1 / 32

Boas Pr

Lucy
Download Presentation

Boas Pr

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. www.bacalhaudanoruega.com.br Boas Práticas de Fabricação Treinamento On line Manipulação de alimentos em residências

    2. www.bacalhaudanoruega.com.br

    3. www.bacalhaudanoruega.com.br Material de Apoio Para melhor aproveitamento deste curso, está disponível no Portal do Bacalhau da Noruega os seguintes recursos adicionais: Plantão de dúvida: Você pode entrar em contato pelo Site com nossas engenheiras de alimentos e nutricionistas que em até 48 horas sua dúvida será respondida. Apostila de Boas Práticas: Será disponibilizada no Portal uma apostila no formato word para Donwload, a qual apresentará os conceitos estudados neste treinamento de uma forma ainda mais detalhada. Perguntas mais freqüentes: A atualização da lista de perguntas mais freqüentes será realizada mensalmente. Aproveite esta oportunidade para se desenvolver cada vez mais!

    4. www.bacalhaudanoruega.com.br Introdução Servir um alimento gostoso e nutritivo para a família e amigos é uma verdadeira delícia! Boas lembranças de almoços de domingo ficam para sempre em nossa memória! Por que não tornar cada refeição um momento especial? Sirva sempre saborosas refeições com qualidade e segurança ! Não deixe de aproveitar estas dicas para deixar a sua cozinha ainda mais segura para você, sua família e seus amigos!

    5. www.bacalhaudanoruega.com.br Treinamento de Boas Práticas de Fabricação Módulo 2: Manutenção das condições ambientais

    6. www.bacalhaudanoruega.com.br Reunião de amigos Para uma reunião com amigos e familiares nada é melhor do que um excelente Bacalhau! Mas antes de começarmos a prepara-lo devemos observar alguns cuidados. As instalações, manutenção e condições de higiene da nossa cozinha podem afetar (e muito!) a qualidade deste delicioso produto.

    7. www.bacalhaudanoruega.com.br Condições ambientais Você imagina como isto acontece? Na sua opinião como é a cozinha ideal para a manipulação dos alimentos? Pense nisto...

    8. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Piso e paredes

    9. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Teto e luminárias O teto deve ser isento de vazamentos ou goteiras, sem mofos e o acabamento deve ser de material liso, impermeável, lavável, em cor clara e em bom estado de conservação. Deve-se evitar teto com mofo, infiltração ou com tinta descascando.

    10. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Bancada e pia Deve ser de material liso, impermeável, lavável, em cor clara e em bom estado de conservação. Deve-se evitar bancada de madeira ou bancada com ranhuras.

    11. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Era como você imaginava? Como está a sua cozinha? Precisa de reforma? Veja ainda as próximas dicas!

    12. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Equipamentos Equipamentos: Fogão Geladeira Freezer Máquina de lavar louça Microondas

    13. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Utensílios

    14. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Layout A distribuição física dos móveis, equipamentos e recursos deve permitir as boas práticas de higiene, incluindo proteção contra a contaminação cruzada dos produtos. Para isso, deve-se haver uma adequada separação das atividades.

    15. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Resíduos

    16. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Potabilidade de água Solução: A água utilizada deve ser potável. A limpeza da caixa de água deve ser feita semestralmente. A troca do filtro de água deve acontecer sempre que necessário e no máximo anualmente.

    17. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Dicas Outras dicas importantes: O forro deve ser bem vedado. As conexões elétricas devem ser isoladas para possibilitar limpeza. Não mantenha plantas e animais domésticos na cozinha.

    18. www.bacalhaudanoruega.com.br Instalações físicas Controle integrado de pragas A infestação por pragas pode ser extremamente danosa, ocasionando risco de contaminação dos alimentos.

    19. www.bacalhaudanoruega.com.br Higiene do ambiente De nada adianta possuir a área de manipulação de alimentos perfeita com instalação física, móveis, equipamentos e recursos adequados, se o ambiente for mantido constantemente sujo.

    20. www.bacalhaudanoruega.com.br Higiene ambiental A higienização ambiental está diretamente relacionada com os riscos de contaminação cruzada dos alimentos.

    21. www.bacalhaudanoruega.com.br Higiene ambiental Limpeza – operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades.  Produto chave: detergente Sanificação = Desinfecção – operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.  Produtos chaves: Álcool 70% e solução clorada Sanitização = higienização – Engloba as etapas de limpeza e sanificação.

    22. www.bacalhaudanoruega.com.br Resumo de como limpar

    23. www.bacalhaudanoruega.com.br Fatores que afetam a limpeza Fatores a serem observados na limpeza

    24. www.bacalhaudanoruega.com.br Resumo de como sanificar

    25. www.bacalhaudanoruega.com.br

    26. www.bacalhaudanoruega.com.br Programas de higiene do ambiente A tábua de corte está suja e você precisa realizar o corte do bacalhau. Você limpa, sanifica ou higieniza a tábua de corte? Qual é o recomendado?

    27. www.bacalhaudanoruega.com.br Produtos Químicos Todas as substancias químicas de limpeza e sanificação devem possuir registro no Ministério da Saúde. Mantenha todos os produtos químicos permanentemente identificados e armazenados separadamente dos produtos alimentícios. Deve – se sempre seguir as recomendações do fabricante expressas no rótulo do produto. Assim, evita-se erros de utilização, desperdícios, inativação de princípios ativos e acidentes de manuseio.

    28. www.bacalhaudanoruega.com.br Produtos Químicos Cuidados com produtos químicos:

    29. www.bacalhaudanoruega.com.br Freqüência recomendada Diário: piso, rodapé e ralo e recipientes de lixo; Diário ou de acordo com o uso: eletrodomésticos; utensílios; bancadas; mesas e cadeiras Semanal: paredes; portas e janelas; prateleiras; exautor; geladeira e freezer; Mensal: luminárias; Semestral: reservatório de água.

    30. www.bacalhaudanoruega.com.br Manipulação do bacalhau Uma cozinha adequada aliado a corretas práticas de higiene da área, eletrodomésticos e utensílios, reduz significativamente a probabilidade da contaminação dos alimentos servidos. Desta forma, a excelente qualidade do bacalhau produzido será mantida e o sucesso garantido!

    31. www.bacalhaudanoruega.com.br Dúvidas? Ainda ficou com dúvidas? Utilize agora mesmo os recursos disponíveis no Portal do Bacalhau da Noruega! Próximo módulo: Higiene pessoal e hábitos recomendados durante o preparo dos alimentos. Não perca!!

    32. www.bacalhaudanoruega.com.br Bibliografia Apostila BPF –Boas Praticas de Fabricação – Escola SENAI “Prof . Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”; SP; 2001. Apostila – Manual de apoio às Boas Práticas de Fabricação -Escola SENAI “Prof . Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”; Série Qualidade e Segurança Alimentar; SP; 2001. Elementos de Apoio para o Sistema APPCC; ed. Brasília, SENAI/DN, 2000, Projeto APPCC Industria. Convenio CNI/SENAI/SEBRAE. Arruda; Dra. Gillian Alonso; Manual de Boas Práticas vol. 2 – Unidades de alimentação e nutrição; 1ª ed. São Paulo:Editora Ponto Crítico,1998. ServSafe – Princípios Básicos de Segurança Alimentar; Instituto da Hospitalidade; Tradução de Everaldo Lyra – Rio de Janeiro,2000.

More Related