1 / 11

Interacção Social

Interacção Social. Encontro social entre indivíduos. A maior parte das nossas vidas são povoadas por interacções de um tipo ou de outro. A interacção social refere-se a situações formais e informais nas quais as pessoas travam conhecimento umas com as outras .

tracen
Download Presentation

Interacção Social

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Interacção Social Encontro social entre indivíduos. A maior parte das nossas vidas são povoadas por interacções de um tipo ou de outro. A interacção social refere-se a situações formais e informais nas quais as pessoas travam conhecimento umas com as outras. AnthonyGiddens(Sociologia, 5ª Edição, Gulbenkian, 2007)

  2. A interacção social pode ser Focalizada Não Focalizada À distância

  3. Exemplo de uma interacção social • Numa situação de interacção social aquilo que uma pessoa “X” diz ou faz afecta o comportamento da pessoa “Y”. A simples presença dessa pessoa, mesmo que não diga nem faça nada, afecta o comportamento alheio. Por sua vez, o comportamento da pessoa “X” também é afectado pela presença da pessoa “Y” e por aquilo que ela diz ou faz. Por exemplo: se a pessoa “X” estiver perante a pessoa “Y” pode ficar embaraçada ao arrotar; se a pessoa “X” manifestar por palavras e gestos o seu mal-estar com o fumo do tabaco, a pessoa “Y” possivelmente apagará o cigarro ou irá fumar para outro lado.

  4. Interacções sociais podem ser então, como já vimos, situações de comunicação verbal ou não verbal, focada ou não focada e à distância. • Essa interacções ocorrem em determinados cenários, designados de Fachadas ou Bastidores.

  5. Cenários Interacção Fachada Bastidores

  6. Fachada • São locais onde as pessoas estão mais visíveis, mais permeáveis ao controlo social. Devem respeitar certas regras de “educação” e modelos mais ou menos rígidos de apresentação e comportamento. Exemplos: Sala de aula de uma escola

  7. Bastidores Bastidores • Onde as pessoas podem estar mais relaxadas, e onde o controlo social é menos apertado e determinadas acções, passíveis de sanções nas fachadas, podem surgir, por serem muito mais “invisíveis”. Exemplos: o recreio de uma escola, o jardim, etc.

  8. Representação social • É uma avaliação de uma dada realidade, processo ou situação. • Existe no plano social e no plano individual. • Decorre da nossa socialização. • Orienta e justifica comportamentos • É formada ao nível social. • Nomeia, classifica e dá sentido ao que observamos • Pressupõe valores

  9. Exemplo de representações sociais • O exemplo da beleza física A beleza física está associada a valores como a saúde, a boa forma física, a juventude, a magreza e um conjunto de características físicas mais ou menos objectivas. Quem corresponde a esta descrição é considerada uma pessoa “bonita” enquanto que uma pessoa menos jovem, menos saudável, mais gorda ou com características fisícas menos “bonita” é considerada “feia” e, consequentemente, rejeitada ou estigmatizada.

  10. Representações Comportamentos Estigmas No exemplo da beleza física pode-se notar que a partir de uma certa idade as pessoas procuram formas de se manter o mais próximo do ideal que a representação social criou. Estas recorrem a ginásios, cosméticos, cirurgias, etc. Existe assim uma série de modelos de comportamento que estão associados a esta representação da beleza física e que são condicionados por ela. O estigma está muitas vezes associado às representações sociais negativas. Sempre que julgamos não corresponder à representação ideal da beleza física, podemos sentir-nos um pouco “à parte” em dados contextos e até ser alvos de marginalização por parte de outras pessoas

  11. Representações Sociais e Interacção Social Fim Trabalho realizado por: Paulo Aguiar, Nº19 12º 2 Esc. Sec. Seomara da Costa Primo

More Related