1 / 10

D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa ?

D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa ?. Impactos do declínio da fecundidade.

avi
Download Presentation

D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa ?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?

  2. Impactos do declínio da fecundidade O índice sintético de fecundidade passou de 3,2 em 1950 para 1,36 em 2011, abaixo do limite mínimo de 2,1 filhos por mulher. Portugal não consegue renovar as gerações, o que constitui uma situação problemática para o País. Na população absoluta e na estrutura da população No ano de 2060, a população absoluta estimada é de 10 364,2 milhares de indivíduos. A população residente em Portugal poderá continuar a aumentar até 2034, atingindo 10 898,7 milhares de indivíduos, ano a partir do qual os efetivos populacionais diminuirão. Entre 2011 e 2060, a proporção de jovens diminuirá (de 15,2 % para 11,9 %), bem como a percentagem da população em idade ativa (de 66,8 % para 55,7 %). Estrutura etária em Portugal em 2011 e projeção para 2060.

  3. Impactos do declínio da fecundidade No contexto europeu O decréscimo da fecundidade é um problema que afeta todos os países da União Europeia. Portugal, Hungria e Letónia registam o índice sintético de fecundidade mais baixo do espaço comunitário. Nenhum país da União Europeia assegura a renovação de gerações. Índice sintético de fecundidade nos países da União Europeia, em 2009.

  4. O envelhecimento da população Projeções para 2060 • A população terá cerca de 3350 milhares de idosos, 32,3 % da população absoluta. • Residirão em Portugal 271 idosos por cada 100 jovens. • Os efetivos com 80 e mais anos de idade poderão atingir valores próximos de 15 %, pelo aumento da esperança média de vida. • A ocorrência de saldos migratórios positivos não será suficiente para contrariar o envelhecimento demográfico.

  5. Consequências do envelhecimento da população

  6. Nível educacional no contexto europeu A escolarização dos Portugueses situa-se em níveis inferiores aos da média da União Europeia. Em Portugal, apenas 35 % da população entre os 25 e os 64 anos terminou o ensino secundário, o que coloca o País entre os que registam as mais baixas taxas de escolarização. População entre os 25 e os 64 anos que completou pelo menos o ensino secundário, na União Europeia, em 2011.

  7. Nível educacional por regiões A maioria da população com ensino secundário completo reside nas regiões de Lisboa, Norte e Centro. Distribuição da população com ensino secundário e com ensino superior completos, por NUT II, em 2011. Uma distribuição semelhante ocorre com a população que completou o ensino superior. População com ensino secundário e com ensino superior completos, por NUT II, em 2011.

  8. Nível educacional por regiões O reduzido nível educacional resultante das baixas taxas de escolarização tem como consequência:

  9. Características do emprego em Portugal A taxa de emprego tem vindo a diminuir desde o início do século, especialmente desde 2008, em resultado das dificuldades que afetam a economia. A maioria da população trabalha por conta de outrem, facto que se tem acentuado nos últimos anos, ao invés dos trabalhadores por conta própria que têm vindo a diminuir. A tendência é para a alteração do tipo de trabalho e das condições em que é realizado. Nos últimos dez anos, aumentou o nível de escolaridade da população empregada. Trabalhadores por situação na profissão principal e por nível de escolaridade completo.

  10. Características do emprego em Portugal A taxa de desemprego tem aumentado nos últimos anos, com as seguintes características: • Desemprego mais elevado nas mulheres do que nos homens; • Atinge todos os estratos etários, sendo os mais jovens os que mais sentem o problema; • População com menos escolaridade é aquela onde se regista maior número de desempregados; • Agravamento na situação dos desempregados de longa duração e dos que procuram novo emprego;

More Related