede e ao projetar redes de área de armazenamento, é essencial conhecer a aplicação que vai utilizar os recursos de armazenamento. Um elemento de armazenamento ou solução de armazenamento implantado num “data center” inclui, geralmente, vários componentes: Vetores de risco, controladores, “switches” de rede, “drives” de disco duro, “drives” de estadosólido Fontes de alimentação, Ventiladores Unidades de Distribuição de Energia(PDUs).
  31. Elementos de armazenamento Aoescolher as soluções de armazenamentoemrede e aoprojetar a área de armazenamento de redes, é essencialconhecer a aplicaçãoquevaiutilizarosrecursos de armazenamento. Desempenho das aplicações e da “drive” e das exigênciasdaconetividade
  32. Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs Um “disk array” é um sistema de armazenamentoquecontèmmúltiplos discos rígidos. Apenas um grupo de discos(JBOD); Grupoligado de discos(SBOD(SBOD) ; Grupoextendido de discos(EBOD). Componentescomuns de um conjunto de discos incluem : Matriz de controladores; Esconderijo de memórias; Compartimentos de discos; Fontes de alimentação. O conjunto de discos pode ser diretamente ligado a servidores através de uma série de “interfaces”, são muitas vezes parte de um sistema de armazenamento mais sofisticado, como armazenamento ligado à rede ou de área de armazenamento de redes.
  33. -Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs A fim de melhorar sua fiabilidade e tolerância a falhas, os conjuntos de disco são geralmente equipados com fontes de alimentação múltipla. “Drives”do disco sãooselementosquemaisenergiaconsomemnamatriz; É crucial escolher “drives” quesãoeficientes e com recursosquepodemminimizar o consumo de energia sob a carga de trabalhoesperada. O nível de RAID também afeta a eficiência energética de um sistema de armazenamento, como “drives” utilizados para proteção não são utilizados ​​para recuperar dados, mas consomem energia, como as outras “drives”. Tipos de RAID e eficiência
  34. Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs É importanteque as fontes de alimentação de matrizes de armazenamentosejameficientementeenergéticas. Matrizes de disco utilizam o seguinte equipamento, para ajudar a minimizar a energia consumida pelo subsistema de armazenamento e reduzir os custos Discos com velocidade variável; Discos com caraterísticasdadesativaçãodarotação; Armazenamento misto. A eficiência de recursos de economia de energia são várias, muitas vezes dependente sda carga de trabalho. A grandevariedade de discos inativos (Massive Array of Idle Disks, MAID) podelevaratépoupançasatéos 70%. As poupanças de energiageralmentepodem ser substanciaisquando a tecnologia MAID é aplicadaaoarmazenamentopróximo de linhaemqueos recursos de armazenamento podem permanecer inativos por longos períodos de tempo.
  35. Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs MAID é umatecnologiaquecombina a memóriaesconderijo e os discos inativosparasolicitações de serviços, apenasrodandoos discos, conformenecessário. Parar a rotação do eixo com discos rígidosacedidos com menosfrequênciapodereduzir o consumoenergetico. A quantidade de funçõesque o MAID podeeconomizardependedaaplicaçãoqueutilizaos discos e com quefrequência a aplicaçãoacedeaos discos.
  36. Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs As técnicas MAID atingiram a suasegundageração, ondeimplementamumagestãointeligente de energia (Intelligent Power Management (IPM)) com modalidadesdiferentes de economia de energia e de desempenho. Os níveistípicosdaconfiguração MAID são: Nível 0: Operação normal, “drives” de 7.2K-rpm, cabeçascarregadas Nível1: Cabeçasda “Drive” de disco rígidosãodescarregadas. Segundo tempo de recuperação Nível2: Cabeçasda “Drive” de disco rígidosãodescarregadas. Pratosabrandam 4k-rpms. Tempo de recuperação de 15 segundos. Nível3: “Drives” de disco rígidoparam de rodar (modo de suspensão; ligado) Tempo de recuperação de 30 a 45 segundos.
