E N D
OS CONTOSTRADICIONAIS Ano Lectivo 2010-2011 - Língua Portuguesa 7ºAno – prof. António Alves
ORIGEM DO CONTO POPULAR Embora o conto popular seja utilizado por muitos escritores, a sua origem é muito humilde, pois nasceu entre o povo anónimo. Começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar os momentos de lazer. Um contador de histórias narra a um pequeno grupo de pessoas um episódio considerado interessante.
CARACTERÍSTICAS DO CONTO POPULAR -> Narrativa curta, de um autor anónimo -> Narrador geralmente não participante -> Personagens planas e pouco caracterizadas -> Espaço indefinido -> Tempo indeterminado -> Conteúdo ficcional, simbólico e intemporal -> Linguagem popular e familiar, com marcas de oralidade (ex: vai nisto..., botou a fugir...) -> a presença do maravilhoso: é característico haver dragões, fadas, feiticeiras, bruxas... -> função moralizadora e lúdica.
PERSONAGENS -> vítima (objecto da perturbação); -> vilão (sujeito da perturbação); -> herói (o que restabelece a ordem); -> adjuvantes (personagens secundárias que ajudam o herói); -> oponentes (personagens secundárias que ajudam o vilão ou se opõem ao herói)
SIMBOLOGIA DOS CONTOS Os contos tradicionais estão carregados de simbologia: -> a referência ao número três, (símbolo da perfeição); -> a rosa (símbolo do amor puro e total); -> o beijo, que desperta e faz renascer;
SIMBOLOGIA DOS CONTOS A heroína é frequentemente a mais nova (e por isso a mais pura e inocente) e afirma‐se por oposição às irmãs mais velhas e mesmo aos pais. O herói quase sempre tem que enfrentar uma série de provas antes de alcançar o objecto ‐ símbolo do amadurecimento que fará dele um homem. Outras vezes sai da casa paterna em busca da autonomia.
FUNÇÕES DO CONTO POPULAR O conto popular tinha as seguintes funções: -> preencher os tempos de lazer; -> propor aos ouvintes modelos de comportamento; -> transmitir os valores e concepções do mundo próprios daquela sociedade.
IMPORTÂNCIA DO CONTO POPULAR Os contos tinham (têm) uma função de entretenimento e uma função educativa: -> Por um lado, constituíam uma das formas de ocupar os tempos livres, geralmente os serões, reforçando os laços de convívio entre os membros da comunidade; -> Por outro, levavam os mais novos a interiorizarem valores e comportamentos considerados aceitáveis.
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTOS POPULARES São muitos os temas tratados nos contos populares, daí que sejam possíveis várias classificações. Por comodidade podemos reduzi‐los a cinco tipos: -> contos maravilhosos ou de encantamento; -> contos jocosos e divertidos; -> contos religiosos ou morais; -> contos de animais; -> contos etiológicos (relativos à fundação de um local).