1 / 10

Monteiro Lobato (1882 – 1948)

Monteiro Lobato (1882 – 1948). Aluga-se (Raul Seixas/Cláudio Roberto) A solução pro nosso povo eu vou dar Negócio bom assim ninguém nunca viu Tá tudo pronto aqui é só vir pegar A solução é alugar o Brasil! Nós não vamos pagar nada Nós não vamos pagar nada É tudo free , Tá na hora

arnie
Download Presentation

Monteiro Lobato (1882 – 1948)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Monteiro Lobato(1882 – 1948)

  2. Aluga-se (Raul Seixas/Cláudio Roberto) A solução pro nosso povo eu vou dar Negócio bom assim ninguém nunca viu Tá tudo pronto aqui é só vir pegar A solução é alugar o Brasil! Nós não vamos pagar nada Nós não vamos pagar nada É tudo free, Tá na hora Agora é free, Vamo embora Dar lugar pros gringo entrar Esse imóvel tá pra alugar Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar Tem o Atlântico, tem vista pro mar A Amazônia é o jardim do quintal E o dólar deles paga o nosso mingau Nós não vamos pagar nada Nós não vamos pagar nada É tudo free, Tá na hora Agora é free, Vamo embora Dar lugar pros gringo entrar Esse imóvel tá pra alugar Nós não vamos pagar nada Nós não vamos pagar nada Agora é free Tá na hora É tudo free, Vamo embora Dar lugar pros outro entrar Pois esse imóvel tá pra alugar

  3. Vida • Moralista e doutrinador, aspirava ao progresso material e mental do povo brasileiro; • Denunciou a exploração dos recursos naturais brasileiros por empresas estrangeiras;

  4. Criou a Monteiro Lobato & Cia., a primeira editora nacional, e mais tarde a Companhia Editora Nacional e a Editora Brasiliense; • Foi preso pela ditadura de Getúlio Vargas.

  5. Obra • Descontente com as queimadas realizadas pelos caboclos nas redondezas da fazenda onde morava, escreveu “Velha praga”, texto que denunciava essa prática e enviou-o ao jornal O Estado de S. Paulo; • A partir daí deu início à sua carreira literária, publicando seu primeiro livro, intitulado Urupês; • Não tinha pretensão de renovar a literatura, pois ainda se prendia a certas características da escola realista;

  6. Literatura infantil • Foi um dos primeiros autores desse gênero no Brasil e na América Latina; • Sua obra mais conhecida nesse gênero é O Sítio do Pica-pau Amarelo; • Nessa obra, aproveita para transmitir às crianças valores morais, conhecimentos sobre nosso país, nossas tradições, nossa língua etc.

  7. A Cuca te pega (Dori Caymmi /Geraldo Casé) Cuidado com a Cuca Que a Cuca te pega E pega daqui e pega de lá. A Cuca é malvada e se fica irritada A cuca é zangada Cuidado com ela A cuca é matreira e se fica zangada Cuca é danada Cuidado com ela Cuidado com a Cuca Que a cuca te pega E pega daqui e pega de lá. A Cuca é malvada e se fica irritada A cuca zangada Cuidado com ela Cuidado com a Cuca Que a cuca te pega A cuca é danada Ela vai te pegar.

  8. Valorização da variedade linguística brasileira - Do Carmo! Venha abraçar o teu noivo! O escrevente piscou seis vezes e, enchendo-se de coragem, corrigiu o erro. - Laurinha, quer o coronel dizer... O velho fechou de novo a carranca. - Sei onde trago o nariz, moço. Vassuncê mandou este bilhete à Laurinha dizendo que ama-”lhe”. Se amasse a ela deveria dezer amo-”te”. Dizendo “amo-lhe” declara que ama a uma terceira pessoa, a qual não pode ser senão a Maria do Carmo. Salvo se declara amor à minha mulher... - Oh, coronel... - ... ou a preta Luzia, cozinheira. Escolha! O escrevente, vencido, derrubou a cabeça com uma lágrima a escorrer rumo à asa do nariz. Silenciaram ambos, em pausa de tragédia. Por fim o coronel, batendo-lhe no ombro paternalmente, repetiu a boa lição da gramática matrimonial. - Os pronomes, como sabe, são três: da primeira pessoa - quem fala, e neste caso vassuncê; da Segunda pessoa - a quem fala, e neste caso Laurinha; da terceira pessoa - de quem se fala, e neste caso do Carmo, minha mulher ou a preta. Escolha! Não havia fuga possível. Trecho de “O colocador de pronomes”

  9. Combate à cobrança abusiva de impostos "Horas depois o fiscal aparecia em casa de Pedrinho com o pequeno pelo braço. Bateu. O pai estava, mas quem abriu foi a mãe. O homem nesses momentos não aparecia, para evitar explosões. Ficou a ouvir do quarto o bate-boca.O fiscal exigia o pagamento da multa. A mulher debateu-se, arrepelou-se. Por fim, rompeu em choro."  Trecho de “O fisco”

  10. Retrato de vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba Jeca só queria beber pinga e espichar-se ao sol no terreiro. Ali ficava horas, com o cachorrinho rente; cochilando. A vida que rodasse, o mato que crescesse na roça, a casa que caísse. Jeca não queria saber de nada. Trabalhar não era com ele. (...) Um dia um doutor portou lá por causa da chuva e espantou-se de tanta miséria. Vendo o caboclo tão amarelo e chucro, resolveu examiná-lo. - Amigo Jeca, o que você tem é doença. - Pode ser. Sinto uma canseira sem fim, e dor de cabeça, e uma pontada aqui no peito que responde na cacunda. - Isso mesmo. Você sofre de anquilostomiase. (...) O doutor receitou-se o remédio adequado; depois disse: "E trate de comprar um par de botinas e nunca mais me ande descalço nem beba pinga, ouviu?" - Ouvi, sim, senhor! Jeca ficou cismando. Não acreditava muito nas palavras da ciência, mas por fim resolveu comprar os remédios, e também um par de botinas ringideiras. Nos primeiros dias foi um horror. Ele andava pisando em ovos. Mas acostumou-se, afinal... Quando o doutor reapareceu, Jeca estava bem melhor, graças ao remédio tomado. O doutor mostrou-lhe com uma lente o que tinha saído das suas tripas. Trecho de “Urupês”

More Related