  37. Elementos de armazenamento- Conjunto de Discos e MAIDs Nexsan afirma que, aplicando as políticas adequadas para determinar o nível de velocidade de acesso e nívels de MAID, pode ser alcançada uma redução até 70% das necessidades energéticas. As MAID podebeneficiarconsideravelmente de “drives” de discos rígidosquetêmmúltiplosestados de inatividade. Potênciamédianecessáriaparadiferenetsníveis de AutoMAID
  38. Elementos de Armazenamento- Armazenamentodiretamenteligado (Direct Attached Storage, DAS) O DAS consiste num sistema de armazenamento de dados ligada a uma máquina sem uma rede no meio. Os principais protocolos para a interligação de DAS e os hospedeiros são eSATA, SATA, SCSI e SAS. As soluções DAS beneficiam das melhorias de eficiência energética alcançadas pelos equipamentos, tais como “drives” de disco rígido, os SSDs e matrizes de disco. Os fabricantes dos DAS têmvindo a desenvolverváriassoluçõesquepodemmelhorar a eficiênciaemergética dos sistemas dos DAS, taiscomo: Melhorias das fontes de alimentação de energia; Utilização de grandecapacidade de “drives” de disco rígidoparacertasaplicações; Co-existência de “drives” mistas no compartimento do mesmo disco para ativar camadas de armazenamento vertical;
  39. Elementos de Armazenamento- Armazenamentosdiretamenteligado (Direct Attached Storage, DAS) Introdução de compartimentos de pequena forma queeconomizam espaço em “data centers” e pode diminuir a pegada de energia utilizando mais energia eficiente HDDs de 2,5 polegadas; Utilização de níveis de RAID e mecanismosmaiseficientesenergeticamente Ventiladoresvariáveis e de temperaturacontroladaprojetadoparaoferecer um ótimodesempenho e eficiênciaenergética. Desempenho de SPC-1C e consumoenergéticoparaDell PowerVault MD1000 e matrizes do PowerVault MD1120 DAS
  40. Elementos de armazenamento – Áreas de armazenamento de rede (SANs) e armazenamentoligado à rede (NAS) Para evitar a criação de ilhas de informação, as SANs tentam consolidar os dados, permitindo que equipamentos de armazenamento sejam acedidos pelos servidores através da rede geral numa forma em bloco utilizando protocolos como o iSCSI, FibreChannelProtocol (FCP) e o FibreChannel através da Ethernet. Os principais componentes ou camadas das SAN são representados por:
  41. Elementos de armazenamento – Áreas de armazenamento de rede (SANs) e armazenamentoligado à rede (NAS) Há vários tipos de aplicações podem beneficiar de soluções SAN: Aplicações de elevadodesempenhopodemutilizar as paraarmazenar dados e para “check-point”; Atravésde um reduzidoaprovisionamentoalgumasaplicaçõespodematrbuír, medianteprocura, o armazenamento das SAN; As aplicações dos banco de dados queexigem tempo rápidoparaos dados podembeneficiar do acessoaos dados emnível de bloco de baixalatênciaoferecidospelas SANs; Operações de backup de toda a empresa podem ser centralizados; Virtualização de servidores pode fazer uso pesado de uma SAN para armazenar imagens de máquinas virtuais, fotografias e permitir a migração de máquinas virtuais. Um ambiente das SAN diferencia–se das soluções NAS, no sentido de que geralmente não oferecem ferramentas para expor dispositivos de armazenamento para os servidores como se fossem arquivo ao nível do serviço.
  42. Elementos de armazenamento – Áreas de armazenamento de rede (SANs) e armazenamentoligado à rede (NAS) NAS é um servidor especializado, com seu próprio endereço de IP que é disponibilizado para múltiplos clientes ou servidores numa rede. Protocolos padrão, tais como iSCSI e FibreChannel são utilizados ​​para comunicar com os sistemas NAS; Diferentemente das queutilizamprotocolosemnível de bloco, aoníveldacomunicação as soluções NAS utilizamfrequentementeprotocolosemnível de arquivotaiscomo Network File System (NFS) and Common Internet File System (CIFS). SAN e NAS podem ser combinados de modo a consolidar o armazenamento em rede.
  43. Elementos de armazenamento – Áreas de armazenamento de rede (SANs) e armazenamentoligado à rede (NAS) Opções para a melhoria da eficiência energética e do custo: Combinação de Virtualizações do servidor e do armazenamento; A típicaeficiência de armazenamento do tradicionalarmazenamento de matrizesestá no intervalo de 30-40%. A virtualização do armazenamentopodeaumentar a eficiênciaaté70% oumaisde acordo com algunsrelatórios; Aprovisionamentoreduzido; Uma tecnologia que geralmente completa a virtualização de armazenamento, procura maximizar a utilização do armazenamento e eliminar a capacidade distribuída, mas não utilizada;
  44. Elementos de armazenamento – Áreas de armazenamento de rede (SANs) e armazenamentoligado à rede (NAS) Armazenamento horizontal emcamadas; Para aplicareficazmente a estrutura de armazenamento, é importanteprojetar e aplicarpolíticas de gestão de dados de pesquisaqueutilizemdiferentesníveis de armazenamento de acordo com: frequência com que se acedeaos dados, se sãoreutilizados e porquanto tempo têmque ser guardados: Valor temporal dos dados e a utilização de diferentestecnologias
  45. Elementos de armazenamento- área de armazenamento de redes (Storage Area Networks,SANs) e armazenamentosligadoemrede (Network Attached Storage, NAS) Dados emCamadas de Armazenamento Vertical; Técnicaspara o fornecimento de camadas de armazenamentoaonível das matrizes e dos elementos de armazenamentoquepodemajudar a melhorar o desempenho e a redução do consumo de energia; Consolidação no Armazenamento e CamadasdaEstrutura; A consolidação de armazenamento de dados e de equipamentos de rede pode levar a economias substanciais das exigências do espaço físico e do consumo de energia; Duplicação de dados; As infra-estruturas de armazenamento, armazenamváriascópias dos mesmos dados. Váriosníveis de duplicação de dados sãoempreguesemcentros de armazenamento, algunsnecessáriosparamelhorar a confiança e o processamento dos dados, mastambémháresíduosquepodem ser minimizados, portanto a capacidade de armazenamentodareciclagem. Compressão de dados;Através da eficiente compressão e descompressão de dados, a capacidade pode ser reciclada. A compressão de dados tem sido muito utilizada em comunicações de dados para minimizar a quantidade de dados transferidos através de ligações de rede.
