1 / 20

5ª. aula: Lei da matéria é Lei de Deus? Módulo Suplementar – Módulo 4

5ª. aula: Lei da matéria é Lei de Deus? Módulo Suplementar – Módulo 4.

wendi
Download Presentation

5ª. aula: Lei da matéria é Lei de Deus? Módulo Suplementar – Módulo 4

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 5ª. aula: Lei da matéria é Lei de Deus?Módulo Suplementar – Módulo 4

  2. QUE SÃO LEIS?Sabemos que leis são normas, regras ou preceitos legais, editados por uma determinada autoridade, para serem observados. Na Seicho-No-Ie, como tratamos de assuntos filosóficos, geralmente falamos em “Verdade”, (como em Verdade Vertical e Horizontal) e tem abrangência universal.

  3. a) Lei que rege o Universo - Mente dotada de SabedoriaNo Universo existe uma Lei. Essa Lei está presente em toda parte, isto é, ela é onipresente. Mas, o que é essa Lei? É uma força invisível aos nossos olhos que, estando por trás (ou “dentro”) das coisas visíveis, controla e comanda os movimentos destas. A Lei não permite movimentos arbitrários, portanto podemos dizer que ela é uma força controladora dotada de Sabedoria.

  4. b) Deus como Lei e SabedoriaUma das faces da Lei é a Sabedoria. Se não houvesse Sabedoria, seria impossível que as transformações físico-químicas se processassem segundo uma precisão matemática.

  5. c) As leis são Deus Com a ciência encontrando suas explicações, o homem passou a encarar o mundo apenas por esse ponto de vista, dispensando os pensamentos voltados a Deus. Conseqüentemente, com o passar do tempo o homem civilizado acabou por negar a existência de Deus. Entretanto, o que são estas leis descobertas? As leis são o próprio Deus.

  6. COMO ELAS FUNCIONAM?O próprio fato de ser Deus uma Lei constante e imutável é a prova do Seu grande Amor. Se Deus não fosse constante, e fizesse resultar da combinação do oxigênio com o hidrogênio, por exemplo, ora a água, ora o ferro, movido por parcialidade, raiva ou compaixão, não poderíamos elaborar nenhum plano ou projeto.

  7. O QUE ACONTECE SE NÃO AS OBSERVARMOS?.Na lei do trânsito, se uma rua tem direção única, devemos observá-la, não transitando em direção contrária. Se por acaso, transitarmos em direção contrária, estaremos indo contra a lei do trânsito e podemos sofrer como conseqüência uma multa por infração ou pior ainda, abalroar pedestres ou outros veículos que vem na direção correta.

  8. QUE OS LIVROS FALAM A RESPEITO DAS LEISa) A Lei de causa e efeitoO que se semeou, germina; o que não se semeou, não germina. Esta é a “lei de causa e efeito”. O que se semeou será colhido em quantidade bem maior do que a que foi semeada.

  9. b) O Amor de Deus é a LeiA Seicho-No-Ie declara que “Deus é a Lei imanente no Universo”. Estando em sintonia com a lei da mente, poderemos obter tanto a felicidade como a saúde, mesmo sem orar; mas, se não estivermos sintonizados com ela, mesmo que oremos, não seremos atendidos.

  10. C) Concretizam-se as coisas que sintonizam com a nossa “crença”Deus é Lei; por isso nunca castiga as pessoas, movido por parcialidade. Portanto, não há razão para temê-lO. Há pessoas que adoeceram justamente pelo fato de temerem o castigo de Deus; e outras curaram-se ao aprenderem que Deus é Amor e que, portanto, o castigo divino não existe. Isto se deve à lei da mente segundo a qual “o que se crê concretiza-se”.

  11. A lei da matéria também é Lei de Deus?Existe uma visão do mundo que reconhece Deus como origem única do Universo, mas admite um mundo dualístico onde se confrontam a “lei da matéria” e a “Lei do Amor”, explicando que “tanto uma como a outra são Leis de Deus, já que foi Ele quem criou o mundo da matéria e o mundo da mente”. Mas se analisarmos os acontecimentos desta vida segundo essa visão do mundo, chegaremos à conclusão de que, freqüentemente, a “Lei do Amor” é vencida pela lei da matéria”.

  12. A Verdade é que, enquanto houver a crença errônea de que a “lei da matéria” também faz parte da “Lei de Deus” não será possível fazer prevalecer neste mundo a “Lei do Amor”. Para fazer prevalecer neste mundo a “Lei do Amor”, é preciso compreender e assimilar a visão que “a matéria não é existência real”, portanto, a lei da matéria também não é existência real. A matéria é, na verdade, projeção da mente. E a chamada ‘lei da matéria’ é, em última análise, a ‘lei da concretização dos pensamentos’.

  13. O QUE A SUTRA SAGRADA FALA DAS LEIS“A Vida se serve inclusive das leis da matéria, mas as sobrepuja e exerce domínio sobre a matéria. Embora utilize as leis da matéria, a Vida não se sujeita a elas; ao contrário, transcende-as e estrutura o corpo na forma que deseja.Portanto, em se tratando de organismo vivo, as leis da matéria se subordinam a leis da Vida”.(Contínua Chuva de Néctar da Verdade, p. 116)

  14. “O trabalho excessivo causa estafa, desgaste ou doença somente a quem se sujeita às leis da matéria. Tu, que és Espírito, não és regido por leis da matéria. Se por excesso de trabalho, ficas esgotado, cansado ou doente, isso nada mais é que concretização de tua crença de que “o homem é um acúmulo de energia física que se esgota com excesso de trabalho”.(Contínua Chuva de Néctar da Verdade, p. 133)

  15. “Para o homem-Deus não existe doença. No homem-Deus atua unicamente a lei de Deus. Porque Deus é Amor, a lei do castigo não te pode atingir. Porque Deus é Vida, a lei da morte não te pode atingir”.(Contínua Chuva de Néctar da Verdade, p. 136)

  16. “Somente a Lei de Deus rege os seres. Leis da matéria não te podem reger. Leis do pecado não te podem reger. Leis da ilusão não te podem reger”.(Contínua Chuva de Néctar da Verdade, p. 143)

  17. Por trás da lei da mente, existe uma lei de profundidade bem maior que as leis da matéria e da mente, que pode ser chamada de lei da Vida ou lei do Espírito. Por isso, muitas vezes acontece de a oração realizar algo que aparentemente contraria a lei da Natureza. Nesse caso, pode se afirmar que atuou aí uma lei diferente da lei da Física que rege a Natureza.Relato do Sr.Funatomi

  18. Sendo Deus a Lei, por um lado é verdade que Deus não atende a súplicas, porém, se essa rogação for realmente convincente, atuará uma outra lei de nível superior. Isso se assemelha ao fato de, nas leis do mundo material, quando se atinge uma temperatura alta, um corpo sólido se transformar em corpo líquido, mudando assim a lei que rege esse elemento.

  19. É preciso que a temperatura do nosso estado espiritual se eleve através da fé. quando a pessoa tiver um pensamento de profunda fé que entra em comunhão com Deus, o Criador, atuará nessa hora a Lei de Deus.

  20. A lei do Amor de Deus já existe aqui, mas, se não nos ajustarmos a essa lei, fazendo com que nosso estado mental se harmonize com ela, apesar dessa lei existir, não entrará em atividade. Solicitemos ou não a Deus, Ele sempre está nos oferecendo graças. Contudo, a graça se manifestará concretamente ou não, dependendo do fato de conseguirmos ou não alcançar um estado mental que entre em sintonia com a lei do Amor.

More Related