1 / 13

Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos. Introdução. Este trabalho consiste num tema e sete subtemas. Tema: Métodos Contraceptivos Subtema: Menstruação, Pílula, Preservativo, Diu, Diafragma, Planeamento Familiar e gravidez na adolescência.

walker
Download Presentation

Métodos contraceptivos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Métodos contraceptivos

  2. Introdução Este trabalho consiste num tema e sete subtemas. Tema: Métodos Contraceptivos Subtema: Menstruação, Pílula, Preservativo, Diu, Diafragma, Planeamento Familiar e gravidez na adolescência. Com este trabalho pretendemos saber mais sobre o tema desenvolvido. A escolha do tema foi derivada da aula de Área de Projecto.

  3. Métodos Contraceptivos São processos que permitem evitar uma gravidez não desejada. Existem vários métodos contraceptivos. A escolha de um método contraceptivo de ser auxiliada por um médico. Cada um escolhe o método que mais se adequa à sua idade, frequência de actividade sexual…

  4. Menstruação É um fenómeno fisiológico do período fértil da mulher, que ocorre caso não se dê a fecundação do óvocito II, permitindo a eliminação periódica através da vagina. A primeira menstruação pode variar entre os 8 e os 16 anos.

  5. Pílula Também conhecida como pílula anticoncepcional é uma combina de estrogênio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal de mulher. Foram aprovados para o uso inicialmente nos Estados Unidos em 1960, e são um forma muito popular de controlo de natalidade.

  6. Preservativo Preservativo masculino É o único método contraceptivo que evita o contagio das DST( doenças sexualmente transmissíveis), inclusive a sida.

  7. Cuidados a ter com os preservativo: • Deve encontrar-se dentro do prazo de validade; • Não deve ter estado guardado em locais sujeitos a variações de temperatura; • Não deve ser guardado na carteira, nem nos bolsos das calças; • Nunca deve abrir a embalagem com tesouras ou objectos cortantes; • Não deve rasgar com os dentes; • Deve abrir com os dedos tendo cuidado de não danificar o preservativo; • Deve colocar o preservativo quando pénis • estiver erecto e antes de qualquer contacto com os órgãos genitais.

  8. Diu Método contraceptivo mecânico que consiste num elemento de plástico e cobre, que coloca dentro da cavidade vaginal, que impede a mulher ter filhos. Tem uma duração de 5 anos.

  9. Diafragma Diafragma é um pequeno anel de metal recoberto por uma película de borracha ou silicone que é colocado pela mulher dentro da vagina antes da relação retirando 12 horas após. Ele impede que os espermatozóides entrem no útero. Inicialmente o tamanho do diafragma deve ser medido por um médico. A duração do diafragma é muito grande, bastando cuidados de conservação. para ser suficiente ele tem de ser usado junto com um creme espermicida.

  10. Planeamento Familiar O planeamento familiar é uma forma de assegurar que as pessoas têm acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência de sexualidade de forma segura e saudável. A pratica de planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programarem a gravidez e o parto na condições mais adequadas.

  11. Gravidez na adolescência Uma gravidez na adolescência implica um duplo esforço para a jovem adolescente. A adolescência assume-se como um importante período da vida, que corresponde a diferentes tomadas de posição sentidas ao nível social, familiar e também sexual. A puberdade marca o início da vida reprodutivas de rapazes e raparigas, sendo caracterizadas por mudanças fisiológicas e psicológicas. Uma gravidez na adolescência implica uma conciliação de duas realidades que convergem num único momento: Estar grávida e ser adolescente.

  12. Vídeos • http://www.youtube.com/watch?v=R8la0lyaAuY&feature=related • http://www.youtube.com/watch?v=PIAXpOMqYLQ • http://www.youtube.com/watch?v=vK89BBwk3cg&feature=related

  13. Conclusão Com este trabalho aprendemos que é muito importante estarmos informados sobre este tema, tão importante para a adolescência e para a nossa vida futura.

More Related