  46. Recomendaçõesparamelhorespráticas Aumentar a fiabilidade do armazenamento, Gestãoeficiente de dados, Duplicação e consolidação, Armazenamentoemcamadas e virtualização, ProvisionamentoReduzido, Utilização de “Drives” energeticamenteeficientes, Mudançapara “Drives” de Estado Sólido (SSDs).
  47. Recomendaçõesparamelhorespráticas As melhorias ou soluções não se referem especificamente aos equipamentos de armazenamento e incluem melhorias dos sistemas de ar condicionado, o aumento da temperatura no “data center”, a utilização da virtualização de servidores, unidades mais eficientes de distribuição de energia e tecnologias de UPS. Melhorar a fiabilidade do armazenamento; As arquiteturas de armazenamentoatuaisforamprojetadas de acordo com a perspetiva de que o equipamentopudessefalhar. Se osequipamentosfossemmaisfiáveis e fosse esperadoquefalhassemmenos, a redundância do armazenamentopode ser reduzida, diminuindoassim a energiacomsumidapela infra-estruturaemgeral; Gestãoeficiente de dados; Uma das principaiscausasdaexplosão de dados que as instalações de armazenamento de dados enfrenta, é o número de cópiasredundantes dos dados que as organizaçõesmantêm.
  48. Recomendaçõesparamelhorespráticas Duplication e consolidação; A Duplicação de dados é muitoimportanteparaeliminar a duplicação de dados e parareciclar a capacidade de armazenamento; Níveis de armazenamento e Virtualização; Ao projetar a infra-estrutura de armazenamento de um “data center”, é importante o fornecimento adequado dos diferentes níveis e ter políticas claras para migração de dados, bachup, arquivo e recuperação de dados. Consumo de energia de factoring nas políticas de migração é importante para alcançar um equilíbrio entre desempenho e economia de energia.Faturar o consumo de energiaempolíticas de migração é importanteparaalcançar um equilíbrio entre o desempenho e as economias de energia. Aprovisionamentoreduzido; Soluções de armazenamento que permitem o aprovisionamento reduzido podem evitar que a capacidade de armazenamento seja desperdiçada pela pré-atribuição de recursos de armazenamento que não são efetivamente utilizadas pelas aplicações;
  49. Recomendaçõesparamelhorespráticas Utilizaçãode”Drives” de eficiênciaenergética; Para alémdautilização de tecnologiascomo a MAIDs, é relevanteempregar “drives” eficientesenergeticamenteemsoluçõesbaseadasemmatriz de disco; Mudançapara “Drives” de Estado Sólido (SSDs, Solid State Drives ); Espera-se que as SSDs sejamenergeticamenteeficientes e fiáveisdevido à ausência de partesmóveis e de pratosgiratórios. Além disso, menosesgotamentopelocalorsignificamenosnecessidades de refrigeração.
  50. Discussão Questõesrelativasaomódulo
  51. Questões/ Discussõesrelacionadas com o módulo Quais pensa serem as principais barreiras para a eficiência energética em equipamentos de armazenamento de dados?
  52. Sugestões para leitura complementar Documentostécnicos Publicações Online Etc
  53. Sugestões para leituras complementares Reducing Data Center Power Consumption Through Efficient Storage http://www.it-executive.nl/images/downloads/reducing-datacenter-power.pdf Best Practices for Energy Efficient Storage Operations Version 1.0 http://www.snia.org/sites/default/files/GSI_Best_Practices_V1.0_FINAL.pdf StorageConsolidation for data CenterEfficiency http://www.bladenetwork.net/userfiles/file/c565536e9e9d804a-Storage_Consolidation_for_Data_Center_Efficiency.pdf Improving the Mobile Experience with Solid-State Drives http://download.intel.com/it/pdf/Improving_the_Mobile_Experience_with_Solid_State_Drives_2009.pdf
  54. Sugestões para leituras complementares AdvancedDiskSolutions for Dummies http://www.lsi.de.com/DistributionSystem/User/AssetMgr.aspx?asset=56060 ConsolidateStorageInfrastructureandCreate a GreenerDatacenter http://www.oracle.com/technetwork/articles/systems-hardware-architecture/consolidate-storage-infrastructure-163568.pdf Power Efficiency and Storage Arrays: Technology Concepts and Business Considerations http://www.emc.com/collateral/hardware/white-papers/h2402-power-efficiency-storage-array-wp-ldv.pdf
More Related