1 / 21

Pol tica Nacional de Humaniza o da Aten o e da Gest o do SUS

alec
Download Presentation

Pol tica Nacional de Humaniza o da Aten o e da Gest o do SUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Secretaria Executiva Ministério da Saúde

    2. Por que uma PNH? Para enfrentar as graves lacunas quanto ao acesso universal e equânime Para modificar o quadro de desvalorização dos trabalhadores da saúde, de precarização das relações de trabalho Para romper com a fragmentação e a desarticulação das ações e programas de humanização.

    4. SE/Departamento de Apoio à Descentralização Participação de consultores da PNH nos grupos de apoio à gestão descentralizada A PNH é uma política cuja coordenação está locada na Diretoria de Programas da SE mas é transversal a todas as Secretarias

    5. SAS/Departamento de Atenção Básica Os parâmetros da PNH estão sendo incluídos no Prêmio Fernandes Figueira que objetiva conhecer as experiências de humanização no cuidado com a criança; no Pacto da Atenção Básica; e no Pacto para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. SAS/Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas O Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS, antigo PNASH) serão incluídos os critérios da Política de Humanização para os hospitais.

    6. SAS/Coordenação-Geral de Alta Complexidade A PNH está inserida no documento da Política Nacional de Alta Complexidade especialmente no tocante às ações destinadas aos portadores de doenças renais, para a as políticas de ortopedia e cardiologia. SAS/Coordenação-Geral de Urgência e Emergência Os critérios da Política de Nacional de Humanização foram considerados na Programação Pactuada Integrada (PPI) da Política Nacional de Atenção às Urgências. A PNH é uma política transversal a todas as Secretarias

    7. SEGETES /Departamento de Gestão e da Educação em Saúde Nos pólos de educação permanente os preceitos que envolvem a PNH estão sendo incluídos na formação dos profissionais, assim como na avaliação das propostas apresentadas de capacitação em todas as regiões do Brasil.

    8. O que é HumanizaSUS? É a proposta de uma nova relação entre os usuários, os profissionais que o atendem e a comunidade É a proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil, com locais mais confortáveis.   É a defesa de um SUS que reconhece e respeita a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece o mesmo tratamento, sem distinção de raça, cor, origem ou orientação sexual. 

    9. Quais os princípios da HumanizaSUS? Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS. Fortalecimento do compromisso com os direitos do cidadão. Trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade. Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

    10. Quais os princípios da HumanizaSUS? Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS. Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS. Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos profissionais de saúde, estimulando processos de educação permanente.

    11. Quais suas marcas? Serão reduzidas as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco. Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.

    12. Quais suas marcas? As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS. As unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários assim como educação permanente aos trabalhadores.

    13. Como implantar? Contemplando em planos estaduais e municipais as estratégias da PNH. Consolidando e expandindo Grupos de Trabalho de Humanização nas três esferas de governo e nos serviços de saúde. Selecionando, apoiando e publicizando experiências humanizadas na rede SUS.

    14. Como implantar? Instituindo sistemática de acompanhamento e avaliação da PNH. Articulando programas e projetos do MS à PNH. Construindo e revisando contratos/convênios, protocolos e fluxos assistenciais incorporando a PNH.

    15. Como implantar? Ampliando o diálogo entre os sujeitos implicados no processo de produção da saúde, promovendo a gestão participativa. Implantando, estimulando e fortalecendo GTHs com plano de trabalho definido. Estimulando práticas resolutivas, racionalizando e adequando o uso de medicamentos.

    16. Como implantar? Reforçando o conceito de clínica ampliada. Sensibilizando as equipes de saúde ao problema da violência intrafamiliar e à questão dos preconceitos. Incentivando e valorizando a jornada integral no SUS, o trabalho em equipe e a participação em processos de educação permanente.

    17. Como implantar? Adequando os serviços ao ambiente e à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo a ambiência acolhedora e confortável. Implementando sistema de comunicação e informação que promova o autodesenvolvimento e amplie o compromisso social dos trabalhadores de saúde;

    18. Parâmetros para acompanhamento da implementação Atenção Básica; Urgência e Emergência, Pronto-socorros, Pronto-Atendimentos, Assistência Pré-hospitalar; Atenção Especializada; e Atenção Hospitalar.

    19. Gestão da PNH

    20. “-Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? - pergunta Kublai Khan - A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra - responde Marco -, mas pela curva do arco que estas forman. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: -Por que falar das pedras? Só o arco me interessa. Polo responde: - Sem as pedras o arco não existe.” Italo Calvino - As Cidades Invisíveis

More Related