1 / 14

MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER. 5.1) Volume de vendas e investimentos em com- tas a receber. 5.2) Política de concessão de crédito e cobrança. 5.3) Desconto para pagamentos antecipados - Trabalho TR3 – INVESTIMENTOS FINANCEIROS.

wolfe
Download Presentation

MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER 5.1) Volume de vendas e investimentos em com- tas a receber. 5.2) Política de concessão de crédito e cobrança. 5.3) Desconto para pagamentos antecipados - Trabalho TR3 – INVESTIMENTOS FINANCEIROS

  2. MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER 5.1) VOLUME DE VENDAS E INVESTIMENTOS EM CONTAS A RECEBER : 5.1.1) CONTAS A RECEBER COMPREENDE : A) Contas Correntes: - Aplica-se a clientes permanentes com pagamentos periódicos. - A empresa acredita haver uma relativa constância nas compras do cliente. B) Crédito Parcelado: - Vendas de acordo com planos de pagamento diferentes, conforme auxiliem, ou seja, permitido à empresa pela procura dos seus pro- dutos ou serviços. C) Contratos de Vendas a Prazo e Venda Condicional: - São utilizados principalmente nas vendas de bens ou serviços pre- viamente encomendados e de execução ou instalação demorada , com pagamentos parciais que podem ocorrer antes, durante e/ou após a execução ou instalação.

  3. 5.1.2) FATORES CONDICIONANTES DO INVESTIMENTO EM CONTAS A RECEBER. A) O volume de vendas a prazo. B) A proporção entre o custo direto do produto ou serviço e o valor de venda faturado. C) A sazonalidade das vendas. D) As regras do ramo de atividade quanto a limites de crédito. E) As políticas de crédito ( prazo ), cobrança e de descontos da empresa. 5.1.3) ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CONTAS A RECEBER. A) Fixação de prazos para pagamento pelos clientes ( prazo de crédito ). B) Fixação de critérios para a aceitação ( seleção ) de clientes. C) Estabelecimento de limites de concessão de crédito, ou seja, os valo- res máximos financiáveis pela empresa a cada cliente. D) Formação da política de cobrança, incluindo métodos de cobrança . ( instrumentos, agressividade, etc ) E) Estabelecimento de descontos por pagamento antecipado, visando acelerar o recebimento de valores devidos pelos clientes da empresa.

  4. 5.2) POLÍTICAS DE CONCESSÃO DE CRÉDITO E COBRANÇA. 5.2.1) POLÍTICA DE CRÉDITO : A) CONCEITO : “são as diretrizes e procedimentos de seleção de clientes cobrança e descontos, e constitui um importante elemento para a exe- cução dos objetivos de venda, como instrumento de atração de procu- ra para o que a empresa oferece no mercado”. B) O crédito como arma de concorrência, utiliza os seguintes elementos: I - Os prazos concedidos para pagamento. II - Os critérios de aceitação de pedidos de crédito. III - Os critérios para fixação de limites de crédito. C) A política de crédito deve : I - Determinar o prazo geral de crédito, ou seja, delimitar quanto tempo disporá o cliente para efetuar os seus pagamentos. O prazo concedido determina não só a rotação dos investimentos em contas a receber, co- mo também o valor aproximado desse investimento. II - Decidir sobre a aceitação ou não de um cliente em potencial. Trata-se da avaliação do risco que ele produz em face do incremento de vendas e lucros que pode proporcionar.

  5. D) Os 5 C’s do Crédito ( Weston e Brigham ) I) CHARACTER - O cliente procurará cumprir com sua obrigação ? II) CAPACITY - O desempenho operacional e financeiro do cliente, permitirá a geração de recursos para efetuar o pagamento ? III) CAPITAL - O cliente possui bens e outros recursos disponíveis para co- brir o valor exigido pela transação ? IV) COLLATERAL - O cliente pode oferecer garantias reais ou não ? V) CONDITIONS - Quais serão os possíveis efeitos, de acontecimentos exter- nos, sobre a capacidade do cliente para pagar as suas dívidas?

  6. E) MODELO DE AVALIAÇÃO DE UM PEDIDO DE CRÉDITO I) Obter dados sobre o candidato ao crédito, o que envolve: a - Coleta de Demonstrações Financeiras, para avaliar os aspectos de capacidade de pagamento, capital e possibilidades de garantias. b - Consultar empresas especializadas em informações de crédito. c - Consultar os departamentos de crédito dos bancos com os quais a empresa trabalha, em busca de dados sobre hábitos de pagamento e referências. d - Trocar informações com outros fornecedores do solicitante. II) Proceder a uma análise dos elementos de decisão, apoiada em índices de liquidez e estimativas do risco de não - pagamento. III) Decidir pela aceitação ou rejeição do pedido, mediante uma compara- ção dos “Custos de Aceitação e de Rejeição de um Pedido de Crédito”

  7. CUSTO DE ACEITAÇÃO CA = [ Pro . Cvu . Q ] + [ Re . Pmc . Cvu . Q ] + Cmc CUSTO DE REJEIÇÃO Cr = ( 1 - Pro ) . Mc . Q Onde: Pro = Probabilidade de Prejuízo Cvu = Custo variável unitário Q = Número de unidades encomendadas Re = Retorno exigido Pmc = Prazo médio de cobrança Mc = Margem de contribuição por unidade Cmc = Custo da margem de contribuição por unidade

  8. DEMONSTRAÇÃO GRÁFICA ( RELAÇÃO CA X CR ) custos CR CA Q 0 E Obs: uma encomenda inferior a “E” unidades, deverá ser rejeitada, pois o custo de rejeição é inferior. Evidentemente, as inclina- ções das curvas, dependem das hipóteses formuladas nos cál- culos de CA e CR .

