1 / 92

CTL Curso de Treinamento de Líderes

CTL Curso de Treinamento de Líderes. Você é um. O que você sentiria se soubesse que uma mulher deu a luz uma linda criança, mas por algum motivo ela não pôde cuidar dela e a abandonou, logo depois de nascer, ao relento, a própria sorte?.

tannar
Download Presentation

CTL Curso de Treinamento de Líderes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CTL Curso de Treinamento de Líderes

  2. Você é um

  3. O que você sentiria se soubesse que uma mulher deu a luz uma linda criança, mas por algum motivo ela não pôde cuidar dela e a abandonou, logo depois de nascer, ao relento, a própria sorte?

  4. Imagine ainda que o lugar está cheio de cães ferozes espreitando aquela criança e ela agora está chorando de fome e solidão. Isso não o faz sentir revoltado? Mas a história ainda não acabou.

  5. Depois de chorar e gritar convulsivamente, por horas a fio, aquele bebê entra num estado de prostração e tristeza. A fome é tamanha que ele tem alucinação de que está se alimentando. Se nenhuma fera o devorar, é certo que morrerá, lentamente, esquecido no mundo.

  6. Você certamente está tomado de uma ira explosiva misturada com uma angustiante compaixão. Você deve está se perguntando: “Quem seria capaz de tamanha atrocidade e desumanidade?” A resposta a essa questão talvez o surpreenda, mas quem é esta pessoa?

  7. VOCÊ

  8. _Mas eu nuca faria algo assim! _você diz. _Você fez, a cada vez que ignorou os BEBÊS em Cristo que foram gerados na igreja.

  9. _Ah, bom! Mas isso é completamente diferente. _Você replica. As coisas espirituais não são tão importantes assim. Infelizmente, esse é o conceito da maioria dos membros da igreja. Para eles, basta pregar ou levar um visitante no culto.

  10. Eles não vêem o novo convertido como um bebê extraordinariamente frágil, que está exposto a todo tipo de cães espirituais e que necessita urgentemente de alimento espiritual. Tal bebê espiritual, assim como o natural, necessita de alguém que cuide dele. Alguém que traga proteção, alimento, amor e aceitação.

  11. Mas eu sou responsável por cuidar de meu irmão? Esta foi exatamente a resposta que Caim deu ao Senhor lá em Gn 4:9 Deus perguntou à ele: “Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso sou eu guardador de meu irmão?”

  12. Deus está nos perguntando: “onde estão os Josés, os Joões, as Marias e os Pedros? Aqueles que foram feitos teus irmãos?” Espero que a sua resposta não seja como a de Caim.

  13. Você e eu somos guardadores de nossos irmãos. Nós somos responsáveis por cada pequenino em nosso meio. Nós iremos prestar contas de todos os bebês espirituais que pereceram em nosso meio, simplesmente porque não houve quem guardasse suas vidas.

  14. Não seja como Caim que foi homicida. Ignorar as necessidades espirituais de um novo convertido é ser um HOMICIDA espiritual.

  15. “O que faz o Anjo da Guarda”

  16. 1. Os anjos seguram as forças que destroem a terra.(Ap.7:1) Você foi chamado para resistir ás forças destruidoras de satanás contra a vida de novos convertidos. Você fará isso por meio de intercessão. Interceder e colocar-se no lugar a guerra dele como se fosso a sua própria.

  17. Como Fazer Isso: • Faça desse novo convertido uma prioridade em suas orações. Ore por ele todos os dias. • Procure conhecê-lo e saber as suas necessidades. Coloque-as diante de Deus. • Você também será responsável por ensiná-lo a orar.

  18. 2.Os anjos são seladores de homens(Ap. 7:3) Cabe aos anjos selarem os escolhidos de Deus. A você também foi confiado a mesma responsabilidade. A partir de agora, ninguém se batiza em nossa igreja sem ter um “Anjo da Guarda” como consolidador. Deus está te confiando uma vida e espera que você cuide dela com responsabilidade, por isso:

  19. *Ajude-o no dia do batismo, orientando-o com relação a roupas e becas. *Desça junto com ele no batistério para ministrar o batismo, junto com o pastor. *Ajude-o a entrosar-se com os membros da igreja

  20. 3.Os anjos declaram a palavra e os ministérios de Deus. (AP. 10:1-14) Declarar os mistérios de Deus tem a ver com o ensino da palavra. Como anjo da guarda você terá a responsabilidade de ensinar a palavra de Deus ao novo convertido. Para eles a palavra de Deus é um mistério.

