1 / 15

Objeto de estudo e Problema de pesquisa

Profa. Dra. Elizabeth Teixeira. Objeto de estudo e Problema de pesquisa. Profa. Elizabeth Teixeira. OBJETO DE ESTUDO. “[...] se propõe aqui que a definição do objeto seja feita por meio de uma frase curta e precisa[...]” (SALOMON, 2000, p.145). O QUE SE PESQUISA?.

tatum
Download Presentation

Objeto de estudo e Problema de pesquisa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Profa. Dra. Elizabeth Teixeira Objeto de estudo e Problema de pesquisa

  2. Profa. Elizabeth Teixeira OBJETO DE ESTUDO “[...] se propõe aqui que a definição do objeto seja feita por meio de uma frase curta e precisa[...]” (SALOMON, 2000, p.145). O QUE SE PESQUISA? ONDE OCORRE O FENÔMENO? QUEM ENVOLVE?

  3. Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE OBJETO DE ESTUDO • INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z. • SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y. • CARACTERÍSTICAS E DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z. • REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y.

  4. Profa. Elizabeth Teixeira O próximo passo é caracterizar um problema de pesquisa... e esse é o primeiro problema do pesquisador! Quadro Pessoal Quadro Racional Uma problemática enunciada que emerge do objeto e do quadro teórico Um problema sentido que emerge do objeto conceitual e traz um conjunto de perguntas ???

  5. Profa. Elizabeth Teixeira PROBLEMÁTICA DE PESQUISA “O objetivo do pesquisador é resolver um quebra-cabeça [...]. Problema ou quebra-cabeça haverá de ser formulado. Formula-se, segundo a melhor indicação metodológica em forma de pergunta” (SALOMON, 2000, p.320-8).

  6. Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE PROBLEMÁTICAS DE PESQUISA • QUAL A INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z? • QUAIS OS SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y? • COMO VEM SE MANIFESTANDO AS CARACTERÍSTICAS E OS DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z? • QUAIS AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y?

  7. QUESTÕES NORTEADORAS A partir da questão-problema ou problemática, o pesquisador deverá formular suas questões norteadoras

  8. Profa. Elizabeth Teixeira Boas perguntas ? ? ? Claras Exequíveis Significativas Dizer a direção (onde, quando, quem) e objetivar os seus conceitos. Prever tempo e meios, recursos materiais e financeiros, a disponibilidade dos dados e a ética para recolhê-los. Não repetir (para quê?) mas tentar considerar o que precisa ser reconsiderado na realidade.

  9. Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE QUESTÕES NORTEADORAS • PROBLEMÁTICA DE PESQUISA • QUAIS AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y? • QUAL O CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO? • QUAIS OS DESEJOS DE SABER SOBRE O REFERIDO ASSUNTO ENTRE OS TRABALHADORES? • QUAIS AS QUESTÕES DEBATIDAS E REVELADAS SOBRE O ASSUNTO DURANTE A AÇAO EDUCATIVA? • QUAIS AS MUDANÇAS SENTIDAS E PRATICADAS EFETIVAMENTE PELOS TRABALHADORES APÓS A AÇÃO EDUCATIVA?

  10. GERAL: A PROBLEMÁTICA INTERROGADA ESPECÍFICOS: AS QUESTÕES NORTEADORAS INTERROGADAS OBJETIVOS CTRL+C / CTRL+V

  11. Profa. Elizabeth Teixeira EXEMPLOS DE OBJETIVOS • GERAL • ANALISAR AS REPERCUSSÕES DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y • ESPECÍFICOS • IDENTIFICAR QUAL O CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO • CONSTATAR QUAIS OS DESEJOS DE SABER SOBRE O REFERIDO ASSUNTO ENTRE OS TRABALHADORES • DESCREVER QUAIS AS QUESTÕES DEBATIDAS E REVELADAS SOBRE O ASSUNTO DURANTE A AÇAO EDUCATIVA • PONTUAR QUAIS AS MUDANÇAS SENTIDAS E PRATICADAS EFETIVAMENTE PELOS TRABALHADORES APÓS A AÇÃO EDUCATIVA

  12. Profa. Elizabeth Teixeira JUSTIFICATIVA “Propor uma pesquisa [...] exige sempre do pesquisador se perguntar pela relevância e pertinência acadêmica e social do tema, e buscar explicitar os interesses, as suas implicações como pesquisador com o tema, e realizar uma análise estratégica, mesmo que intuitiva e informal, das possíveis conseqüências da investigação” (VASCONCELOS, 2004, p.140).

  13. Profa. Elizabeth Teixeira • QUESTÕES DE FUNDO “[...] os fenômenos humanos, sociais e da saúde [...] constituem fenômenos multideterminados, multidimensionais e em interação com seu contexto, frutos de conflitos e contradições, em processo ininterrupto de transformação, e sempre articulados a interesses, sentidos e significações múltiplas” (p.142).

  14. Eu quero ser pesquisadora! Trabalhar com pesquisa e usar a pesquisa no meu trabalho. QUERO FAZER PESQUISA! Profa. Elizabeth Teixeira E Concluindo... Eu não quero me tornar pesquisador profissional em minha vida! Longe disso! Eu só quero ser um consumidor de pesquisas já realizadas!

  15. Profa. Elizabeth Teixeira SALOMON, Délcio Vieira. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2000. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004. • REFERÊNCIAS

More Related