660 likes | 848 Views
Escola Estadual “Dr. Alcides Mosconi” Projeto: “LEI – VALORES”. Apenas uma reflexão. “ Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar” Rubem Alves. Projeto: “L.e.i. Valores”. Mensagem “De tanto ver triunfar as nulidades,
E N D
Escola Estadual “Dr. Alcides Mosconi” Projeto: “LEI – VALORES”
Apenas uma reflexão... “ Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem. Escolas asas fazem voar” Rubem Alves
Projeto: “L.e.i. Valores”
Mensagem “De tanto ver triunfar as nulidades, De tanto ver crescer a injustiça, De tanto ver prosperar a desonra, De tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus. O homem chega a desanimar-se da VIRTUDE, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” Rui Barbosa
Identificação Projeto: “lei – valores” Escola Estadual “Dr. Alcides Mosconi” Diretora: Maria da Salette Buzatto de Oliveira Andrade Supervisoras: Andréa Ortega Rachél de Cássia Moreira Compri Professora: Luciene Beatriz Monteforte Disciplina: Português Turmas: 1º I , 1º J , 1º EJA, 2º F , 2º G , 3º EJA Turno: Matutino / Noturno Ano letivo: 2007
“ Hoje nos encontramos numa fase nova da humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e VALORES. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente” Leonardo Boff
I – JUSTIFICATIVA Considerando que a escola é também co-responsável pelo repasse de valores e regras aos alunos e considerando que as famílias passam por mudanças significativas no que se refere à educação dos filhos, proponho o Projeto “Valores” cuja temática abrangerá os temas: “ÉTICA” / “RESPEITO MÚTUO” / SOLIDARIEDADE”. A idéia é debater os temas a fim de que se possa refletir sobre o comportamento das pessoas à nossa volta bem como também o nosso e, prioritariamente, efetivar uma mudança de postura nas relações que permeiam nossa vida em todos os setores, ou seja, na família, na escola, no trabalho e os relacionamentos afetivos.
II – OBJETIVOS 01 . – Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista. 02 . – Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações. 03 . – Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas. 04 . – Construir uma imagem positiva de si,o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimação das normas morais que garantam, a todos essa realização. 05 . – Assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação.
III – FASES E TAREFAS 01 . – Eixo Temático: Contextualização – Tematização – Textualização do discurso Gêneros e Suportes 02 . – Apresentação do Projeto “Valores”. Linguagem oral Leitura do texto do americano e do israelense. Discussão do assunto. Plenária com as opiniões. 03 . – O que são valores éticos e morais? Como adquirimos tais valores? Sementeira de idéias coletiva. Anotações. 04 . – Vídeo: Leitura do texto “Só de sacanagem” – Elisa Lucinda Linguagem oral. Discussão do texto em grupos, com plenária de opiniões. 05 . – Texto: “Pecado e Virtude” – Paulo Mendes Campos Análise do texto. Interpretação oral e escrita. Fazer a relação entre o texto e o projeto valores oralmente.
06 . – Tema: ÉTICA . O que é ética? . O que é ética profissional, política, social? . Como é a pessoa que não tem ética? . Análise de textos com o tema em seus âmbitos: político, social, profissional e pessoal. 07 . – Tema: RESPEITO MÚTUO . O que podemos fazer para melhorar a nós mesmos e em nossos relacionamentos? . Qual é a base do respeito mútuo? 08 . – Tema: SOLIDARIEDADE . Discussão do tema: “Juntos somos melhores” . . Apresentação do trabalho”8 jeitos de mudar o mundo”. 09 . – Confecção de frases em cartazes com os temas trabalhados.
10 . – Discurso argumentativo . Redações envolvendo cada tema trabalhado. 11 . – Interação literária . Texto: “As pombas” . Análise do texto e de sua temática, sonhos de vida. 12 . – Encerramento com o texto: “Eu sei, mas não devia” – Marina Colassanti . Análise do texto. . Redação individual com o tema debatido.
IV – RECURSOS 01 . – Humanos: Alunos, professores, especialistas, vice-diretores e diretora. 02 . – Materiais: Televisão, DVD, laboratório de informática.
V – ACOMPANHAMENTO E CONTROLE O acompanhamento do desenvolvimento do trabalho dar-se-á pelas especialistas da escola e pelo professor. VI – AVALIAÇÃO A avaliação será processual. A cada proposta de tarefa apresentada pelo professor ou sugerida pelos alunos, será realizada a avaliação. VII – CRONOGRAMA O projeto será desenvolvido no 4º bimestre do ano de 2007.
Texto: “Só de sacanagem” Autora: Elisa Lucinda Intérprete: DVD - Ana Carolina “Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final!”
Trabalho desenvolvido no 1º Ano “8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO”
Tema: “ÉTICA” Trabalho com o “Código de Ética dos Índios norte-americanos” 01 . – Discussão em grupos. 02 . – Ilustração dos trabalhos a partir de desenhos e recortes. 03 . – Redação com um dos tópicos abordados. 04 . – Exposição dos trabalhos confeccionados.
I “Levante com o sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará , se você, ao menos, falar”
II “Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito”
III “Procure conhecer-se, por si mesmo. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você”
IV “Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-lhes o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra”
V “Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não lhe foi dado, não é seu”
VI “Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais”
VII “Respeite os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros, nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal”
VIII “Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você colocar para fora no universo, voltará multiplicada a você”
IX “Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados”
X “Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo”
XI “A Natureza não é para nós; ela é uma parte de nós. Toda a Natureza faz parte da nossa família terrenal”
XII “As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lições de vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam”
XIII “Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros, retornará a você”
XIV “Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do universo”
XV “Mantenha-se equilibrado. Seu corpo espiritual, seu corpo mental, seu corpo emocional e seu corpo físico: todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis”
“Trabalhe o seu corpo físico para fortalecer o seu corpo mental. Enriqueça o seu corpo espiritual para curar o seu corpo emocional”
XVI “Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações”
XVII “Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isso é proibido”