1 / 13

Introdução

Introdução.

talor
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução Steven Paul Jobs fundou a Apple Inc. e foi um dos responsáveis por produtos que revolucionaram não só a indústria da tecnologia, mas também o mercado de entretenimento. Com temperamento controverso polêmico, o norte-americano Steve Jobs, como é conhecido mundialmente, criou um império pessoal de mais de US$ 8 bilhões e angariou milhares de fãs, seja por sua visão de negócios, seja por sua personalidade controversa.

  2. Os ideais de sucesso de Jobs 1. FAÇA AQUILO DE QUE VOCÊ GOSTA – MESMO QUE NO COMEÇO PAREÇA QUE NÃO VAI DAR CERTO Em 1972, então com 17 anos, Jobs conheceu Steve, com quem juntou 1300 dólares para fundar a Apple, em 1976, na garagem da casa dos pais adotivos de Jobs, na Califórnia, dando origem ao primeiro “PC” – personal computer: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que alguém lhes mostre.” 2. APRENDA COM OS ERROS – E JAMAIS PARE DE ERRAR Poucos antes do lançamento do Macintosh, Jobs mostra-se exigente em relação às mínimas peças que iriam fazer parte da composição do computador. “Um grande carpinteiro não vai usar madeira ordinária para a parte de trás de um armário, ainda que ninguém a veja”, diz.

  3. 3. TRABALHE COM EQUIPES PEQUENAS O time do Macintosh tinha apenas 100 pessoas, da ideia inicial à campanha de publicidade. Se era o caso de contratar alguém, dava-se um jeito de demitir outro, friamente. 100 pessoas, pois, segundo Jobs, “é difícil saber o nome de mais de 100 pessoas.” 4. FAÇA AS PERGUNTAS CERTAS – E PENSE DIFERENTE DO QUE VOCÊ PENSA Para Jobs, o motor da inovação era um só: apostar no inexistente, no que as pessoas ainda não conheciam. Provocava Bill Gates, seu arqui-inimigo da Microsoft, a quem acusara de plagiar no Windows a interface gráfica do Macintosh, sempre buscando explorar a dificuldade de Gates em pensar diferente: “Não tenho nada contra o sucesso deles – em grande parte, eles merecem esse sucesso. Mas lamento o fato de só fazerem produtos de terceira categoria.”

  4. 5. CRIE UMA CULTURA CORPORATIVA – MESMO NA ADMINISTRAÇÃO DOMÉSTICA A mania de Jobs pelos detalhes dos produtos e pela boa gestão da Apple bebeu da fonte de um dos grandes personagens americanos da história da administração de empresas: Alfred Sloan, que inventou os sucessivos lançamentos de modelos. “A inovação não tem nada a ver com a quantidade de dólares que você investe em pesquisa e desenvolvimento. (...) Não é uma questão de dinheiro. É a equipe que você tem, como você lidera e quanto você entende da coisa.” 6. SIMPLIFIQUE – E DIGA NÃO AO SUPÉRFLUO Segundo Jobs, a “forma” e a “função” estavam no mesmo patamar ao criar um novo produto. Da cor do computador à roda de rolagem do iPod: para Steve, passou a ser possível fazer coisas com plástico que antes pareciam impossíveis. “À medida que aumenta a complexidade da tecnologia, também cresce a demanda pela força básica da Apple de tornar compreensível para meros mortais recursos tecnológicos muito complexos”, dizia.

  5. 7. GUARDE SEGREDOS E OS ALIMENTE Nenhum produto foi guardado com mais sigilo que o iPhone, apresentado em janeiro de 2007 e moldado por pouquíssimos engenheiros. A Apple secretamente fez contato com empresas que ajudaram no desenvolvimento da tecnologia touch, e, assim, o iPhone nasceu, do jeito como desejou Jobs: com um único botão, porque todo o restante era comandado pelos dedos na tela. Como ele dizia aos criadores do Macintosh, em 1982, “a jornada é a recompensa.” 8. OUÇA OS OUTROS – MAS NÃO TENHA MEDO DE TOMAR DECISÕES SOZINHO Jobs impedia a realização dos chamados grupos de foco, técnica administrativa por meio da qual os consumidores são ouvidos detalhadamente antes dos lançamentos. Ele dizia: “Como é que eu posso perguntar às pessoas como um computador baseado em uma interface gráfica deveria ser quando elas não têm a menor ideia do que seja um computador baseado em uma interface gráfica? Não fazemos pesquisa de mercado. Não contratamos consultores. Só queremos fazer produtos ótimos.”

