1 / 15

Introdução à Relatividade

Introdução à Relatividade. DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO. Temporada 2013 EPISÓDIO 4. Princípio da Gravitação Universal, Isaac Newton e a gravidade.

Download Presentation

Introdução à Relatividade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução à Relatividade DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 4

  2. Princípio da Gravitação Universal, Isaac Newton e a gravidade

  3. Matéria atrai matéria e a mesma força que provoca a queda de uma maçã, por exemplo, mantém os planetas girando em torno do Sol. • A Força Gravitacional é proporcional às massas. • A Força Gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância.

  4. A Teoria da Relatividade • A Teoria da Relatividade está divida em duas partes: a Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial) e a Teoria da Relatividade Geral. • A Teoria da Relatividade Restrita substitui os conceitos de espaço e tempo e admite a velocidade da luz constante. • A Teoria da Relatividade Geral trata dos efeitos da gravidade e a da curvatura do espaço-tempo.

  5. Relatividade Geral e a nova interpretação da Gravidade • A gravidade é resultado da geometria do espaço-tempo. • Uma massa é capaz de provocar uma curvatura no espaço-tempo. • OBS.: Para Einstein o tempo representa uma dimensão, num total de 4. Três dimensões espaciais e uma temporal.

  6. Outras diferenças sobre a ideia de gravidade: • Gravidade newtoniana: ação instantânea. • Gravidade einsteiniana: ação não-instantânea.

  7. “O pensamento mais feliz da minha vida” Einstein, ao elaborar a segunda parte da Teoria da Relatividade.

  8. E mais! • E não só uma massa “pequena” como as dos planetas, como no Sistema Solar, está vinculada à curvatura provocada pelo Sol. Até mesmo um feixe de luz se curva (ou seja, sofre um desvio) ao passar próximo a uma grande massa.

  9. O eclipse de Sobral (Ceará) - 1919 • Há mais de 80 anos, em 29 de maio de 1919, uma equipe de astrônomos ingleses estava em Sobral, no interior do Ceará, para observar e fotografar um eclipse total do Sol. A principal motivação dessa expedição científica era verificar a previsão de Albert Einstein para o desvio da luz de uma estrela ao passar perto do Sol. Einstein calculara o valor desse desvio usando sua teoria da Relatividade Geral, publicada quatro anos antes, e a comunidade científica estava ansiosa para saber se esse valor seria, ou não, comprovado pelas medições astronômicas.

  10. Einstein: um ícone pop • Entre os biógrafos de Einstein, não há um consenso. Há quem afirme que o fotógrafo Arthur Sasse, autor da imagem, teria pedido que Einstein sorrisse, no dia da comemoração do seu 72º aniversário. Irritado com a perseguição da imprensa, teria se virado e mostrado a língua rapidamente, no intuito de estragar a foto. O fotógrafo, esperto, teria aproveitado a oportunidade para entrar na história. No livro Einstein, o reformulador do universo, o jornalista Cássio Leite Vieiraafirma que o cara gostava tanto da imagem que a autografava e enviava a amigos.

  11. O roubo do cérebro de Einstein • Albert Einstein morreu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, vítima de um aneurisma que desencadeou uma hemorragia interna. Durante a autópsia, sem que ninguém percebesse, seu cérebro foi roubado pelo patologista do Hospital de Princeton, o doutor Thomas Harvey. Harvey levou o cérebro de Einstein para sua casa, onde o dissecou para estudos, na esperança de descobrir o que havia por dentro da mente do gênio. Não chegou a grandes conclusões, mas deixou uma boa história para contar.

  12. Vamos fazer alguns exercícios do livro?

  13. Hehehe! Não tem continhas! Uhu!

More Related