1 / 17

PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO

PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO. Interpretação de imagens e composições visuais. O que é interpretar?. Quando interpretamos um texto que informações estamos buscando?. Como ler uma imagem?. Como podemos interpretar o que uma imagem pode ‘dizer’?.

zed
Download Presentation

PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO

  2. Interpretação de imagens e composições visuais • O que é interpretar? • Quando interpretamos um texto que informações estamos buscando? • Como ler uma imagem? • Como podemos interpretar o que uma imagem pode ‘dizer’?

  3. O texto visual, em seu todo, é tido como um conjunto de estruturas: 1- expressão visual- referentes a elementos de expressão, como figuras, geometrizações, ângulos de câmera, cores, etc.; 2- níveis sintagmáticos ou níveis de interpretação- figuras iconográficas, tipologia da montagem, relação campo/contracampo; montagem; tipos de enquadre; narrativa/cronologia temporal; diferentes pontos de vista; níveis intertextuais; tópico; gênero e tipologia de gêneros.

  4. Como é possível perceber que essas mulheres participam de contextos diferentes? • Então podemos dizer que a profundidade da interpretação (de imagem, texto, música, composição de todo o tipo, etc) está diretamente ligada à quantidade/ qualidade de informações que temos arquivadas em nossa memória?

  5. Existem várias óticas (mecanismos) através da qual é possível interpretar uma imagem. Em disciplina específica será abordada a semiótica. E agora veremos a Gestalt. Essas formas de interpretação do espaço organizado não são excludentes entre si, ao contrário, são recursos que podem ser usados concomitantemente.

  6. A Gestalt é uma escola de Psicologia experimental que iniciou-se na Alemanha no séc XX, teorizando sobre os modos de percepção humana a respeito da forma, das cores, das composições visuais e da participação das partes na percepção do todo. Segundo a Gestalt a percepção que ocorre nos olhos é diferente da percepção que ocorre no cérebro. A percepção da forma não se dá por partes, mas de forma íntegra, global e unificada.

  7. Isso quer dizer que reconhecemos símbolos ou composições de símbolos em um contexto e não isoladamente: De aorcdo com as peqsiusas da Gestalt, não ipomtra em qaulodrem as lteras de uma plravaaetãso, a únciacsioaiprotmatne é a psosiãço da piremria e útmlialteras, o rsetopdoe ser uma bçguanattaol, que vcoêanidapdoe ler sem pobrlmea. Itsoocrroepoqrue nós não lmeoscdaalteraisladoa, mas a plravaacmoo um tdoo.

  8. Essas associações vão ainda mais longe. Quando observamos um bloco de texto associamos os números a letras e lemos as palavras da mesma forma: 3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4...

  9. Essas organizações cerebrais são espontâneas e arbitrárias, não podem ser aprendidas ou modificadas. Muitas associações ainda são incógnitas para a ciência, mas outras já são completamente explicáveis. Um bom exemplo dessas “organizações cerebrais” são as associações percebidas nas ilusões de ótica.

  10. Gestalt Segundo a teoria da Gestalt, os mecanismos da percepção humana tendem a estabelecer padrões formais de reconhecimento numa tentativa sistemática de organizar o caos.

  11. E a Gestalt se propõe a estudar exatamente isso, os padrões de organização utilizados pelo cérebro para ler e compreender as composições visuais de forma geral. Durante os estudos foram encontrados alguns padrões fixos que passaram a ser chamados de ‘leis da gestalt’. Na verdade não são leis exatamente, mas regras que, se conhecermos bem podemos utilizar ou quebrar, conforme o interesse.

More Related