  9. IV) Todo o processo deve ser rápido, para atender rapidamente o cliente. V) Finalmente, deve ser estabelecido o limite de crédito que a empresa está disposta a financiar. 5.2.2) POLÍTICA DE COBRANÇA A) FINALIDADE: ela existe para que vendas já efetuadas transformem-se em recebimentos. B) PRINCÍPIOS: 1- A empresa não deve gastar mais com seu esforço de cobrança do que tem a receber. 2- As despesas de cobrança devem ter como parâmetro básico de comparação, o que a empresa pode perder sob a forma de acrésci- mo de dívidas não liquidadas por seus clientes, ao promover qual- quer redução no seu esforço de cobrança. 3- A atividade de cobrança não levará diretamente um cliente incapaz de pagar, a saldar as suas dívidas. 4- Deve-se considerar se os gastos com a cobrança produzem alguma contribuição igual ou superior, em termos de perdas com devedores insolventes. 5- A agressividade da cobrança, pode até prejudicar as vendas, em ge- ral, pois a cobrança é vista como parte do conjunto de concessão de crédito e da política de vendas da empresa.

  10. C) EXEMPLO DE POLÍTICAS DE COBRANÇA. Obs: Dos três programas, o B é sem dúvida o melhor, pois acresce 15.000,00 ao lucro líquido da empresa, porque o aumento das despesas de cobrança ( 25.000,00 ) mais do que compensa a redução das perdas ( 40.000,00 ), em relação ao custo direto do produto ou serviço vendido.

  11. D) AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CRÉDITO. Erros mais comuns de ocorrerem, na determinação de uma Política de Crédito : 1) Adotar uma política de crédito muito restritiva, em termos de prazos, limites de crédito, critérios de seleção de clientes, cobrança, etc, de- fendendo os investimentos em contas a receber a ponto de provocar perdas de vendas e aumentar os custos do departamento de crédito. 2) Adotar uma política por demais liberal, enfatizando o objetivo de má- ximo volume de vendas e maior rentabilidade a curtíssimo prazo, mas sofrendo perdas de liquidez, e finalmente, causando reduções subsequentes de sua rentabilidade. OBS: Para avaliar uma política na área de concessão de crédito, suge- rimos a adoção, para fins de comparação no tempo, de um índice relacionando o valor dos pedidos rejeitados e o volume de vem- das a prazo. É certo que ele pode ser afetado por fatores externos, como a situação da economia.

  12. 5.3) DESCONTOS PARA PAGAMENTOS ANTECIPADOS A) É o último elemento que costuma ser associado à Administração de Contas a Receber. B) Geralmente significa um recebimento mais rápido para a empresa, do que a média do período de crédito concedido e utilizado por muitos outros clientes. C) Normalmente é expresso do seguinte modo : 2 / 10, 30 dias líquidos. D) Pode ser considerado como um estímulo para maiores vendas, do ponto de vista da empresa que o concede. E) É um fator acelerador dos recebimentos de vendas. F) Economicamente é vantajoso para a empresa, quando a diferença en- tre a taxa efetiva de desconto e o custo dos recursos de terceiros a curto prazo, for inferior à margem de contribuição ( excluindo o des- conto do preço de venda ), isto porque, analisando apenas o desconto por si mesmo, ele precisa obrigatoriamente ser superior ao custo dos recursos que podem ser obtidos, no mercado financeiro, pelos clien- tes da empresa. Se não fosse assim, o desconto não funcionaria como estímulo, tanto a maiores vendas, quanto a pagamentos mais rápidos.

  13. G) O comprador que utiliza o desconto, paga o seguinte preço : Cd = P. { ( 1 - h ) - [ k / 360 . ( 1 - h ) . t ] } H) O comprador que não utiliza o desconto paga o seguinte preço : SD = P . [ 1 - ( k / 360 . T ) ] I) Legenda: P - Preço unitário de venda. t - Período de desconto. T - Período de pagamento líquido. K - Custo do capital no mercado financeiro. h - Taxa de desconto.

  14. J) EXERCÍCIO : - Uma máquina industrial está à venda por R$ 100.000,00, sendo que, para uma compra à vista, o desconto oferecido é de 15%. - Para a compra a crédito as condições são de 12 / 20 , 30 dias líquidos. - O custo de recursos no mercado é igual a 35% aa. - Pede-se : A) Qual o preço de aquisição à vista ? B) Qual o preço de aquisição à crédito, no prazo e com desconto ? C) Qual o preço de aquisição a crédito, no prazo e sem desconto ?

More Related