60 likes | 191 Views
P laneta. Vénus. B.I. de Vénus. Distância média ao sol – 108.2 milhões km ( 0,723 UA) Massa - 0.815 m terra Período de rotação - 243 dias terrestres Período de translação - 225 dias terrestres. Velocidade média - 35 km/s
E N D
Planeta Vénus
B.I. de Vénus • Distância média ao sol – 108.2 milhões km ( 0,723 UA) • Massa - 0.815 mterra • Período de rotação -243 dias terrestres • Período de translação - 225 dias terrestres • Velocidade média - 35 km/s • Atmosfera - essencialmente dióxido de carbono(96,5%), mas também azoto e vestígios de vapor de água • Temperatura média -460ºC • Satélites -não tem
O Planeta Luminoso Vénus é o segundo planeta mais próximo do Sol e o mais próximo da Terra. É conhecido como “estrela da manhã “ ou “estrela da tarde” por se ver muito bem ao amanhecer e ao anoitecer, a seguir ao Sol e à Lua. O planeta Vénus é facilmente observável, não só pela sua proximidade , mas também por ter dimensões comparáveis às da Terra. Alem disso, está coberto por um espesso manto de nuvens formadas por gotículas de ácido sulfúrico que reflectem fortemente a luz solar, tornando oplaneta muito brilhante.
Oplaneta abrasador A atmosfera de Vénus , essencialmente constituída por dióxido de carbono, é responsável por um intenso efeito de estufa, que impede o calor recebido de sair para o espaço. Por isso, o planeta é o mais quente do sistema solar, apesar de não ser o mais próximo do sol. A temperatura média em Vénus ronda os 460ºC. Vénus ronda em torno de si próprio no sentido dos ponteiros do relógio ,ou seja no sentido contrário da sua translação. É também o planeta mais lento no movimento de rotação, demorando mais tempo neste movimento do que no de translação. Por outras palavras , o dia em Vénus é mais longo que um ano!
Características Através das imagens obtidas por radar, foi possível verificar a existência na sua superfície de terras altas intensamente deformadas, com vales de rifte onde predominam cones vulcânicos, fossas e cadeias montanhosas. As planícies vulcânicas parecem sugerir a existência de mantos e rios de lava fluída que ocupam grandes áreas. Embora em menor número do que em mercúrio, é possível observar crateras de impactos.
Trabalho realizado por: Joana Andrade Pedro Nº7 7ºB