1 / 27

Universidade Cruzeiro do Sul CURSO DE DIREITO HISTÓRIA DO DIREITO História e seus períodos 1º. semestre

Universidade Cruzeiro do Sul CURSO DE DIREITO HISTÓRIA DO DIREITO História e seus períodos 1º. semestre. Professora Selma Ap. Cesarin 2011. A criação do Universo O início do início. Obra de um Ser Superior?. Obra de uma explosão acidental?. A criação do Homem.

yuval
Download Presentation

Universidade Cruzeiro do Sul CURSO DE DIREITO HISTÓRIA DO DIREITO História e seus períodos 1º. semestre

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Cruzeiro do SulCURSO DE DIREITOHISTÓRIA DO DIREITOHistória e seus períodos1º. semestre Professora Selma Ap. Cesarin 2011

  2. A criação do UniversoO início do início

  3. Obra de um Ser Superior?

  4. Obra de umaexplosão acidental?

  5. A criação do Homem

  6. Obra de um Ser Superior à sua imagem e semelhança?

  7. Evolução das espécies?

  8. HISTÓRIA DO DIREITO HISTÓRIA História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura e ou civilização. Do grego antigo historie, significa testemunho, no sentido daquele que vê. É a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, mas foi Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

  9. HISTÓRIA DO DIREITO Objetivos da História Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.

  10. HISTÓRIA DO DIREITO Fontes da História Escritas - Livros - Periódicos - Cartas - Documentos diversos

  11. HISTÓRIA DO DIREITO Fontes da História Não escritas - Objetos - Restos arqueológicos - Pirâmides - Ossos - Informações orais - Monumentos

  12. HISTÓRIA DO DIREITO Divisão da história O período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C. é chamado, por muitos historiadores, de pré-história. A denominação pré-história começou a ser utilizada no século XIX. Nessa época, acreditava-se que só era possível recuperar a história de qualquer sociedade se ela dominasse a escrita. O registro escrito era, então, considerado a única fonte confiável das experiências humanas. A tradição oral, as pinturas, os objetos de uso cotidiano, por exemplo, representavam fontes secundárias e pouco confiáveis. Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita).

  13. HISTÓRIA DO DIREITO Essa ideia  é hoje muito criticada, haja vista que os humanos que não sabiam escrever também têm história. Eles viviam, comiam, faziam objetos, comunicavam-se etc. E mais: não é preciso documentos escritos para a pesquisa histórica. A cultura material também é fonte importante para o trabalho do historiador. Pelos desenhos deixados  nas cavernas – as chamadas pinturas rupestres – o historiador pode obter indícios do que aqueles homens faziam, como pensavam, enfim, como eles viam o seu mundo. Pelos vestígios de utensílios e de ferramentas, o historiador pode saber como essas pessoas comiam, de que forma caçavam os animais, se faziam fogueiras etc. Por isso, muitos estudiosos, hoje em dia, preferem chamar a Pré-História de História dos povos pré-letrados ou povos ágrafos, isto é, História dos povos que não sabiam escrever.

  14. HISTÓRIA DO DIREITO Periodização da HistóriaPara facilitar o estudo da História, ela foi dividida em períodos:- Pré-história/povos ágrafos: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos). - Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa) - Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

  15. HISTÓRIA DO DIREITO Assim, ao se falar em História do Direito, é preciso analisar e entender o Direito desde as sociedades ágrafas até os dias de hoje, analisando-se os diversos períodos da História e considerando-se, inclusive, as diferenças culturais de todos esses povos que habitaram e habitam este Planeta tão complexo e heterogêneo. (A Canção dos homens)

  16. HISTÓRIA DO DIREITO Referências ALMANAQUE Abril CD-ROM – A sua fonte de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1996.1 CD-ROM. GILISSEN, J. Introdução Histórica ao Direito. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. Grande Atlas Histórico: A História do Mundo, Multiactiva Creación y Servicios Editoriales, S.L., Sintra, 2007 História do Homem nos Últimos Dois Milhões de Anos. Lisboa: Seleções do Reader`s Digest, 1975. NASCIMENTO, W. V. Lições de Historia do Direito. 10. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998. SEGURADO, M. D. Direito Romano. Campinas: Julex Livros Ltda., 1989. SOIBELMAN, Leib. Enciclopédia jurídica. Versão Eletrônica 2.0, 1998 WIEACKER, F. História do Direito Privado Moderno. 3. ed. Fundação Calous: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. WOLKMER, A. C. Fundamentos de História do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2010/12/periodizacao-e-historia.html http://www.sohistoria.com.br/ef2/periodos/

  17. Obrigada!

More Related