1 / 14

TUBULAÇÕES E CONEXÕES

TUBULAÇÕES E CONEXÕES. “Tubulações de aeronaves” não se refere somente a mangueira, tubos e conexões ;mas, também, aos processos de formação e instalação deles. A substituição deverá ser feita por outra de mesma material e do mesmo formato. TUBULAÇÕES E CONEXÕES.

schuyler
Download Presentation

TUBULAÇÕES E CONEXÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TUBULAÇÕES E CONEXÕES “Tubulações de aeronaves” não se refere somente a mangueira, tubos e conexões ;mas, também, aos processos de formação e instalação deles. A substituição deverá ser feita por outra de mesma material e do mesmo formato.

  2. TUBULAÇÕES E CONEXÕES Usualmente são feitas de tubo de metal e ou conexões; ou de tubos flexíveis (mangueiras). • Tubulações de metal são usadas para linhas de combustível, óleo, fluido refrigerante, oxigênio, instrumentos e sistemas hidráulicos. • Tubulações flexíveis são, geralmente, usadas com partes móveis, ou onde a tubulação esteja sujeita a vibração considerável.

  3. TUBULAÇÕES E CONEXÕES As tubulações de liga de alumínio ou de aço resistente a corrosão, tem substituído as tubulações de Cobre devido a fadiga. Em algumas instalações hidráulicas especiais de alta pressão ( 3.000 p.s.i.) são usadas as tubulações de aço resistente à corrosão, as recozidas ou as de ¼ de dureza.

  4. IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS Antes de efetuar reparos em qualquer tubulação, é importante efetuar uma identificação do material que são feitas. Teste de amostra do material quanto à dureza, uso da lima, e quanto a arranhões usando um riscador. As tubulações de metal são medidas pelo diâmetro externo, sendo indicada em 16 avos de polegada.

  5. IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS METÁLICOS.

  6. IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS METÁLICOS.

  7. IDENTIFICAÇÃO DOS MATERIAIS O 2024-T e o 5052-O são materiais usados em tubulações de sistemas de uso geral, com pressão baixa ou média, com pressões entre 1.000 e 1.500 p.s.i.; e linhas de combustível e óleo. Tubulação de aço resistente à corrosão é usada em sistema hidráulico de alta pressão, para operação do trem de pouso, flapes, freios e semelhantes.

  8. TUBULAÇÕES FLEXÍVEIS(MANGUEIRAS) As tubulações flexíveis são usadas nos sistemas de tubos, para conectar com partes estacionárias, em locais sujeitos a vibração, ou onde uma grande flexibilidade for necessária. • MATERIAIS SINTÉTICOS MAIS USADOS NA FABRICAÇÃO DE TUBOS FLEXÍVEIS: • BUNA –N ; NEOPRENE ; BUTYL E TEFLON

  9. TUBULAÇÕES FLEXÍVEIS(MANGUEIRAS) • BUNA-N: É um composto de borracha sintética, que tem excelente resistência aos derivados do petróleo. NÃO USAR para fluídos hidráulicos ( SKYDROL). • NEOPRENE: É um composto de borracha sintética, que tem uma base de acetileno. Não tem tanta resistência aos derivados do petróleo, mas tem melhor resistência abrasiva. NÃO USAR COM (SKYDROL).

  10. TUBULAÇÕES FLEXÍVEIS(MANGUEIRAS) • BUTYL: É um composto de borracha sintética, feito de materiais do petróleo bruto. Excelente material para uso com fluidos hidráulicos ( SKYDROL). Não usar com derivados do petróleo. • TEFLON: É a marca registrada Du Pont. Extensa gama de temperaturas de operação ( -54ºC a +230ºC). VANTAGEM: Operação em condições de altas temperaturas e pressões, encontradas nos sistemas da aeronave.

  11. MANGUEIRAS DE BORRACHA Esse tipo de tubulação é adequado para o uso com combustível, óleo, refrigerante do motor e sistemas hidráulicos. Os tipos de mangueiras são normalmente classificados pela quantidade de pressão destinadas a resistir, sob as condições normais de operação As marcas de identificação, consiste de linhas, letras e números.

  12. MANGUEIRAS DE BORRACHA

  13. MANGUEIRAS DE BORRACHA Designação do tamanho: A medida das mangueiras flexíveis é determinada pelo seu diâmetro interno. As variações de tamanho são incrementos de 1/16 de polegada. Identificação das Linhas de Fluido: Muitas vezes são identificadas por marcações em código de cores, palavras e símbolos geométricos.

  14. MANGUEIRAS DE BORRACHA Identificação das Linhas de Fluido: Além das marcações mencionadas podem ser identificadas com a função específica de um sistema: DRENO ( DRAIN), VENTILAÇÃO (VENT), PRESSÃO (PRESSURE) ou RETORNO (RETURN). As linhas transportando combustível podem ser marcadas INFLÁMAVEL ( FLAM).

More Related