310 likes | 922 Views
PONTILHISMO ( em ponto pequenino). Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca) http://blogue-folio.blogspot.com. Para começar ( como exemplo) podemos fazer um desenho qualquer com lápis grafite, ou usar uma folha previamente desenhada.
E N D
PONTILHISMO(em ponto pequenino) Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca) http://blogue-folio.blogspot.com
Para começar (como exemplo) podemos fazer um desenho qualquer com lápis grafite, ou usar uma folha previamente desenhada.
Iniciamos pela casa, cobrindo as paredes com pontinhos que podem ser todos da mesma cor ou de cores diferentes.
Passamos ao telhado e aqui mudamos as cores utilizadas antes.
Para um efeito de realce, pontilhamos as laterais da casa e do telhado com tons mais escuros.
Depois a copa da árvore, pontilhada usando mais do que uma cor.
Completamos pontilhando os restantes elementos do desenho : sol, nuvens, relva e caminho
Terminamos com os pormenores de contorno, com cores contrastantes: nuvens, janelas, porta…
Mas também podemos começar a pontilhar, sem nenhum desenho prévio!
Ou qualquer outro objeto que dê para fazer pontos: Palitos, palitos de churrasco, pauzinhos chineses… Com pontos grandes, ou com pontinhos pequeninos…
Algumas notas sobre a técnica do pontilhismo… • Georges Seurat é considerado aquele que iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo, em que o uso de cores não sobrepostas iniciado pelos impressionistas foi aprofundado. Nos seus quadros, Seurat usava pequenas pinceladas de forma sistemática, distribuindo-as com perfeição na tela de forma que o observador visse uma tela com inúmeras e subtis transições entre os tons. • Normalmente utiliza cores primárias, as cores não primárias, são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primárias (ou pela prática da técnica pelas crianças, pois as cores das tintas começam a misturar-se…) • O pontilhismo pode ser feito com os dedos, com pincéis, com cotonetes, com a borracha do lápis e com tudo o que a imaginação ditar…
Fontes de pesquisa • http://acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=52&visivel=sim&mes=24 • http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pontilismo/pontilismo.php • http://theartclassroom.blogspot.pt/2008/02/primary-pointillism.html