180 likes | 315 Views
NA SEARA DO SENHOR!. o celeste convite o voluntariado: a alegria no compromisso de servir. ERA ELE.
E N D
NA SEARA DO SENHOR! • o celeste convite • o voluntariado: a alegria no compromisso de servir
ERA ELE. Seusorrisodesabrochavatãomeigocomoao tempo glorioso de suasprimeiraspregações, mas de todo o seuvulto se irradiavaluztãointensaqueosmais fortes dobraramosjoelhos… Algunssoluçavam de júbilo, presas das emoçõesmaisbelas de suavida.
“Amados- a cada um se afigurouescutarnacâmarasecreta do coração —, eisqueretomo a vidaemmeuPaipararegressar à luz do meuReino!... Envieimeusdiscípuloscomoovelhasaomeio de lobos e vosrecomendoquelhessigaisospassos no escabrosocaminho. “Amados, eisquetambémvosenviocomoovelhasaoscaminhosobscuros e ásperos. Entretanto, nada temais! Sedefiéisaomeucoração, comovossoufiel, e o bomânimorepresentará a vossaestrela! Ideaomundo, ondeteremos de vencero mal! Aperfeiçoemos a nossaescolamilenária, paraqueaísejainterpretada e postaemprática a lei de amor do NossoPai, emobediênciafeliz à suavontadeaugusta!” 1 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
Emconflitopermanentecom o mundo, estareisna Terra, fora de suas leis implacáveis e egoístas, atéque as bases do meuReino de concórdia e justiça se estabeleçam no espíritodas criaturas. Negai-vos a vósmesmos, comoneguei a minhaprópriavontadenaexecução dos desígnios de Deus, e tomai a vossacruzparaseguir-me. 2 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
“Séculos de lutavosesperamnaestrada universal. É precisoimunizar o coração contra todososenganosdavidatransitória, para a soberanagrandezadavidaimortal. Vossassendasestarãorepletas de fantasmas de aniquilamento e de visões de morte. O mundointeiro se levantará contra vós, emobediênciaespontâneaàsforçastenebrosas do mal, queaindalhedominam as fronteiras. 3 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
Sereisescarnecidos e aparentementedesamparados; a dorvosassolará as esperançasmaiscaras; andareisesquecidosna Terra, emsupremoabandono do coração. Nãoparticipareis do venenosobanquete das posses materiais, sofrereisa perseguição e o terror, tereis o coraçãocoberto de cicatrizes e de ultrajes. A chaga é o vossosinal, a coroa de espinhos o vossosímbolo, a cruz o recursoditosodaredenção. Vossavozserá a do deserto, provocando, muitasvezes, o escárnioe a negaçãoda parte dos quedominamna carne perecível. 4 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
“Mas, no desenrolar das batalhasincruentas do coração, quandotodososhorizontesestiveremabafadospelassombrasdacrueldade, dar-vos-eidaminhapaz, querepresenta a água viva. Na existênciaounamorte do corpo, estareisunidosaomeuReino. O mundovoscobrirá de golpesterríveis e destruidores, mas, de cadauma das vossasferidas, retirarei o trigoluminosoparaosceleirosinfinitosdagraça, destinadosaosustento das maisínfimascriaturas!... 5 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
Atéque omeuReino se estabeleçana Terra, nãoconhecereis o amor no mundo; eu, no entanto, encherei a vossasolidão com a minhaassistênciaincessante. Gozareiemvós, comogozareisemmim, o júbilocelestedaexecuçãofiel dos desígnios de Deus. Quandotombardes, sob as arremetidas dos homensaindapobrese infelizes, euvoslevantarei no silêncio do caminho, com as minhasmãosdedicadasaovossobem. 6 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
Sereis a uniãoondehouverseparatividade, sacrifícioondeexistiro falsogozo, claridadeondecampearem as trevas, porto amigo, edificadonarochadafé viva, ondepairarem as sombrasdadesorientação. Sereismeurefúgionasigrejasmaisestranhasda Terra, minhaesperança entre as loucurashumanas, minhaverdadeonde se perturbar a ciênciaincompleta do mundo!... 7 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
“Amados, eisquetambémvosenviocomoovelhasaoscaminhosobscuros e ásperos. Entretanto, nada temais! Sedefiéisaomeucoração, comovossoufiel, e o bomânimorepresentará a vossaestrela! Ideaomundo, ondeteremos de vencer o mal! Aperfeiçoemos a nossaescolamilenária, paraqueaísejainterpretada e postaemprática a lei de amor do NossoPai, emobediênciafeliz à suavontadeaugusta!” • O celeste convite 8 de 8 CAMPOS, Humberto (Espírito). XAVIER, F. (Psicografia). Boa Nova. FEB: 1942, cap. 29: Os QuinhentosdaGaliléia.
“(…) tomaia vossacruzparaseguir-me .” • Como entender o celesteconvitenaSearaEspírita? Exercício em duplas
O voluntariado: a alegria no compromisso de servir “O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...“ (ONU) • Grau de comprometimento
O voluntariado: a alegria no compromisso de servir “SERVIÇO: o serviço vitaliza e promove aquele que o executa, particularmente quando é destituído de remuneração, de retribuição, de interesse pessoal e imediatista.” ÂNGELIS, Joanna (Espírito); FRANCO, D. P. (Psicografia). Desperte e sejafeliz. BA: LEAL, 2000, p. 116.
O voluntariado: a alegria no compromisso de servir “ALEGRIA: é a presença de Deus no coração do ser humano, cantando, sem palavras, melodias de perenidade, mesmo que de breves durações. (...).” ÂNGELIS, Joanna (Espírito); FRANCO, D. P. (Psicografia). O Despertar do Espírito. BA: LEAL, 2000, p. 72 e 73.
Cap. 50: PARA O ALVO “(...) Quantos aprendizes estarão, atualmente, dispostos ao grande exemplo? Espalham-se, em vão, os convites ao sublime banquete, debalde envia Jesus mensageiros aos estudos novos, revelando a excelência da vida superior. A maioria deles, contudo, abrange operários fugitivos, plenamente distraídos da realização...
“Perdem de vista a obra por fazer, desinteressam-se das lições necessárias e esquecem as finalidades da permanência na Terra. Comumente, nos primeiros obstáculos mais fortes da marcha, nas corrigendas iniciais do serviço, põem-se em lágrimas de desespero, acabrunhados e tristes. Declaram-se, incompreensivelmente, desalentados, vencidos, sem esperanças...
“A explicação é simples, todavia. Perderam o rumo para o Cristo, seduzidos por espetáculos fugazes, nas numerosas estações da jornada espiritual, e, por esquecerem o alvo sublime, chega de modo inevitável o instante em que, cessados os motivos da transitória fascinação, se sentem angustiados, como viajores sedentos nos áridos desertos da vida humana.” Emmanuel, Vinha de Luz
“(…) Aperfeiçoemos a nossaescolamilenária, paraqueaísejainterpretada e postaemprática a lei de amor do NossoPai, emobediênciafeliz à suavontadeaugusta!” Jesus