1 / 11

Indicadores de consumo de vídeo no Brasil

Indicadores de consumo de vídeo no Brasil. Objetivo e metodologia.

sjean
Download Presentation

Indicadores de consumo de vídeo no Brasil

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Indicadores de consumo de vídeo no Brasil

  2. Objetivo e metodologia • Objetivo: levantar hábitos e indicadores sobre o consumidor de vídeo no Brasil indicadores que ajudem a entender a convivência entre canais lineares e os serviços de VOD identificar quais são as marcas mais importantes entre os canais e os players de VOD • Metodologia: metodologia quantitativa através de questionários on-line • Target: moradores de domicílios classes A, B ou C que possuem smartphones • Amostra: 3.383 entrevistados nas 5 regiões do país • Campo: realizado pela OpinionBox entre novembro /2017 e fevereiro/2018

  3. Principais itens da pesquisa • Amostra sexo, classe social, idade, região, filhos(s/n), idade dos filhos tem banda larga (s/n) e wi-fi (s/n) tem TV paga (s/n), qual operadora • Meio que mais assiste vídeos e programas: TV aberta, TV paga ou internet • Audiência por gênero (filmes, séries, esportes...) • Meio em que assiste (tv, internet,...) vídeos e programas por gênero • Aparelhos que costuma usar por gênero de programação: smartphone, computador, smarTV... • Local em que está quando assiste conteúdos pela internet: casa, trabalho, escola...

  4. Principais itens da pesquisa • Os 3 principais gêneros para ter o serviço de TV paga e o serviço de VOD • Os 3 canais considerados fundamentais para manter o serviço de TV por assinatura • Satisfação com a operadora de TV paga: programação, assistência técnica,preço... • Intenção de contratar TV paga e VOD nos próximos 6 meses • Conhecimento dos sites/serviços/aplicativos para assistir conteúdos pela internet: Netflix, Youtube, Globoplay.... • Quais são os principais motivos para possuir um serviço de VOD

  5. PESQUISA – CARACTERÍSTICAS Parceria com Opinion Box, empresa de pesquisas com plataforma online e painel com mais de 100 mil consumidores em todo o país. Desde 2015 realiza a Pesquisa Panorama em parceria com o Mobile Time, site jornalístico de notícias sobre a indústria móvel, com foco no segmento de conteúdo e serviços para smartphones.

  6. O Painel de Respondentes Opinion Box O Opinion Box é integrado a um Painel de consumidores online multiplataforma. Entenda porque ele é um dos nossos grandes diferenciais. 4% • São mais de 100 mil consumidores qualificados em mais de 3 mil cidades. • Usuários respondem as pesquisas via web ou nossos apps para smartphones. • Base de respondentes em constante crescimento. • Perfil da base reflete o perfil dos internautas e usuários de smartphones brasileiros*. 54% 19% Mulheres 8% 46% 55% Homens 14% De 16 a 29 anos De 30 a 49 anos 50 anos ou mais Classe AB Classe CDE * Fonte: PNAD

  7. Amostra Mais de 94% e uma porcentagem superior a 95% dos entrevistados possuem banda larga e wi-fi no domicílio, respectivamente. A maioria possui filhos (56%) , e as idades dos filhos estão concentradas na faixa entre 2 e 12 anos (66,7%)

  8. Amostra Após a ponderação dos dados usando a pesquisa TIC-indivíduos 2015 (CGIbr), os números da amostra indicam que os entrevistados são na sua maioria pessoas entre 25 e 54 anos (67,2%) e da classe C (56,6%). 70% dos entrevistados pertencem a região Sudeste/Nordeste.

  9. Meio onde assiste conteúdo de vídeo e programas Ao analisarmos o meio onde o entrevistado assiste cada gênero de vídeos/programas, o resultado, como mostra o gráfico abaixo, é bastante heterogêneo. No caso de novelas, por exemplo, 66% assistem o gênero na TV aberta enquanto conteúdo erótico e aulas são assistidos por menos de 10% neste meio. A TV por assinatura mantém uma preferência mais constante entre os entrevistados, variando entre 19% e 49%. Isto é, conforme a preferência pela internet cresce entre os gêneros, quem perde mais é a TV aberta e menos a TV paga.

  10. Em que local geralmente você está quando assiste conteúdos pela internet? Mais de 95% de todos dizem que assistem conteúdos pela internet em casa, independentemente do sexo, da faixa etária ou da classe social. As diferenças aparecem em outros locais, como por exemplo no trabalho, onde homens assistem mais do que mulheres. A faixa etária de 55 ou mais anos assiste menos no transporte público e no trabalho que as outras faixa de idade enquanto que a classe C usa menos a internet em filas de espera quando comparadas a outras faixas de renda.

  11. Satisfação com a operadora de TV por assinatura? A maioria dos assinantes de TV paga está satifeita com a sua operadora (por faixa etária, os índices variam de 60 a 74%). As pessoas com 55 anos ou mais são as mais satisfeitas com a sua empresa de TV por assinatura e, como mostra o gráfico abaixo, são também o grupo de idade que menos utiliza sites/aplicativos para assistir conteúdo de vídeo-on-demand. No total 85,15% dos respondentes usa estes sites para visualizar conteúdo on-demand.

More Related