1 / 17

Ligue o som

A Família. No Plano de Deus. Ligue o som. Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos.

vienna
Download Presentation

Ligue o som

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Família No Plano de Deus Ligue o som

  2. Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras bíblicas a seguir nos dão a oportunidade de refletir sobre a dignidade do Matrimônio cristão, dentro do maravilhoso Plano de Deus..

  3. Primeira Leitura – Genesis 2, 18 – 24 18. O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.” 19. Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. 20. O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada. 21. Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. 22. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. 23. “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” 24. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.

  4. Segunda Leitura – Hebreus 2, 09 – 11 9. Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens. 10. Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, 11. para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, (Jesus) não hesita em chamá-los seus irmãos.

  5. Evangelho – Marcos 10, 02 – 15 2. Chegaram os fariseus e perguntaram-lhe, para o pôr à prova, se era permitido ao homem repudiar sua mulher. 3. Ele respondeu-lhes: "Que vos ordenou Moisés?" 4. Eles responderam: "Moisés permitiu escrever carta de divórcio e despedir a mulher." 5. Continuou Jesus: "Foi devido à dureza do vosso coração que ele vos deu essa lei; 6. mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7. Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher; 8. e os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9. Não separe, pois, o homem o que Deus uniu." 10. Em casa, os discípulos fizeram-lhe perguntas sobre o mesmo assunto. 11. E ele disse-lhes: "Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. 12. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério." 13. Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15. Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."

  6. A 1ª leitura apresenta Deus criando o Homem e a Mulher, para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. (Gn 2,18-24) - Apesar de possuir o domínio sobre todas as criaturas, o homem não estava plenamente realizado. faltava-lhe alguém com quem compartilhar a vida e a felicidade - DEUS preenche sua solidão, criando então a mulher, dotada da mesma natureza e da mesma dignidade. * Aqui aparece o Plano de Deus sobre a família… Homem e Mulher se completam e os dois juntos levam a termo a obra do Criador

  7. * O texto não é uma reportagem de fatos passados, mas uma CATEQUESE. 1) A solidão é uma experiência terrível para a pessoa humana. Mesmo na abundância de bens materiais, a solidão não traz a felicidade. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Na partilha de suas vidas no amor, o Homem encontra a realização plena de sua existência.

  8. 2) Homem e mulher são iguais em dignidade. Eles são "da mesma carne", em igualdade de ser, partícipes do mesmo destino; completam-se um ao outro e ajudam-se mutuamente a atingir a realização. Esta realidade exige que homem e mulher se respeitem e exclui qualquer atitude egoísta de dominação.

  9. 3) Unidade:"Se tornarão uma só carne" = uma só pessoa... Uma fusão não apenas dos corpos, mas na sua totalidade: corpo e alma: com seus projetos, seus sentimentos, seus ideais, suas tendências, suas esperanças, suas amizades... SUA FÉ...

  10. A 2ª Leituralembra a "qualidade" do amor de Deus pelos homens. (Hb 2,9-11) Deus amou tanto os homens, que enviou ao mundo o seu Filho único. O Filho solidarizou-se com os homens, partilhou a debilidade dos homens e, cumprindo o projeto do Pai, aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas conseqüências. * O casal cristão deve também testemunhar, com sua doação sem limites e com sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.

  11. No Evangelho, Jesus é perguntado sobre o DIVÓRCIO permitido pela lei de Moisés em certos casos, para proteger a mulher das arbitrariedades do marido.(Mc 10,2-6) Cristo responde: “Moisés permitiu por causa da dureza do vosso coração… Mas desde o começo da Criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne... Portanto, o que Deus uniu o homem não separe”.

  12. - Diante da posição do Mestre, os discípulos ficam perplexos... - E Jesus conclui: "Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério" * O divórcio e a poligamia não fazem parte do projeto de Deus. Jesus reafirma a unidade e indissolubilidade do matrimônio e condena o divórcio e a poligamia. Numa época, em que muitos procuram destruir ou desfigurar a família, é urgente proclamar o Plano de Deus sobre o Matrimônio e a Família. Não é uma norma da Igreja, é Plano de Deus, reafirmado por Cristo.

  13. + O texto finaliza com uma referência às CRIANÇAS as maiores vítimas de uma família fragmentada: - As mães levam seus filhos até Jesus para que os abençoe. - Os apóstolos impacientes tentam impedir… - JESUS: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas…” Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. * Os esposos não podem pensar só em si mesmos e esquecendo os filhos…

  14. A Missão dos pais, é repetir o gesto das mães israelitas: levar seus filhos a Jesus, para que, abençoados por ele e crescendo na sua escola, conservem a inocência e sejam um dia recebidos no reino dos céus, preparado para eles.

  15. Nossa atitude para com os divorciados? - Acolher, integrar, compreender e ajudar aqueles a quem as circunstâncias da vida impediram de viver o projeto ideal de Deus. - Sem renunciar ao "ideal", que Deus propõe e Jesus reafirma no Evangelho.

  16. A felicidade de uma família só existe quando há COMUNHÃO: - entre os esposos - com os filhos e - também com Deus… Rezemos para que as nossas famílias sejam a família que Deus quer: "o Santuário da vida e o Berço do Amor e da Fé". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

  17. Agradecimentos: Ao Pe Antonio, estimado colega que exerce seu Ministério no Rio Grande do Sul com a simplicidade pedida por Jesus e a profundidade inspirada pelo Espírito Santo! Muito obrigado, amigo e irmão no sacerdócio, pelas belas palavras de reflexão! A todos os casais, casados, noivos, namorados ou de segunda união, envio minha bênção! Pe Ricardo Araújo

More Related