50 likes | 247 Views
Fibras ópticas Até ser descoberta a fibra óptica, a transmissão de informação à distância era feita somente através de cabos coaxiais. Estes possuem um condutor central, envolvido por um isolador e este é rodeado por outro condutor externo. Este tipo de cabo tem capacidade para 4000 circuitos.
E N D
Fibras ópticas Até ser descoberta a fibra óptica, a transmissão de informação à distância era feita somente através de cabos coaxiais. Estes possuem um condutor central, envolvido por um isolador e este é rodeado por outro condutor externo. Este tipo de cabo tem capacidade para 4000 circuitos. Os primeiros cabos de fibras ópticas possuíam, no máximo, 8 pares de fibras ópticas, cada par com capacidade para 1920 circuitos. São finíssimos fios de vidro (borossilicato de sódio) quase puro, que transmitem a informação por Laser. Como a frequência dos impulsos de luz transmitidos é muito elevada, estas fibras ópticas transportam 100 000 vezes mais informação do que um cabo coaxial. Além disso, os cabos são muito mais finos, mais leves, necessitam de menos retransmissores e não são afectados por turbulência eléctrica.
Imagens produzidas por lentes (imagens reais e virtuais) Lentes convergentes Lentes Divergentes Utiliza diferentes tipos de lentes e projecta a chama de uma vela no alvo branco ? Imagem Real Imagem Virtual
Qual a importância de termos dois olhos e a sua relação com a formação da imagem tridimensional dos objectos ? Actividade : Olha um objecto através de uma lupa binocular : primeiro utilizando os dois olhos; depois olhando só com um olho, tendo o outro tapado (tapa uma das oculares). Compara a percepção da profundidade entre as duas situações.
A Visão Tridimensional Vivemos num mundo sólido, tridimensional, e os nossos processos visuais retratam-no fielmente. Mas as imagens que se formam na retina (em cada olho) são bidimensionais e virtualmente planas, pelo que é o cérebro que as traduz para uma versão a três dimensões. Por exemplo, para uma percepção da profundidade, é necessária a visão estereoscópica, fornecida pelos dois olhos. Cada olho capta a cena de uma posição ligeiramente diferente, e é a fusão das duas imagens que dá o efeito tridimensional. Com os objectos a menos de 6 metros, entra em acção o mecanismo da convergência.