  6. 9. É SEMPRE MELHOR PEGAR UM CAMINHO ALTERNATIVO DO QUE CORRER ONDE TODOS JÁ ESTÃO Para Jobs, o Macintosh “estava em algum canto” – apenas foi descoberto. Descoberto, a rigor, a partir de raciocínios lógicos que até então ninguém havia feito. Na criação do iPad, ele abriu uma reunião perguntando aos presentes por que não havia uma categoria intermediária de aparelho entre um laptop e um smartphone. “E se desenvolvêssemos uma?”. Assim nasceu o iPad: de uma provocação um tanto inteligente. 10. UM POUCO DE AUTOSSUFICIÊNCIA É BOM – VALORIZE SUA PRÓPRIA MARCA “O centro de nossa vida digital estará nas nuvens”, brincava Jobs ao apresentar o iCloud, um sistema que armazena todos os arquivos dos aparelhos da Apple, anunciado em junho deste ano. É como se Jobs, depois de ter reinventado o mundo com máquinas – o Mac, o iPod, o iPhone e o iPad –, tivesse decidido eternizar-se como o rei do conteúdo. “Eu sempre estarei ligado à Apple. Espero que durante toda a minha vida o meu fio se cruze com o fio da Apple, como uma tapeçaria. Posso ficar afastado por algum tempo, mas eu sempre vou voltar."

  7. Os oito trabalhos de Jobs 01. Computador Pessoal (1975–1977) A IBM tinha seus computadores pessoais que pesavam 22 quilos e tinham o tamanho de uma mesa de escritório. Jobs criou o Apple 1, com programas operacionais embutidos e compactos. 02. Interfaces Gráficas (1981–1984) A IBM buscou um programa operacional como o MS-DOS, desenvolvido pela Microsoft de Bill Gates. A Apple lançou o Lisa, primeiro micro pessoal a ter um mouse e um esboço de interface  gráfica.

  8. 03. Editoração Eletrônica (1985 – 1986) As Editoras não acompanhavam o ritmo das novas tecnologias, desenhando suas publicações e mandando-as para as gráficas. Jobs Inaugurou a Revolução da Editoração eletrônica, com o lançamento do programa Aldus Pagemaker. 04. Cinema de Animação (1995) Os desenhos animados passavam por um período precário de efeitos da computação. Jobs comprou a Pixar, criando um novo campo de desenhos destinados a crianças e adultos simultaneamente. 05. Indústria Fonográfica (2001) Tocadores portáteis de música já existiam no mercado, cheios de botões e viviam no limbo. Jobs criou o iPod, unido do Itunes, um programa que se instala no “PC” para escutar músicas.

  9. 06. Telefonia (2007) Os celulares eram impossíveis de serem diferenciados uns dos outros, com exceção para as câmeras fotográficas. Steve Jobs revolucionou o mercado com o iPhone, com a tecnologia touch e milhões de aplicativos interativos. 07. Computadores de Mão (2010) Os notebooks eram pequenos, com acesso a internet e úteis. Steve Jobs cria o iPad, que chegou a mais de 18 milhões de unidades vendidas, recriando o mercado de jornais e revistas do mundo todo. 08. Armazenamento nas “Nuvens” (2011) Os arquivos eram armazenados em discos rígidos em “PC’s”, notebooks ou celulares. Jobs anuncia o iCloud, armazenando arquivos dos seus usuários nas “nuvens”, não necessitando ter um disco rígido de alta capacidade, estando tudo armazenado em potentes servidores.

  10. Conclusão Rico e famoso na casa dos vinte anos, com o nascimento da computação pessoal, e indicado para o prêmio de Personalidade do Ano, Steve Jobs virou mito ao pôr nas mãos das pessoas toda a informação e diversão do mundo em aparelhos portáteis, cujo conteúdo agora anda nas nuvens. Uma missão de tamanha envergadura exigiria um ego de proporção igual – e também nesse aspecto Jobs foi campeão. Ele viveu 56 anos para tentar materializar seu constante pensamento em trabalho, em tecnologia acessível às pessoas – e isso, ele realmente fez.

  11. Trabalho realizado por: Adriana Marques – nº 1 Carolina Benazzato – nº 8 Daniel Mucciolo – nº 11 PriscillaLerri – nº 23

More Related