340 likes | 750 Views
As Ideologias. Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 03/2012. Objetivos. Conceituar Ideologia e relaciona-la com Cultura. A Ideologia. A ideologia é um processo cultural pelo qual observamos, compreendemos e julgamos a realidade.
E N D
As Ideologias Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 03/2012
Objetivos Conceituar Ideologia e relaciona-la com Cultura.
A Ideologia • A ideologia é um processo cultural pelo qual observamos, compreendemos e julgamos a realidade. • Ideologia é uma “lente” pela qual vemos o mundo. Assim, a ideologia é um conjunto de normas e valores que aceitamos e utilizamos para escolher, valorizar e defender pontos de vista sobre a realidade.
Ideologia para Augusto Comte • Ideologia para Comte é um conjunto de idéias a respeito de uma realidade ou de um época. Assim cada povo tem uma ideologia de acordo com que vive, onde habita e seu grau de desenvolvimento tecnológico.
A Ideologia para Durkheim • Para Durkheim a ideologia é vista como pré-conceito, pré-julgamento, idéias subjetivas. É o contrário de ciência. Durkheim sustenta uma ideia negativa do conceito de ideologia.
A Ideologia para Karl Marx. • Para Marx a ideologia é uma forma de engodo da realidade. É apresentada como uma verdade, mas representa uma forma de dominação de um grupo da sociedade sobre os demais. • Marx vê a ideologia não como uma coisa falsa e sim como algo real e objetivo. No entanto, inverso em seus valores. Exemplo: “o trabalho produz a riqueza”. No entanto no capitalismo quem mais trabalha (a classe operária) são os mais pobres.
Ideologia para Karl Mannheim • Para Mannheim, as ideologias são formas de agir e pensar conservadoras, pois tendem a manter e perpetuar as instituições. Ao contrário das ideologias há as “utopias”, que são idéias e concepções de transformação da sociedade. • Enquanto as ideologias são “reacionárias”, as “utopias” são revolucionárias.
Ideologia para Antônio Gramsci • Gramsci, como Marx, acreditava que a ideologia existe para facilitar o domínio de classe dentro do capitalismo. • No entanto, ele estava mais preocupado com a disseminação da ideologia e sua manutenção através dos “intelectuais orgânicos” – e com o combate a ideologia – “a luta ideológica”.
Aparelhos Ideológicos do Estado • “Aparelho ideológico”foi uma nomenclatura criada por Louis Althusser para designar as instituições que induzem nos indivíduos uma formação ideologica. • Temos, entre elas, a escola, a igreja, redes de televisao, organizações culturais e esportivas, Forças Armadas, entre outras. • Segundo Althusser, os “aparelhos ideológicos” sustentam ideologicamente o sistema capitalista.
Violência Simbólica segundo Pierre Bourdieu • Embora não tratando especificamente sobre ideologia, Bourdieu introduziu um conceito importante neste estudo que foi a “violência simbólica”. • Violência Simbólica é a imposição de valores e ideias tidas como “naturais”, principalmente nos processos educativos, familiares, escolares ou pela própria mídia. • A valorização da cultura acadêmica sobre a cultura popular é um exemplo de “violência simbólica”.
Theodor Adorno e a Indústria Cultural • Adorno afirma que a difusão da ideologia se dá também pela indústria cultural. A moda, a música, o automobilismo, os esportes são objetos de exploração comercial e, com isto, alvo da disseminação ideológica. • Como exemplo da ideia de Adorno são as propagandas de cerveja que difundem a ideia do brasileiro que gosta de praia, futebol, mulher e, é claro, cerveja.
Os quadri-nhos do “Quino” mostram de maneira humorada a difusão ideológica.
Por ser uma representação de mundo, a ideologia e a política andam juntas. Na maior parte dos casos as ideologia servem para justificar a existência de partidos politicos que não tem nada de ideológicos e sim de atitudes oportunistas. Várias agremiações partidárias possuem nomes que têm um significado ideológico mas que a prática é completamente contraria. Os discursos ideológicos tem, em geral, o papel de convencer o público de propostas que poucas vezes serão cumpridas. A ideologia e a Política
O conjunto de ideias defendidos por um partido pode ser chamado de “ideologia política”. Neste caso não se aplica os conceitos de ideologia gomo “engodo” ou “deformação da realidade”. • A nomeclatura clássica de partidos ideológicos é dividida em esquerda (revolucionários) e Direita (Reacionários). • Esta nomeclatura não se aplica muito bem nos dias atuais.
Partidos de Esquerda - partidos comunistas, socialistas, anarquistas, trabalhistas, revolucionários entre outros. Estes partidos se identificam com a ideologia operária (de critica ao sistema capitalista e em defesa das classes mais pobres) • Partidos de Centro – partidos sociais-democratas, democratas-cristão, etc. Estes partidos adotam um programa liberal (capitalista) mas admitem reformas de cunho socialista. • Partidos de Direita – Republicanos, Liberais, Conservadores, Nacionalistas, são os nomes mais comuns. Adotam um programa em defesa do liberalismo ou do neo-liberalismo.Em geral, também são fervorosos defensores da democracia
Símbolo tradicional de Partidos Comunistas (esquerda) Tio Sam. Figura folclórica da “hegemonia” norte-americana e do capitalismo no Ocidente (direita)
Novos espectros políticos surgiram, de difícil classificação, a exemplo dos partidos verdes dos partidos fundamentalistas em países árabes, grupos terroristas, facções criminosas e narcotraficantes. • Nestes casos, a classificação tradicional não é suficiente.
O Fundamentalismo Islâmico é uma das importantes correntes políticas-ideológicas da atualidade.
Textos e fotos: www.wikipedia.com.br Material de uso gratuito. Acesse essa aula pelo sigaweb/CMBH ou peça pelo e-mail edmundoleo@ig.com.br
Objetivos a. Conceituar processos culturais. b. Exemplificar diferentes processos culturais. c. Conceituar Ideologia e Cultura. d. Analisar o universo da Internet. e. Analisar a inclusão digital.
Processos Culturais • Processos culturais são atividades e atitudes produzidas por um grupo social que envolvam a transmissao de informacoes, tradicoes e costumes.A midia, o ensino escolar,atividade missionaria, uma apresentação de Rock são processos culturais. • Os processos culturais podem ser de grande duração ou de curta duração. O colonialismo português no Brasil, por exemplo, produziu uma aculturação dos índios em um “processo” que durou séculos. • Um impacto de uma turnê de uma banda musical produz, algumas vezes, um impacto nos gostos, nas idéias, no modo de agir e penar de um grupo (Beatles pode ser um exemplo).
1) a aculturação 2) a socialização 3) a educação 4) a assimilação 5) o conflito 6) a competição Tipos de Processo Culturais
Objetivos a. Conceituar processos culturais. b. Exemplificar diferentes processos culturais. c. Conceituar Ideologia e Cultura. d. Analisar o universo da Internet. e. Analisar a inclusão digital.