1 / 9

Sincronização de Bases de Dados

CEATec. Sincronização de Bases de Dados. Uma abordagem sobre os meios de sincronização na ótica de eficiência energética. Mestrando: Luiz Rodolfo Barreto da Silva Orientadora: Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota. Estruturação do problema.

abena
Download Presentation

Sincronização de Bases de Dados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CEATec Sincronização de Bases de Dados Uma abordagem sobre os meios de sincronização na ótica de eficiência energética Mestrando: Luiz Rodolfo Barreto da Silva Orientadora: Profa. Dra. Lia Toledo Moreira Mota

  2. Estruturação do problema • Dada duas ou mais bases de dados em schemas distintos (i.e., não necessariamente separadas por distância, produto ou outra), ocorre a necessidade de sincronizá-las, de forma a compartilhar dados entre elas.

  3. Estruturação do problema (cont.) Exemplo #1 Caixa RH Digamos que o RH calcula a comissão de vendas de seus funcionários. 1 – Como o RH irá saber quanto cada funcionário vendeu? 2 – Como o Caixa irá saber quem é vendedor, para permitir o pagamento da comissão?

  4. Estruturação do problema (cont.) Exemplo #2 CWB GRU Digamos que os aeroportos de GRU e CWB estejam Vendendo passagens aéreas de Brasília para Lisboa. Como os aeroportos envolvidos irão saber se existem passagens disponíveis e controlar para não venderem passagens duplicadas para um mesmo assento no avião?

  5. Hipóteses • Hipótese #1 Interfaces textuais (por envio de arquivos) não podem ser realizadas em tempo real, porém, são as que menos oneram o tráfego de rede e utilização de recursos; • Hipótese #2 Interfaces por Database Link são atualizadas em tempo real, mas oneram o tráfego rede e a utilização de recursos; • Hipótese #3 A seleção de dados de uma base na outra, criam uma pilha de seleções e inserções, o que faz com que não sejam realizadas em tempo real e ainda onerem o tráfego de rede e a utilização de recursos;

  6. Hipóteses (Cont.) • Hipótese #4 Existe uma forma considerada melhor para cada uma das 3 hipóteses levantadas anteriormente.

  7. Objetivos • Analisar o tráfego de rede, a utilização de recursos dos equipamentos envolvidos na sincronização, o tráfego de rede e a utilização de energia pelos envolvidos na sincronização. • Buscar a melhor forma de sincronizar dados para cada situação (sistemas com sincronização programada e sistemas com sincronização em tempo real);

  8. Método • Medição da utilização de recursos (processamento, memória, HD, latência, etc) de cada um dos equipamentos envolvidos; • Medição do consumo de energia elétrica dos equipamentos envolvidos; • Medição do tempo de sincronização das possíveis aplicações práticas de sincronização de dados.

  9. Para Definir • Método de análise: Heurístico ou Matemático? • Grande possibilidade de ser matemático! • Como serão meus experimentos? • Conseguiremos simular a ligação de diversas bases nos mais diferentes ambientes?

More Related