  21. Sendo assim: • Prepare-se antes de ministrar a ele a lição da semana. • Esteja aberto para ajudá-lo em suas duvidas, seja de que tipo for. Estude. • Veja se ele já adquiriu uma bíblia. • Forneça a ele um plano de leitura bíblica, para que ele comece a ler a bíblia. • Ajude-o a encontrar as referências no culto e na célula.

  22. 4.Anjos são guerreiros das batalhas espirituais. (Ap. 12:7) Você também irá confrontar o mundo espiritual através da oração intercessora e da libertação. Seu abjetivo será ver o novo convertido completamente livre das amarras e das cadeias espirituais malignas.

  23. Sendo assim: • Ensiná-lo a ser intenso e ativo em todas as reuniões da igreja. • Ensiná-lo a resistir o diabo.

  24. 5.Anjos guardam as portas da cidade santa.(Ap. 21:12) Os anjos são guardas e vigias. Como anjo da guarda, sua principal função será guardar o novo convertido que lhe foi confiado.

  25. Faça o seguinte: • Encontre-se com ele uma vez por semana para ministrar o “curso de consolidação”. • Mantenha contato com ele por telefone, durante a semana. Ligue para abençoá-lo. • Ligue para ele no dia da célula, para lembrá-lo da reunião. • Verifique se ele veio no culto de celebração. Se não, ligue para ele no mesmo dia.

  26. Observe se antigos amigos estão tentando puxá-lo de volta para o mundo. Guarde-o. • Seja um canal de amor para ele, pois é através de você que ele experimentará a Deus. • Ame-o incondicionalmente. Ele é uma ovelhinha do Senhor. • Deixe que ele seja o centro do relacionamento de vocês.

  27. As dez principais dificuldades de um novo convertido

  28. Não existe uma fórmula para lidar com cada problema que um novo convertido pode enfrentar. Todavia, ter uma descrição das possíveis dificuldades nos ajuda a tomar medidas práticas para prevenir que eles venham a se desviar da fé. São muitas as batalhas que um novo convertido terá de enfrentar. Por isso, precisamos de muitos anjos da guarda dispostos a tomar uma posição de defesa nesta guerra.

  29. 1.Emoções conflitantes. • Aquela emoção inicial pode diminuir, fazer com que ele pense que sua experiência com Cristo foi um tipo de alucinação ou uma irreal. Neste momento ele precisa de alguém perto dele. Precisamos mostrar-lhe que as emoções são afetadas pelas circunstancias , mas a nossa posição em Cristo não depende delas. Ele teve uma experiência com Deus, mas muitos começam a duvidar

  30. 2. Crise de transformação • Suponhamos que o novo convertido supere sozinho a primeira dificuldade. Isso já é um milagre. Então começam as crises de transformação. Algumas pessoas abandonam os vícios e hábitos, como cigarro, bebidas ou drogas, imediatamente. Porém, isso não acontece em todos os casos, e isto pode causar muita ansiedade e comparações.

  31. 3. Pressão dos amigos: • Velhos amigos possuem um grande poder de influência e podem levar o novo convertido a desistir da fé. Ele precisa de um novo amigo dizendo algo diferente a ele e mostrando-lhe que seus antigos amigos possivelmente não irão compreendê-lo, que alguém que lhe demonstre amor e o motive.

  32. 4. Falta de tempo Após se converter o novo convertido é informado que precisa está vinculado ao corpo. Isso pode ser um problema para as pessoas que possuem uma agenda muito cheia. Possivelmente, antes de converter já possuía uma rotina. Uma vida profissional ativa, estudos; talvez praticasse algum esporte. Entretanto, para ser edificado na fé o novo convertido precisa reorganizar seu tempo para incluir a igreja em sua rotina.

  33. 5.Hostilidade da família É comum surgir uma tensão em casa, principalmente se o novo convertido é o primeiro membro da família a ter uma experiência com Cristo. Para a maioria das famílias tradicionais do nosso país mudar de religião é quase uma traição. Ele certamente será acusado de destruir a paz e a unidade da família e deixar Cristo de lado. Sem o apoio de um anjo da guarda dificilmente ele conseguirá superar a pressão.

  34. 6.Perseguição Não se pode evitar o sofrimento por causa da Fé , Jesus disse que seríamos perseguidos. Isso não acontece com todos, mas existem pessoas que ficam desempregadas por se converterem. Alguns patrões tornam-se verdadeiros perseguidores desses novos na Fé. Em algumas circunstâncias a perseguição se torna mais forte mas em outras pode levá-lo a desistir. É sábio prepará-lo para a possibilidade de perseguição e estar com ele quando isso acontecer.

