1 / 1

INTRODUÇÃO

MICROTERAPIA NO TRATAMENTO DE LESÃO DO MÚSCULO RETO FEMORAL. Autores: ANDRÉ L. K. CASTANHEDE VIVIANI DE AZEVEDO X. SARAIVA CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio de Janeiro - Brasil E-mail: 100DOR.COM.BR Telefone Fax: 24376665. INTRODUÇÃO

yestin
Download Presentation

INTRODUÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MICROTERAPIA NO TRATAMENTO DE LESÃO DO MÚSCULO RETO FEMORAL Autores: ANDRÉ L. K. CASTANHEDE VIVIANI DE AZEVEDO X. SARAIVA CENTRO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO NO ESPORTE Rio de Janeiro - Brasil E-mail: 100DOR.COM.BR Telefone Fax: 24376665 • INTRODUÇÃO O músculo traumatizado fica em espasmo para se proteger, diminuindo o suporte sangüíneo e a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam a ele. O decréscimo da circulação causa um acúmulo de resíduos metabólicos, provocando dor. Tecidos lesionados são pobres em ATP. No processo de cura, grande quantidade de ATP é requerida para controlar funções primárias como entrada e saída de minerais vitais na célula. O tempo de recuperação do músculo reto femoral varia de 2 a 12 semanas, conforme a extensão e o grau da lesão. O tratamento convencional consiste em uso de medicação antiinflamatória e repouso até que não haja dor ao fazer movimentos. Baseado na teoria da microterapia celular o presente trabalho foi realizado com intuito de diminuir o tempo e as recidivas do tratamento convencional. • OBJETIVOS Apresentar e avaliar a efetividade do uso da microcorrente como modalidade terapêutica no tratamento de lesão muscular, diminuindo o tempo de cicatrização, o risco de ocorrência de um posterior hematoma e ruptura, bem como a formação óssea heterotópica. • METODOLOGIA O estudo do caso foi realizado no CEPRE (Centro de Pesquisa e Reabilitação no Esporte). Foi selecionado o caso de um praticante de exercícios regulares, do sexo masculino, com 48 anos. Usou-se o aparelho de microcorrente da marca RYOMETER num total de 05 aplicações: com posição dos eletrodos em paralelo na região da lesão: terço inferior do músculo Reto Femoral; freqüência variando de 40 a 200 microâmperes; intervalo das freqüências usando o tempo de 15 minutos. Convencionou-se repouso e não utilização de medicamento. • RESULTADOS E CONCLUSÃO O início do tratamento foi acompanhado e mapeado por ultra-sonografia muscular com o mesmo aparelho e avaliador. No 1º exame (08/11) a lesão foi descrita medindo 20x11 mm, sendo compatível com hematoma provocado por lesão de fibras musculares (+/-15%). Ao término da 5ª aplicação de microcorrente, foi realizada nova ultra-sonografia (22/11), sendo constatado que o músculo reto femoral não apresentava sinais de lesões. A utilização da eletroestimulação de microcorrente, é uma forma reparadora eletrofisiológica, pois reduz de 40-50% o tempo de cicatrização do tecido muscular. O trauma afeta o potencial elétrico das células do tecido lesionado. As microcorrentes vão até as células lesionadas induzindo e acelerando o processo curativo e reduzindo a dor. As microcorrentes promovem o aumento significativo na concentração de ATP, aumentando a síntese de proteína, aceleração do transporte através da membrana celular e outros efeitos a nível intracelular (Cheng, 1982).

More Related