460 likes | 779 Views
3º “A”. Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos? Qual a realidade de Balsas no que diz respeito ao lixo ? Para onde e levado o lixo de nossa cidade ?
E N D
Qual o conceito de lixo? Quais os problemas causados pelo lixo? Quais são as suas classificações? Qual a disposição final dos resíduos sólidos? Qual a realidade de Balsas no quedizrespeitoaolixo? Para onde e levado o lixo de nossacidade? As alternativas de destinaçãoatuaissãoambientalmentesatisfatórias? Como poderiamelhorar? Oqueeupossofazer? Mais… O que será abordado ao longo da apresentação?
O acúmulo de lixo nos traz uma série de problemas. Vejamos os principais: • Proliferação de insetos(baratas, moscas) e ratos, que podem transmitir várias doenças, como peste bubônica e dengue; • Decomposição bacteriana da matéria orgânica, que,além de gerar um mau cheiro típico, produz um líquido escuro e ácido denominado chorume, que, nos lixões, infiltra-se no subsolo contaminado o lençol freático; • Contaminação, com produtos tóxicos, do solo e das pessoas que manipulam o lixo; • Acúmulo de materiais não biodegradáveis. Acrescente-se, ainda, os danos de ordem estética causados à paisagem. Mais grave, porém, é o fato de que os lixões tornaram-se palco de cenas degradantes para a condição humana: todos os dias em nossa cidade, os catadores de lixo para ali afluem, em busca de restos de alimentos e de objetos com algum uso para o seu miserável dia-a-dia. problemas causados pelo lixo
Divisões: Resíduossólidos Resíduosorganicos Subdivisões: Resíduosolidourbano Resíduohospitalar Resíduo nuclear Resíduo de construçao e demolições O lixo e suasclassificações
AterrosSanitarios; Lixões; Incineradores; Reciclagem. Disposicao final de residuossolidos
A AssociaçãoBrasileira de NormasTecnicas(ABNT) define daseguinte forma osaterrossanitários: ‘’consistenatécnica de disposição de resíduossólidosurbanos no solo, semcausardanoourisco à saúdepública e à segurança, minimizandoosimpactosambientais, métodoestequeutilizaosprincípios de engenhariaparaconfiarosresiduossolidosaomenor volume permissível, cobrindo-os com umacamada de terra naconclusão de cadajornada de trabalhoou à intervalosmenores se for necessario.’’ AterrosSanitarios
Reciclagem • O tempo que a naturezalevaparadecomporalgunsmaterias: • Papel: de 3 a 6 meses; • Pano: de 6 meses a 1 ano; • Filtro de cigarro: 5anos; • Madeira: pintada 13 anos; • Nylon: mais de 30 anos; • Plástico: mais de 30 anos; • Metal: mais de 100 anos; • Borracha: tempo indeterminado; • Vidro: 1 milhão de anos.
Cerca de 50% de todo material descartado com0 lixopode ser recuperadocomomatéria – prima, sendoreutilizadonafabricação de um novo produto.
Qual o destino do lixo radioativo em Balsas? A Prefeitura não realiza a coleta desse tipo de lixo na cidade. E o lixo eletrônico, que destino possui? Que postura deve ser tomada por alguém que deseja se desfazer desse tipo de material? De acordo com a lei federal, o lixo eletrônico, como pilhas, baterias de celulares etc, é de responsabilidade do vendedor e do fabricante desse tipo de material. O vendedor deve se responsabilizar por recebê-lo e encaminhá-lo para seu fabricante, para que esse lhe dê o devido fim. Qual o destino do lixo hospitalar em nossa cidade? Grande parte desse lixo, incluindo os advindos de farmácias e postos de saúde, é encaminhado para fora da cidade para que seja feita a sua incineração, já que não há incinerador em Balsas. A outra parte é encaminhada para os lixões, algo completamente indevido. Qual a função da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente no que diz respeito à coleta do lixo em Balsas? A Vigilância Sanitária é responsável pelo recolhimento do lixo vindo de hospitais, farmácias e postos de saúde. Já a Secretaria de Meio Ambiente fica responsável por recolher o lixo que é jogado em áreas de preservação ambiental, como rios e suas margens, riachos, lagos etc. Perguntas e respostas
Há Aterro Sanitário na nossa cidade? E os lixões? Infelizmente nós não temos aterro sanitário em Balsas. Só o que há é um projeto antigo que almeja a sua implantação. O município é acomodado nessa questão e não cobra a implantação do projeto para os governos estadual e federal. Só temos os lixões. Um deles fica no bairro Tresidela e outro na saída da cidade. O que uma pessoa que deseja ter seu lixo reciclado deve fazer, já que em Balsas não há coleta seletiva? Essa pessoa deve fazer a separaçãode seu lixo em casa: plástico, papel, metal etc., e encaminhá-lo por conta própria para a usina de reciclagem, que fica nos Grotões( atualmete se encontra desativada). Que contribuiçaõ poderia sser dada por cada um de nós para melhorar a questão do lixo em Balsas? Providenciar para que seu lixo seja reciclado.
Paraíba: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de Imperatriz. Hiper Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de Imperatriz. Mix Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de São Luis. Armazém Mateus: Mandamos o nosso plástico e papelão para uma usina de reciclagem situada na cidade de São Luis. Ponto Max: Temos alguém que fica responsável por recolher papelão e plástico e vender para o serviço de reciclagem. Qual a postura de nossas grandes empresas a cerca do lixo?
Quais as principais dificuldades enfrentadas por vocês para fazer a coleta de lixo na nossa cidade? Os buracos nas ruas são o principal obstáculo, eles fazem o caminhão atolar, dificultando a rota. Para onde é encaminhado o lixo recolhido? Para o lixão, sentido Aldeia, a 6 km de Balsas. O lixo reciclável é encaminhado para o serviço de reciclagem? Na verdade não. É separado apenas o lixo hospitalar dos demais, que é encaminhado para a incineração num local que fica sentido Mangabaira. A sua coleta é feita todos os dias nos hospitais, farmácias e postos. Qual é o peso estimado do lixo que vocês recolhem diariamente? São coletadas, aproximadamente, todos os dias, 90 toneladas de lixo em Balsas. Perguntas e respostas
Vocês são responsáveis por retirar o lixo que é produzido na cidade, portanto, são altamente necessários para manter a cidade limpa. Só que muitos não reconhecem o seu valor e os discriminam, não é verdade? Sim, somos tratados mal às vezes. Além disso muitos nos chamam de lixeiros, não gostamos disso. Somos coletadores de lixo. Lixeiros são os recipintes onde é depositado o lixo. Não somos lixeiros. Suas condições de trabalho são boas? Não precisariam de máscaras para trabalhar? E o salário. É satisfatório? Sim, nossas condições de trabalho são boas. As máscaras existem, mas incomoda usar. Não, o nosso salário não é bom, trabalhamos demais para o que ganhamos. Quantas horas vocês costumam trabalhar por dia? Trabalhamos das 7 às 11: hs da manhã; das 13 às 17: hs e das 18 à 00:h. De quantos veículos e homens a cidade dispõe para fazer a coleta de lixo? Três caminhões com capacidade para 19 t e 3 caçambas para auxílio no Centro e onde o caminhão não passa. São 22 coletadores no total: 12 trabalham durante o dia; 8 à noite; além de podermos contar com o auxílio de 2 substitutos, para o caso de alguém não puder vir trabalhar.
Vamos acompanhar agora a entrevista da irmã maria, que fala sobre o trabalho que ela e outros estão desenvolvendo com os catadores de lixo( os que fazem coleta nos lixões para sobreviver).