1 / 19

Tipos de Sistemas Operacionais

Tipos de Sistemas Operacionais. 6º Periodo 2012 –Faculdade Pitágoras. O que é um Sistema Operacional.

aliza
Download Presentation

Tipos de Sistemas Operacionais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tipos de Sistemas Operacionais 6º Periodo 2012 –Faculdade Pitágoras

  2. O que é um Sistema Operacional Sistema operacional ou sistema operativo é o software responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina. Consiste na camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. É o interpretador básico de comandos, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece.

  3. Tipos de Sistemas Operacionais • Sistemas em lote (batch) • Sistemas Interativos • Sistemas em Tempo Real • Sistemas Hibridos

  4. Sistemas Operacionais em Lote Foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados. Tem seus programas, quando submetidos, armazenados em disco ou fita, onde esperam para ser executados sequencialmente. 

  5. Sistemas Operacionais em Lote Multiprogamável Monoprogramável

  6. Sistemas Operacionais em Lote Relação com o usuário • Muito pouca ou nenhuma • Usuário não tem acesso as informações durante o processamento.

  7. Sistemas Operacionais em Lote O tempo de resposta deste sistema pode ser longo, devido o processamento sequencial. Hoje são poucos os programas que se utilizam do sistema batch, a tendência é a mudança para o sistema on-line. 

  8. Sistemas Operacionais em Lote Existem algumas dificuldades com o sistema batch do ponto de vista do programador ou do usuário. Já que o usuário não pode interagir com o job (procedimento de serviço) que está executando, o usuário deve indicar os cartões de controle para manipularem todos os resultados possíveis. Em um job de múltiplos passos, passos subsequentes podem depender do resultado dos anteriores. A execução de um programa, por exemplo, pode depender do sucesso da compilação. Pode ser difícil definir completamente o que fazer em todos os casos. 

  9. Sistemas Operacionais em Lote Os programas devem ser feitos estaticamente, a partir de uma listagem. Oprogramador não pode modificar um programa quando ele está sendo executado para estudar o seu comportamento, como hoje é possível na maioria dos ambientes de programação.

  10. Sistemas Interativos(time-sharing) Permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). Interrompe o programa e substitui por um outro, enquanto o anterior fica aguardando por uma nova fatia de tempo. Cria para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado exclusivamente a ele.

  11. Sistemas Interativos Permitem a interação dos usuários com o sistema, através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse. Possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional, através de comandos. É possível verificar arquivos armazenados em disco ou cancelar a execução de um programa. Responde em poucos segundos à maioria desses comandos. Também conhecidos como sistemas on-line.

  12. Sistemas Interativos A maioria das aplicações comerciais atualmente é processada em sistemas de tempo compartilhado, pois elas oferecem tempos de respostas razoáveis a seus usuários e custos mais baixos, em função da utilização compartilhada dos diversos recursos do sistema.

  13. Sistemas em Tempo Real O que é computação não tempo real? • Na computação não tempo real um programa P é executado com uma entrada I, gerando uma saída O, executando em um tempo T:

  14. Sistemas em Tempo Real O que é computação de tempo real? Soft real-time: O tempo de execução é crítico, mas possíveis atrasos apenas degradam a qualidade da resposta dosistema

  15. Sistemas em Tempo Real O que é computação de tempo real? Hard real-time: o tempo de execução é absolutamente crítico e não tolera atrasos; uma operação que não cumpra o deadline é considerada inútil.

  16. Sistemas em Tempo Real O que são sistemas operacionais de tempo real? Sistemas operacionais de tempo real (RTOS) são sistemas que auxiliam (mas não garantem) um escalonamento de tarefas que cumpre com deadlines; RTOSs não são orientados à excelência de performance (throughput), mas sim ao cumprimento dos deadlines;

  17. Sistemas Hibridos Combinações entre sistemas em lotes e sistemas interativos. Os usuários acessam o sistema por terminais e com isso tem respostas rápidas.

  18. Sistemas Hibridos Aceita programas em lote e os executa em segundo plano. No seu tempo livre ele executa programas que não precisam da interferências de um operador.

  19. Cintia FerreiraHenrrique EliasHermes TavaresLuiz Netto

More Related