330 likes | 1.02k Views
HALLOWEEN. UM POUCO DA HISTÓRIA. A história do Dia das Bruxas começou nos tempos antigos quando os Celtas viviam na Inglaterra e Irlanda, há cinco séculos antes de Cristo. QUEM SÃO OS CELTAS?.
E N D
UM POUCO DA HISTÓRIA A história do Dia das Bruxas começou nos tempos antigos quando os Celtas viviam na Inglaterra e Irlanda, há cinco séculos antes de Cristo.
QUEM SÃO OS CELTAS? É uma civilização originária da Europa (Inglaterra), tem mais de 2000 anos e concentrou-se principalmente na Irlanda. Essa civilização não conhecia a tecnologia, e, ao contrário da nossa, tinha a sabedoria da natureza como principal aliada. Esse elo com os fenômenos naturais era percebido em todas as suas atividades. Colheitas, rituais e principalmente na religião.
No dia 31 de Outubro, à noite, os Celtas celebravam a mudança do verão para o inverno, pois o fim do verão era considerado como ano novo para os Celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam uma relação muito forte entre o mundo dos mortos, o mundo dos vivos e o mundo dos deuses.
Os Celtas acreditavam que os espíritos do mal e os mortos vagavam e assombravam a Terra. Para se livrar destes espíritos, eles se vestiam de bruxas e fantasmas e com uma enorme fogueira.
As pessoas vivas não queriam ser possuídas pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis.
No ano de 1800 as tradições do Halloween se espalharam da Inglaterra para os Estados Unidos. Atualmente no dia 31 de Outubro, crianças norte americanas e britânicas usam máscaras e vestem-se como fantasmas, bruxas e outros personagens.
À noite as crianças vestem seus trajes e vão para a casa dos seus vizinhos . Quando os vizinhos abrem a porta, as crianças gritam: “Trick or treat” ( doces ou travessuras), Os vizinhos geralmente dão doces, bolachas, biscoitos e frutas como trato. Se eles não derem o que as crianças estão pedindo, eles fazem alguma travessura, como por exemplo esconder algum objeto da casa, ensaboar os vidros das janelas.
O HALLOWEEN E O DIA DAS BRUXAS Como podemos entender então o porquê desta data comemorativa estar aliada as bruxas? A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente dita teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira. Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
SÍMBOLOS ABÓBORA (Jack O’ LANTERN) A tradicionalíssima abóbora que é esculpida dando o formato de um rosto com olhos, boca e nariz. Fazendo parte do folclore irlandês, diz a lenda que um homem que fazia brincadeiras satânicas e era muito trapaceiro, cujo nome era Jack, enganou o Diabo e o prendeu em uma árvore. O Jack só soltou o Diabo depois de um acordo em que o Demônio jurou nunca incomodar o Jack. Com o tempo o Jack morreu, porém não foi aceito no céu, pois tinha acordo com o Diabo, e também não conseguiu entrar no inferno, pois o Demônio tinha medo de ser enganado novamente. Então para iluminar o seu caminho na escuridão, Jack ganhou uma vela, que para fazê-la durar para sempre, a colocou acesa dentro de um nabo com furos para dar passagem a claridade. Chegando aos Estados Unidos os imigrantes substituiriam os nabos pelas abóboras. Desta maneira a abóbora é hoje o maior símbolo do Dia das Bruxas. Jack-o’-lantern é também usado em forma de agradecimento pela boa colheita.
GATO PRETO É um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
BRUXAS São as principais simbologias desta festa. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, além de terem a função de espantar espíritos maus.
VASSOURA É um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida.
MORCEGO Por ter uma visão aguçada, simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
TRICK OU TREAT Crianças com trajes de bruxas e fantasmas batem a porta dos vizinhos perguntando: doce ou travessuras. Se as crianças conseguem doces os vizinhos estão livres de pagarem prendas, e brincadeiras.
O CALDEIRÃO Fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
ARANHA Simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
AS CORES Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.
HALLOWEEN E O BRASIL No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa, as escolas, também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. No Brasil, as pessoas celebram o Halloween enfeitando as casas, vestindo roupas características, usando máscaras. Os que mais se divertem são as crianças.