  35. 7. Superstição: Existe uma tendência comum de culpar Deus por todas as coisas ruins que acontecem depois da conversão. Muitos novos na Fé são convencidos pelos de fora de que a conversão só lhe trouxe problema, e que, portanto, não compensa insistir nesse caminho. Alguém deve alertá-lo para que as evidências malignas não o convenção, para que a verdade de Deus não seja abalada pelas mentiras e levantes do diabo. Sem um anjo da guarda para protegê-lo de tais influências ele fraquejará na fé.

  36. 8. Cobrança do Passado É provável que haja uma série de pendências e questões não resolvidas do passado, como dívidas, conflitos e ressentimentos. Muitos cobradores aproveitarão esse momento para pressioná-lo. Algumas pessoas fazem cobranças absurdas, algumas por zombaria, outras por maldade. Alguns deles se sentirão envergonhados e indignos de serem Cristãos, abandonando assim a vida Cristã.

  37. 9. Solidão Por causa de sua decisão por Cristo, o novo convertido pode ter sido abandonado por todos os seus amigos. Devido a sua decisão de abandonar as práticas pecaminosas, o envolvimento com as coisas do mundo, ele possivelmente será rejeitado pelos amigos e família. E, talvez por alguma razão, ele não consiga preencher o espaço com novos amigos que compartilham de sua fé. O resultado disso é uma grande solidão que pode levá-lo a se sentir ressentido e abandonado. Nesse momento ele precisa ter uma família dentro da igreja.

  38. 10. Crentes carnais: Crentes carnais podem ser uma fonte de desapontamento e desencorajamento. Eles podem fazer comentários insensíveis e dar conselhos errados. O novo convertido pensa que todo crente é maduro e capaz de ajudá-lo, mas nós sabemos que existem muitos anões espirituais. É triste, mas ás vezes precisamos proteger um novo na fé de alguns velhos na fé. É possível que alguém, com muita dificuldade, consiga resistir essas dez dificuldades, mas a vontade de Deus é que tenha alguém junto do novo convertido.

  39. UM TEMPO JUNTOS

  40. Você tem uma grande responsabilidade nas mãos, cuidar de um bebê recém nascido em Cristo.

  41. Seu objetivo é acompanhá-lo nas próximas doze semanas para estudarem juntos as lições do “curso de consolidação” e, depois conduzí-lo ao “curso de maturidade no espírito”. Lembre-se que você é responsável diante de Deus por ele.

  42. 1 - O lugar e a hora Seja flexível quanto ao local e a hora do encontro entre você e o novo convertido. O fundamental é que vocês separem uma hora por semana para estarem juntos. Pode ser na hora do almoço, após o trabalho, no prédio da igreja, antes da reunião da célula ou antes de uma das reuniões de celebração aos domingos.

  43. 2 – O tempo juntos No seu tempo semanal com o novo convertido, cinco coisas deverão acontecer:

  44. A - Ouça Antes de tudo, você deve ouvi-lo. Não simplesmente estimular que ele fale algo, mas demonstrar interesse real pela vida. Ouvir significa entender como o outro vê o mundo ao seu redor. Quando entendemos como ele vê, somos capazes de compreender seus sentimentos.

  45. B - compartilhe Nos primeiros encontros, o tempo de ouvir será maior, porque vocês ainda estão se conhecendo. Mas, depois dos primeiros encontros, gaste um tempo maior compartilhando a lição do curso de Consolidação. Leia junto com ele e compartilhe o que foi ensinado, principalmente as dicas práticas no final de cada lição.

  46. C - Pratique Nem todas as lições permitem uma prática instantânea, mas a maioria sim. As lições sobre conclusão do passado, consagração, como lidar com o pecado, como orar, como estudar a palavra e entregar o dízimo podem ser praticadas logo depois de compartilhadas. Esteja preparado para fazer uma aplicação imediatamente.

  47. D - Ore Ministre especificamente sobre as necessidades que ele porventura tenha compartilhado e também sobre o tema da lição estudada. Por exemplo, se naquele dia o tema foi consagração, faça com ele uma oração de consagração; se o tema foi vitória sobre o pecado, faça uma oração de confissão, e assim por diante.

  48. E - Planeje A maioria das lições possui uma série de dicas e atividades práticas que devem ser desenvolvidas durante a semana. Planeje com o novo convertido aquilo que ele deverá fazer durante a semana, até o próximo encontro. Combine de ligar para ele depois de dois ou três dias para cobrar o que foi planejado.

  49. Dos cinco pontos, os mais importantes são o compartilhamento e a oração. Com relação a esses pontos, seja radical.

  50. Cuidados no acompanhamento

More Related