1 / 12

ANJO DA GUARDA

ANJO DA GUARDA. Objetivo

angelo
Download Presentation

ANJO DA GUARDA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ANJO DA GUARDA

  2. Objetivo Redução de acidentes com choques elétricos junto às equipes de campo quando da execução de serviços programados de construção e manutenção de redes, além de cumprir o capítulo 10.5 – Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas por meio do cumprimento dos procedimentos básicos de Abrir, Testar, Aterrar e Sinalizar – ATAS. Anjo da Guarda

  3. Anjo da Guarda • Introdução Com a publicação da nova NR 10, ficou bem explícita a obrigatoriedade de cumprimento de alguns procedimentos específicos de segurança, onde citamos o capítulo 5, o qual trata de segurança em instalações elétricas desenergizadas. Tendo em vista o número crescente de terceirização das frentes de trabalho nas atividades de construção e manutenção de redes, infelizmente o número de acidentes teve um incremento, e, portanto, fez com que fosse criado em Março/07 um meio de procurar eliminar os riscos de acidentes (choques elétricos) a partir da liberação final da concessionária (Centro de Operações) para a execução do serviço pela equipe de campo.

  4. Anjo da Guarda • Histórico A idéia nasceu após percebermos a necessidade de garantir que o procedimento de segurança para desenergização de redes de distribuição fosse cumprido apesar de há muito tempo ser disseminado adotado e exigido pelas empresas em geral e os órgãos fiscalizadores. Algumas causas que contribuem com acontecimento de alguns sinistros nos motivaram a colocar o trabalho em prática: aumento no quadro de terceirizados (inclusive para o Programa Luz Para Todos); falta ou baixa capacitação dos colaboradores; falta de supervisão/fiscalização in-loco durante as atividades.

  5. Anjo da Guarda • Histórico Certos de que a implementação da nova prática junto ao Centro de Operações ocorreria a eliminação ou redução dos incidentes e acidentes do tipo choque elétrico com as respectivas equipes de manutenção, desenvolvemos o projeto. A interação do “Anjo da Guarda” em contato com toda a equipe, e paralelamente às demais equipes e colaboradores que porventura estejam sintonizados na mesma freqüência de comunicação permitiu mais um meio de disseminação dos procedimentos básicos de segurança.

  6. Anjo da Guarda • Metodologia de Ensino O primeiro passo foi demonstrar para a alta administração da Empresa e principalmente a área de Operações a necessidade de um esforço conjunto na busca da prevenção de incidentes e acidentes em algumas frentes de trabalho específicas, e com total apoio da área técnica iniciamos a implantação do trabalho de acordo com a metodologia abaixo: - Inserção do check-list de segurança no formulário padrão de Ordem de Manobra (OM) que é aplicado em tempo real (via rádio e/ou celular), de mensagens entre os Despachantes “Anjos da Guarda” e as equipes de campo (preferencialmente os encarregados), sendo questionados se os procedimentos básicos de segurança (Abrir, Testar, Aterrar, Sinalizar – ATAS) foram cumpridos no início da execução do serviço programado constante no documento Ordem de Manobra (OM) emitido pelo Setor de Programação do Centro de Operações.

  7. Anjo da Guarda • Metodologia de Ensino - Apresentação de fatos e fotos de acidentes ocorridos com a força de trabalho, novo modelo de OM e novos procedimentos para todos os Despachantes do Centro de Operações; - Apresentação de fatos e fotos de acidentes ocorridos com a força de trabalho, novo modelo de OM e novos procedimentos para todos os colaboradores próprios e dos prestadores de serviço nas Supervisões de toda a área de concessão; - Acompanhamento por parte da equipe de Segurança do Trabalho da concessionária, via rádio e/ou presencial, da execução do check-list pelo “Anjo da Guarda”;

  8. Anjo da Guarda • Resultados Esperados Reduzir incidentes e acidentes do tipo choque elétrico durante intervenções programadas; auxiliar via Centro de Operações, para cumprimento do procedimento de segurança para desenergização de redes de distribuição conforme preconiza a NR-10; e disseminar como melhoria na cultura de se trabalhar com segurança.

  9. Anjo da Guarda • Resultados Obtidos Disseminação do procedimento e feed back positivo por parte dos colaboradores que afirmam ser sempre bom ter alguém olhando para o seu trabalho; Redução do número de acidentes com choque elétrico nas intervenções programadas;

  10. Anjo da Guarda • Resultados Obtidos

  11. Anjo da Guarda • Considerações Finais Após a implementação do novo procedimento, pudemos observar junto aos “Anjos da Guarda” e as equipes de campo uma melhoria contínua na busca da preservação da integridade física dos colaboradores envolvidos, pois durante os acompanhamentos da equipe de Segurança do Trabalho, in loco e via rádio à distância, observamos o cumprimento da execução do referido procedimento. Nas diversas reuniões e encontros com as partes, temos observado que por um lado os “Anjos da Guarda” se sensibilizaram e “abraçaram a causa” e do outro lado as equipes tem cada vez mais em mente que o correto é se trabalhar seguindo as normas de segurança. Conseguimos a redução significativa dos acidentes de origem elétrica; E temos observado uma melhoria do relacionamento dos envolvidos que trouxe um sentimento de interação e compromisso com a vida das pessoas.

  12. Anjo da Guarda • Contatos: Engº Cleiton – (67) 3398-4245 / 9980-1250 cleiton.costa@enbr.com.br Técnicos: Brasilio – (67) 3398-4206 / 9957-1179 brasilio.carlos@enbr.com.br Fábio – (67) 3398-4572 / 9604-6086 fabio.martins@enbr.com.br Francisco – (67) 3398-4206 / 8404-8846 franciscosilva@enbr.com.br

More Related